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Tráfego pago e tráfego orgânico: como eles podem trabalhar em parceria?

por | 5 ago, 2021 | Dicas de Marketing Digital

Em vez de escolher entre tráfego pego e tráfego orgânico, por que não trabalhar os dois de forma conjunta?

O marketing digital possui uma série de ferramentas e você pode combiná-las de diferentes maneiras para aumentar a visibilidade da sua empresa e as vendas dos seus produtos e/ou serviços.

Duas peças que se encaixam muito bem e oferecem bons retornos são o tráfego pago e o tráfego orgânico. Um depende de investimento. O outro do uso correto de técnicas de SEO.

 

O que é tráfego pago?

Trafego Pago

Os links patrocinados, aqueles primeiros resultados que aparecem na lista do Google, antes dos demais resultados gratuitos, são exemplos de tráfego pago.

Para fazer sua empresa aparecer naquele espaço e se destacar dos demais resultados, é necessário criar um anúncio por meio da plataforma de Google Ads e investir uma verba. O valor vai depender da estratégia da campanha, do público que você quer atingir e do valor da palavra-chave.

O tráfego pago não depende apenas de verba. A formatação da campanha vai dizer muto sobre os resultados alcançados. É importante fazer a segmentação de público correta e negativar palavras que possam fazer o seu anúncio aparecer para pessoas que não querem ou não estão no momento exato de compra.

Os posts de redes sociais também são exemplos muito bons de tráfego pago. Em vez de simplesmente publicar a informação na timeline, você impulsiona, ou seja, seleciona o público e investe uma verba para que o post apareça apenas para as pessoas certas, com maior potencial de compra.

 

O que é tráfego orgânico?

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são o fio condutor dos conteúdos orgânicos e só aparecem nos resultados do Google com base na relevância.

Portanto, assim como o tráfego pago, exige muito planejamento, porque envolve a definição de palavras-chave e a construção de um conteúdo rico, que passe no crivo dos robôs do Google e chegue até o usuário pela lista de resultados de busca.

Os conteúdos ricos podem ser desenvolvidos em formato de post de blog, conteúdo do site, ebook, infográfico, vídeo, infoprodutos, entre outros.

O SEO não é apenas o que está aparente, como títulos, subtítulos, textos e URL com palavras-chave. Ele também possui estratégias de programação, como o nome das imagens que são inseridas pelo publicador, o sitemap, entre outros detalhes que só os robôs do Google avaliam.

LEIA MAIS: A busca orgânica do Google pode fazer seu negócio decolar 

 

E como juntar tráfego pago e tráfego orgânico para vender mais?

Gráfico de tráfego Pago e Tráfego Orgânico

As campanhas de tráfego pago seguem algumas regras, principalmente em quantidade de texto. Por ser um anúncio, precisa trazer mensagens curtas e diretas. Bem diferente de um post de blog, que possui espaço suficiente para esmiuçar o assunto que foi tema da campanha.

E é aí que as duas estratégias se completam. O tráfego pago serve de isca para o consumidor e o tráfego orgânico se encarrega de ampliar o conhecimento a respeito do tema e preparar melhor o usuário para a compra.

Quer alguns exemplos? Vamos lá:

  • O post patrocinado nas redes sociais pode levar o usuário para uma landing page para baixar um ebook.
  • Um anúncio pode levar o usuário para o site da empresa, com o objetivo de conhecer melhor as soluções oferecidas.
  • O vídeo impulsionado no Instagram pode levar o visitante para um texto de blog com mais informações e imagens do produto.

A parceria entre tráfego pago e tráfego orgânico deixa o usuário mais preparado para tomar a decisão de compra, porque foi impactado por um anúncio e, na sequência, recebeu todas as informações necessárias para esclarecer suas dúvidas e fechar negócio.

Viu como o marketing digital oferece inúmeras possibilidades para sua empresa vender mais?

Se você precisa de ajuda para montar uma campanha de sucesso que envolva tráfego pago e tráfego orgânico, venha fazer uma consultoria com a gente! Faremos uma consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre algumas como unir estratégias de tráfego pago e tráfego orgânico. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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