Canibalização de palavra-chave: o que é e como evitar?

já ouviu falar em canibalização de palavra-chave? O termo, que não é necessariamente novo, é bastante utilizado no universo do marketing digital, especialmente quando falamos em estratégia de conteúdo. Mas, nem todo mundo está familiarizado com ele – o que faz com que seja subestimado.

A canibalização de palavra-chave acontece quando as páginas de um mesmo site são otimizadas para o mesmo propósito, gerando confusão nos algoritmos de busca.

Imagine que você tem um site com duas páginas diferentes, mas ambas utilizam a mesma palavra-chave. Quando um usuário pesquisa essa palavra, os buscadores precisam decidir qual página é mais relevante para aquela pesquisa específica. Isso faz com que elas briguem entre si por atenção, o que pode diminuir a autoridade.

O resultado, como você pode imaginar, é um só: o site perde força e visitantes!

Entenda os efeitos negativos da canibalização de palavra-chave

O SEO é uma das principais estratégias quando o assunto é marketing digital. Essencial para aumentar a visibilidade online e atrair tráfego orgânico qualificado para um site, quando bem-executado, ele não só melhora o posicionamento nas páginas de pesquisa, como também contribui para a construção de autoridade e credibilidade da marca.

Mas o contrário também é verdadeiro. A canibalização de palavra-chave tem um efeito negativo sobre o site e sobre o posicionamento nos buscadores. Isso porque, quando você otimiza a mesma keyword em diferentes páginas, divide a atenção e, consequentemente, as conversões, cliques e outros elementos.

Para além das consequências práticas, como perda de credibilidade, queda no tráfego do site, desvalorização da marca e outras, a utilização de termos iguais em um mesmo blog pode causar problemas menos palpáveis.

É comum, por exemplo, que os motores de busca interpretem as páginas como plágio, o que pode resultar em perda de posições na SERP – página em que os resultados da pesquisa são apresentados. Da mesma forma, a experiência do usuário tende a ser impactada, afinal, ninguém gosta de acompanhar um blog repetitivo ou finalizar uma compra em uma página que não está bem ranqueada.

LEIA MAIS: 5 passos para fazer análise de palavra-chave

 

Como evitar a canibalização de palavra-chave?

A canibalização de palavra-chave acontece quando um mesmo termo é utilizado para o mesmo fim, a partir de várias URLs diferentes. Mas, é possível evitá-la. Veja as dicas:

  • Crie uma estratégia clara de palavras-chave: considere que cada página deve ter uma palavra-chave principal e palavras-chave secundárias, evitando a competição interna.
  • Consolide conteúdos semelhantes: ao identificar dois conteúdos muito semelhantes, considere combiná-los para criar um único artigo com qualidade superior.
  • Use redirecionamentos 301: redirecione páginas menos relevantes, concentrando o tráfego e a autoridade em um único lugar.
  • Aplique tags canônicas: é natural que, vez ou outra, os termos sejam similares; neste caso, use tags canônicas para indicar ao Google qual página é a principal.
  • Faça auditorias regulares de SEO: monitore suas páginas para identificar e corrigir gaps antes que impactem seus resultados.

No fim do dia, tudo se resume a estratégia: gerar conteúdo de qualidade, que realmente agregue valor ao usuário e seja relevante para os motores de busca. Mas, para isso, é essencial planejar cuidadosamente cada etapa e palavra-chave também.

Daí a importância de contar com o apoio técnico de uma equipe especializada em SEO. Isso garante que todas as páginas sejam otimizadas corretamente, evitando problemas como a canibalização de palavras-chave e maximizando os resultados de busca ao longo do tempo.

LEIA TAMBÉM: O que um especialista em SEO pode fazer pela sua empresa?

Por isso, se você precisa de ajuda para trabalhar melhor sua estratégia de tráfego orgânico, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Leia Também

Não fique para trás, mantenha-se atualizado sobre o universo digital

Agende uma reunião e conte seus objetivos

Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.