5 aplicações da inteligência artificial no marketing digital

Novas tecnologias são sempre bem-vindas e o uso da inteligência artificial no marketing digital é a prova viva disso. A capacidade de analisar um grande volume de dados em segundos tem tornado os processos mais dinâmicos e impulsionado as estratégias e mensurações, oferecendo insights valiosos em praticamente todos os níveis.

Esse recurso também tem se tornado um parceiro importante para quem precisa desenvolver grandes volumes de conteúdos e para quem precisa de um auxílio para melhorar a performance das campanhas.

Mas, apesar disso, existe ainda hoje um medo real de que a dependência excessiva dessa tecnologia leve à descaracterização dos processos e desumanização das interações – além, obviamente, do impacto ético e legal.

Embora isso possa, de fato, acontecer, a IA traz muitos benefícios que podem e devem ser explorados e bem aproveitados. E é justamente sobre isso que falaremos hoje. Neste artigo, exploraremos cinco aplicações da IA no marketing digital, destacando benefícios e desafios.

 

Papel da inteligência artificial no marketing digital

Uma pesquisa recente da Data-Makers revelou que 83% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que já utilizam ferramentas de IA no dia a dia. Deste total, 48% confirmaram que a implementação dessa tecnologia é uma prioridade em suas áreas de atuação.

Os números não surpreendem, mas reforçam que a IA deixou de ser apenas uma tendência para se tornar um elemento-chave na estratégia das empresas. Um avanço necessário e importante para quem deseja se destacar da concorrência.

Quando falamos em marketing digital, especificamente, os ganhos são muitos. A tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para elevar a qualidade do conteúdo; para segmentar clientes e público-alvo, apoiando a criação de campanhas mais precisas e personalizadas; ou, ainda, para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões de consumo e tendências.

 

Como adotar a inteligência artificial no Marketing Digital?

A inteligência artificial no marketing digital combina o melhor dos mundos, ampliando a capacidade de entrega por meio de soluções de automação, análise de dados e personalização.

Confira cinco aplicações – e o porquê você deve investir nessa tecnologia.

Análise de dados

É impossível falar em IA sem mencionar sua capacidade de analisar grandes volumes de dados – com agilidade, é claro. As informações coletadas pelos softwares ou sistemas ajudam a identificar padrões e tendências, que podem orientar estratégias e campanhas.

Essa análise permite, por exemplo, segmentar o público-alvo e personalizar o atendimento, melhorando a experiência do cliente; da mesma forma, os dados podem fornecer palavras-chave para otimizar sites e melhorar o posicionamento nos motores de busca.

Atendimento automatizado com chatbots

Para quem lida com o público, apostar em chatbots alimentados por IA, por exemplo, é uma grande sacada. Além de oferecer suporte 24/7, quando bem treinados, eles são capazes de responder dúvidas comuns, liberando as equipes para questões mais complexas.

É possível também utilizar a inteligência artificial para automatizar o disparo de e-mail marketing personalizado e a elaboração de relatórios, tarefas antes manuais.

LEIA MAIS: Crie um fluxo de automação correto e venda mais!

 

Automação de campanhas

Plataformas como Google Ads e Facebook Ads utilizam IA para otimizar campanhas em tempo real. Isso significa que a inteligência artificial no marketing digital pode ser aliada na gestão do tráfego pago para ajustar o público e mensagens com palavras-chave que sejam relevantes e persuasivas para sua audiência, naquele momento.

Criação e otimização de conteúdo

Ferramentas como ChatGPT, Gemini ou outros, ajudam na criação de textos para blogs e legendas para mídias sociais. É possível, ainda, otimizar conteúdo para SEO ou gerar imagens de qualidade.

Mas isso não significa que o redator é substituível. A criatividade humana ainda é necessária, especialmente para gerar conexão emocional com o público. O segredo está no equilíbrio entre eficiência e autenticidade.

Por isso, se você precisa de ajuda para entender como a inteligência artificial pode impulsionar as ações de marketing digital da sua empresa, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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