(11) 4116-2260 [email protected]

Por que sua empresa deve investir em infoprodutos?

por | 19 nov, 2020 | Dicas de Marketing Digital

Os avanços constantes da tecnologia e a maior facilidade de acesso à internet têm favorecido o mercado de infoprodutos. Sua empresa sabe como aproveitar esta oportunidade?

Com tantas pessoas produzindo e consumindo conteúdo online 24 horas por dia, sete dias por semana, transformar a internet em uma promissora plataforma de troca de conhecimento era apenas uma questão de tempo.

 

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são materiais digitais oferecidos de forma gratuita ou paga, com o objetivo de atender às mais diferentes necessidades dos consumidores.

De maneira rápida e simples, o usuário pode dar um play em uma série de vídeos, ouvir um podcast enquanto dirige ou baixar um ebook para solucionar um determinado problema e/ou ampliar seus conhecimentos.

A grande vantagem do infoproduto é que ele não é muto complexo de ser desenvolvido, pois não demanda fabricação de objetos físicos ou de processos industriais para sair do papel. Porém, exige muito planejamento e domínio profundo do público a ser atingido, das suas dores e do propósito do infoproduto.

 

Por que investir em infoprodutos?

Investir em Info produtos

Seja por meio de dispositivos móveis, seja por meio de desktops, percebemos que as pessoas passam muitas horas do dia conectadas em busca de bons conteúdos. Para sermos mais exatos, nove horas e 21 minutos, de acordo com o estudo We Are Social 2020.

Isso quer dizer que a internet se consolida cada dia mais como um essencial canal para fins de diversão, estudos e busca por produtos e serviços. Logo, o seu negócio precisa estar presente na internet para se relacionar com o consumidor e gerar vendas.

Neste processo, os infoprodutos podem ser uma estratégia bem interessante para que você atraia os clientes certos, ganhe visibilidade e melhore o faturamento.

Listamos aqui cinco motivos pelos quais você deve apostar nos infoprodutos:

1 – Baixo investimento: não é necessário processos industriais para tirar a ideia do papel.

2 – Rendimento constante: os lucros tendem a ser maiores, devido à facilidade de acesso.

3 – Escalável: os infoprodutos geralmente ficam à disposição do público 24 por dia, sete dia por semana. Diferente de produtos físicos, que podem acabar ou sair de linha.

4 – Fácil negociação: a compra e a aquisição do infoproduto é toda realizada pela internet.

5 – Capacidade de reinvenção: o mesmo infoproduto pode ser adaptado para diferentes formatos.

 

Tipos de infoprodutos

Tipos de Infoprodutos

Os conteúdos dos infoprodutos podem ser desenvolvidos em diferentes formatos. Vamos apresentar os cinco mais oferecidos no mercado:

Curso online
Este é um dos infoprodutos mais procurados. Em formato de videoaulas, o preço deste produto online é menor do que os formatos presenciais, pode ser assistido conforme a disponibilidade do cliente e, na maioria das vezes, oferece um certificado de conclusão.

Para atrair o público é importante prezar pela qualidade tanto do conteúdo quando da imagem e do som. Quanto maior o cuidado nesses aspectos, maiores serão as chances de a sua empresa ganhar clientes fiéis.

Webinar
Diferente das videoaulas, os webinars geralmente são ao vivo. Em forma de palestra ou workshop, são de curta duração e permitem interação com os participantes, que podem fazer comentários e enviar perguntas.

O webinar se tornou um infoproduto bastante requisitado nos últimos anos pela facilidade de realização. Ele costuma ser uma boa estratégia para apresentar produtos e serviços, discutir temáticos de forma aprofundada e atrativa.

Ebook
Este formato de infoproduto é sinônimo de conteúdo relevante e educativo. Neste caso, a pessoa interessada baixa o arquivo e pode fazer a leitura com calma, conforme sua disponibilidade de tempo.

Um ebook pode exercer diferentes funções, tudo depende do nicho e do público a ser abordado. Em estratégias de inbound marketing, por exemplo, serve para educar o lead e prepará-lo para o consumo de determinado produto ou serviço.

Podcast
Esta ferramenta de comunicação fez grande sucesso anos atrás e agora voltou com tudo. Os podcasts são gravações em áudio que oferecem ao usuário entrevistas ou discussões a respeito de diversos assuntos.

Os podcasts podem ser ouvidos tanto no desktop quanto em dispositivos móveis e permitem que a pessoa acompanhe as informações enquanto trabalha, dirige ou realiza outras atividades.

Conteúdo para membros
Este tipo de infoproduto oferece materiais exclusivos e diferenciados para um grupo seleto de pessoas, que pagam um determinado valor para acessar.

A vantagem desse tipo de grupo é que o conteúdo recebido pode ser variado, indo do texto ao podcast. Essa estratégia pode ser utilizada por empresas de conteúdo ou cursos especiais.

A lista de infoprodutos inclui ainda outros formatos, entre eles:

  • Audiolivros
  • Screencasts
  • Whitepappers
  • Videocasts
  • Ferramentas de apoio
  • Kits

 

Como definir o melhor modelo de infoproduto?

Infoproduto

Para usufruir dos benefícios que os infoprodutos podem oferecer, é importante planejar com atenção todas as etapas da estratégia, da pesquisa de mercado à mensuração de resultados.

Um erro de pesquisa e/ou execução pode frustrar todo o seu projeto de infoproduto e comprometer os resultados de venda.

Por isso, para identificar o melhor tipo de infoproduto você precisa:

1- Estudar o mercado para entender como o segmento de infoprodutos funciona
2- Definir o tipo de público a ser trabalhado e fazer uma boa segmentação
3- Identificar os hábitos de consumo do público
4- Entender as dores da persona
5- Desenvolver um infoproduto que possa sanar as dores do público

 

Use o marketing digital para divulgar infoprodutos

Na hora de divulgar um infoproduto é possível utilizar diferentes estratégias de marketing digital. O cruzamento correto das ações vai ajudar a sua empresa a atrair o público certo e aumentar as chances de conversão.

Para oferecer o infoproduto, você pode utilizar os seguintes canais:

À medida que a sua empresa ganha penetração com infoprodutos, é possível criar uma linha de produtos, com preços que variam conforme o nível de abordagem dos assuntos e o perfil do cliente.

Por todas as vantagens que os infoprodutos oferecem, vale a pena a sua marca inseri-los nas estratégias de marketing. Essas ações vão facilitar a conexão da sua marca com os consumidores e abrir novas possibilidades de comunicação e vendas.

Para ajudar neste processo conte a Leelah e venha fazer uma consultoria conosco! Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos. Vale a pena conferir!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre infoprodutos. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO