2022 está indo. O que esperar de 2023 no mundo digital?

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Começamos 2022 pensando em Copa do Mundo, eleições… A primeira parte do ano foi dedicada a superar as dificuldades de 2021, já nos preparando para a retomada da economia até que chegassem os grandes eventos do segundo semestre.

Indicadores mostravam que os negócios no digital estavam crescendo, com novas empresas surgindo ou em evolução, haja vista que o consumidor brasileiro entendeu que comprar online não era um bicho de sete cabeças. E que, após algumas pesquisas prévias, era possível, sim, acreditar que a internet era segura, cômoda e, até mesmo, mais barata.

Não é tão fácil prever o que será 2023, mas uma coisa é certa: com mais empresas e produtos no mundo digital disputando atenção do público, novas regras de proteção de dados e as redes sociais sendo cada vez mais politizadas, podemos esperar um ano bastante competitivo.

 

Existe espaço para todos, mas…

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Entender o que o público procura, onde ele está mais ativo e como chamar a atenção dele por meio de anúncios, imagens e conteúdos é uma missão que demanda muito estudo, testes e atenção dos gestores de marketing.

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Atenção com os hábitos de consumo, respostas rápidas e personalizadas, além da diferenciação em produtos, serviços e atendimento têm se mostrado a melhor estratégia além dos anúncios. Por isso, atenção às respostas no Whatsapp, empresário(a)!

Digo isso, porque existe uma máxima do marketing que diz: “é mais barato vender para um cliente antigo do que conquistar um cliente novo”. E isso é muito verdade, pois, em alguns projetos que temos aqui na Leelah, percebemos que trabalhar os “clientes de recompra” tem trazido bons resultados. 

Foi essa estratégia que nos proporcionou vencer novamente o Prêmio ABC da Comunicação 2022, com o Lobo de Prata, como um dos melhores projetos de performance em vendas desenvolvido com nosso cliente de e-commerce, a Nutriport.

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Posso garantir que investir no marketing na internet segue sendo o melhor caminho para um negócio já em operação ou que está começando, já que cada vez mais o brasileiro está usando a internet de forma mais ampla.

Isso se confirma após divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que mostrou que, em 2021, aproximadamente 90% dos domicílios brasileiros tiveram acesso à internet. Claro que em 2022 esse número se manteve ou cresceu. E vale lembrar que somos um país com mais de 215 milhões de pessoas. Logo, temos um mercado enorme para as vendas online.

 

A melhor ação para 2023 é começar

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Se você está lendo este artigo e ainda não criou coragem para dar os primeiros passos no mundo digital, a melhor dica que posso dar a você é: comece!

Faça primeiro o básico, criando um perfil de rede social – sugiro o Instagram –, estabeleça uma rotina de publicação diária nos stories, não mais do que três ou quatro vídeos curtos de 15 segundos ou um vídeo de até um minuto falando sobre algum produto ou serviço de forma simplificada. Entregue apenas a informação mais relevante sobre o serviço ou produto que você vende. Nada mais do que isso para manter o perfil ativo e alcançando pessoas. 

Sabe aquele botão azul que fica abaixo das publicações no Instagram? Se você não entende de tráfego pago, comece a usá-lo. Restrinja o raio de exibição para até um ou dois quilômetros de onde você está, se já sabe qual o tipo de público que você mais atende, deixe a ferramenta de anúncios saber dessas características e só vai. Comece investindo valores pequenos e fique atento(a) ao que acontece. É sério, você vai se surpreender!

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Mas, caso você já esteja investindo no mundo digital e ainda não tenha alcançado os resultados esperados, deixo aqui o meu convite para você visitar navegar um pouco mais em nosso site e conhecer os cases de sucesso que estamos colocando para que conheça e, quem sabe assim, tome coragem e cresça ainda mais em 2023 com a nossa ajuda. 

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Boas Festas e um excelente 2023 para você, sua família e empresa.

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