Como utilizar IA para melhorar as estratégias de SEO?

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O assunto do momento sem dúvida é o papel da IA (Inteligência Artificial) no dia a dia das pessoas. No universo do marketing digital, esse recurso não é novo, mas tem ganhado projeções cada vez maiores, principalmente depois da chegada do ChatGPT e do Bard.

Aliado importante de quem vive o dia a dia das agências de marketing, essa ferramenta criada pelo buscador Bing tem agilizado o trabalho dos profissionais em diferentes tarefas. O ChatGPT e o Bard estão longe de fazer tudo sozinho, mas reforçam o quão importante é o papel da tecnologia nos processos e no embasamento para a tomada de decisões.

Neste artigo, vamos falar especificamente como o SEO (Search Engine Optimization), essa estratégia focada na performance do tráfego orgânico, pode também se beneficiar da IA em várias etapas.

 

Antes de prosseguirmos, o que é Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial é um campo da Ciência da Computação que desenvolve e estuda com afinco o uso de máquinas capazes de pensar como seres humanos, realizando tarefas de diferentes níveis de complexidade. Esses equipamentos usam dados já existentes no sistema para trabalhar e tomar decisões.

Outras áreas de estudo são agregadas para tornar esse recurso cada vez mais eficiente e cada vez mais inovadora, como a Neurociência e a Engenharia de Software.

Anos atrás, quando se falava em IA se pensava apenas na automação de tarefas e processos. No marketing, por exemplo, o uso de ferramentas inteligentes era para somente compilar dados para basear a tomada de decisões, dar mais fluidez e agilidade nos envio de e-mail marketing, entre outras tarefas. Hoje a tecnologia ganhou novos ares no dia a dia dos profissionais de marketing e ainda há muito a ser explorado.

No SEO, o uso da inteligência artificial não é percebido apenas dentro das agências, mas na forma como os buscadores trabalham. Esse cenário em plena evolução vem exigindo que os profissionais explorem soluções cada vez mais originais e disruptivas para destacar as páginas de seus clientes em plataformas como Google, Yahoo e Bing.

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Como unir SEO e IA de maneira estratégica?

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Sabendo que os buscadores vêm mergulhando fundo nas inovações de IA para melhorar a experiência do usuário, quem trabalha com SEO precisa entender como fazer as tarefas do lado de cá do processo para que os indicadores de tráfego orgânico se tornem mais efetivos.

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Então, vamos apresentar aqui algumas estratégias que podem se beneficiar e muito com os recursos de AI dos buscadores. Veja:

SEO local

A inteligência artificial permite que os resultados de busca atendam de maneira mais assertiva as necessidades do usuário. Um exemplo disso é digitar no campo de busca do Google o termo “salão de beleza”. Usando recursos de geolocalização, o buscador entende rapidamente a intenção e apresenta apenas os estabelecimentos que estão próximos de onde o usuário está.

Este é um dos motivos pelos quais o preenchimento do Google Meu Negócio faz toda a diferença para as empresas. Esse espaço reúne as principais informações que o usuário precisa, como fotos, mapa de localização, informações de contato e opiniões de quem já usou o produto ou serviço. É um recurso importante para as marcas que sabem o poder do SEO local e querem aparecer nos resultados deste modelo de busca.

 

Busca de palavra-chave
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Fazer uso de ferramentas especializadas para identificar palavras-chave estratégicas e volumes de busca é essencial para quem trabalha com estratégias de SEO e almeja disputar boas posições nos resultados dos buscadores. Usar os próprios recursos das plataformas pode ajudar na criação de uma lista de termos amplos, de cauda longa e de intenção do usuário, facilitando na hora de definir o que e como escrever.

O Google, por exemplo, possui o Google Complete (ou Google Suggest), Outras perguntas e Perguntas relacionadas. Esses três campos mostram como os usuários se comportam na hora de fazer buscas e geram insighs para conteúdos assertivos.

As ferramentas mais atuais, como o próprio ChatGPT e outras inspiradas nela podem agilizar esse processo de definição de palavras-chave, clareando as ideias para um planejamento estratégico de conteúdo em diferentes etapas do funil de vendas.

 

Relacionamento com cliente por meio de chatbot

Essa relação entre SEO e chatbot pode parecer questionável, mas a verdade é que o marketing conversacional pode ajudar de maneiras interessantes.

Uma delas é em relação aos indicadores. Ao disponibilizar um canal de comunicação com o usuário, o tempo de permanência – uma grande preocupação de quem trabalha com SEO – tende a ser maior. A outra vantagem tem relação com o entendimento das dores do público. Por meio do chatbot o usuário expõe suas dúvidas e dores, o que pode gerar insights para conteúdos mais ricos e alinhados com os níveis de consciência do usuário.

CONTINUE LENDO: 3 boas práticas de SEO para o seu negócio 

A todo momento são desenvolvidas ferramentas de IA para auxiliar nas tarefas de SEO e outras que envolvem o mundo do marketing. Vale a pena conhecê-las, pois essa tecnologia é um caminho sem volta!

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