Para seu site chegar aos primeiros resultados de pesquisa do Google são necessárias várias ações, sendo uma delas a aplicação das técnicas de SEO.
Com alguns ajustes importantes nos textos e nas páginas do site, é possível chamar a atenção dos robôs do maior buscador do mundo e aumentar as chances de chegar à primeira página de forma orgânica, ou seja, sem anúncios.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português podemos traduzir como Sistema de Otimização de Buscas. Trocando em miúdos, o SEO corresponde a uma série de recursos que são utilizados nas páginas do seu site para que o Google comece a enxergar seu conteúdo como relevante e, assim, passe a exibir o seu site nas buscas dos usuários.
Quando você digita algo no campo de busca do Google aparece uma série de resultados, certo? As técnicas de SEO servem justamente para que sua página dispute espaço com outras que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus.
Quanto mais bem posicionada a sua página estiver nos resultados que o Google apresentar, mais chances você terá de receber visitas e, consequentemente, conversões.
SEO traz resultados rápidos?
Olha, melhorar o posicionamento da sua empresa no Google de maneira orgânica não é um processo que se faz da noite para o dia.
Antes de sair por aí aplicando as técnicas de SEO é preciso estudar o cenário e a concorrência, de forma que as ações para potencializar o ranqueamento no Google atendam prontamente ao escopo da estratégia.
O problema é que muitas empresas ou não sabem muito bem como funciona o Google ou não fazem o planejamento antes de iniciar as ações de marketing digital. Com isso, as técnicas de SEO não trazem o resultado esperado e todo o esforço é perdido.
Por isso, neste artigo vou reunir alguns erros que as empresas cometem na hora de investir em SEO e explicar por que eles podem prejudicar o desempenho da sua estratégia digital.
LEIA MAIS: A busca orgânica do Google pode fazer seu negócio decolar!
Não cometa esses sete erros de SEO!
Se você deseja disputar uma vaga nas primeiras posições dos resultados do Google, aplique as técnicas de SEO direitinho e fuja agora desses erros:
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Utilizar palavras-chave erradas
Lembra quando eu falei sobre o planejamento que antecede a aplicação das técnicas de SEO? É nesta fase que são definidas as melhores palavras-chave para nortear seu planejamento de marketing digital, o que inclui textos de blog, conteúdo do site, nomeação de imagens, entre outras ações. Se você usar as palavras-chave erradas, vai atrair o público errado para o seu site.
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Copiar conteúdo
Além de ser uma atitude eticamente reprovada, copiar conteúdo pode levar sua empresa a um processo de plágio e ainda ser punida pelo Google. Se você se comprometeu a criar um site e um blog, planeje as ações, desenvolva um conteúdo exclusivo e seja criativo para se diferenciar da concorrência.
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Não otimizar as URLs
Sabe aquele monte de números e caracteres especiais que costumam aparecer na URL do seu site? Livre-se deles agora mesmo e troque tudo por palavras-chave relacionadas ao conteúdo. Uma URL otimizada facilita o trabalho de busca dos robôs do Google e, consequentemente, o desempenho da página.
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Não pensar estrategicamente nos títulos dos textos
Um texto sem palavras-chave e mal escrito não chama a atenção do usuário e muito menos do Google. Por isso você deve investir em um título otimizado e chamativo e dar o peso certo para cada parte do texto. O título principal é chamado de H1, seguido por subtítulos, chamados de H2, H3 e assim por diante. Esta hierarquização é bem vista pelo Google que vai levar em consideração a sua preocupação de enriquecer e organizar adequadamente o conteúdo.
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Esquecer de incluir links
Incluir links para outros sites relacionados e para conteúdos dentro do seu próprio site mostra ao Google a sua preocupação em manter o visitante navegando pela internet e em oferecer mais informações para aumentar o conhecimento do assunto tratado. Sem linkagem seu texto perde autoridade!
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Não se importar com a metadescrição
Sabe aquele pequeno texto que aparece logo abaixo do título da página na lista de resultados do Google? É a metadescrição. Ela faz um resumo do conteúdo que o usuário vai encontrar se clicar naquele link. Esquecer de preencher este campo pode empobrecer seu conteúdo. Não deixe a metadescrição vazia.
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Não criar uma versão responsiva
Com tantos usuários acessando a internet pelo smartphone, não ter uma página otimizada para mobile é um pecado mortal! Design responsivo também é uma técnica de SEO e sem ela você corre o risco de perder clientes e vendas!
A lista de possíveis erros é bem grande, mas esses que eu citei são os mais comuns. Se você se atentar a eles, certamente conseguirá desenvolver uma estratégia de marketing digital mais assertiva para chamar a atenção do Google e alavancar suas vendas.
Se precisar de ajuda para definir as melhores técnicas de SEO que podem melhorar o posicionamento da sua página e a atração de novos clientes, nós, da Leelah, podemos ajudar você. Venha fazer uma consultoria com a gente!
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Até o próximo artigo!