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Terceira idade: como fazer marketing para idosos?

por | 22 abr, 2021 | Dicas de Marketing Digital

A verdade é uma só: a terceira idade está cada vez mais engajada e pede que as empresas olhem mais para ela, que desenvolvem produtos e serviços voltados para as necessidades dela!

E se a sua empresa ainda não incluiu este público na lista de consumidores é melhor fazer ajustes nos planejamentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um quarto da população brasileira terá mais de 65 anos em 2060.

Em 2018, quando foi divulgado o censo, o Brasil tinha 43,2 crianças de até 14 anos para cada 100 idosos com acima de 65 anos. Sendo assim, é possível que em 2039 tenhamos mais idosos do que crianças no país.

Esta data pode parecer distante, mas o público da terceira idade está mais perto do consumo e da tecnologia do que se pensa. Por isso, é preciso desde já pensar em incluir este público nas campanhas de atração, engajamento e conversão.

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Marketing para idosos: como chamar a atenção da terceira idade?

Marketing para Idosos

O público com mais de 65 anos costuma ser esquecido por muitas marcas, o que é um grande erro. Esta parcela da população está bem atenta ao que acontece no mundo e ignorá-los pode resultar em perda de boas oportunidades de vendas.

Se anos atrás os idosos nem mexiam no celular, o avanço da tecnologia e a velocidade com que as coisas se renovam os motivaram a querer compreender os recursos de um celular e como usá-lo para se conectar de outras formas com o mundo.

A proposta, no caso da terceira idade, não é necessariamente criar campanhas específicas para os idosos – a menos que ele eles correspondam a um público forte para seu produto ou serviço –, mas torná-los mais representativos nas ações.

E para que eles se sintam mais acolhidos, vãos deixar aqui algumas dicas para você aplicar na sua empresa:

Seja direto nas mensagens

O público idoso gosta de informações simples e sem rodeios. Busque personagens para as campanhas que criem uma conexão com a terceira idade e use mensagens e slogans de fácil entendimento e assimilação.

Invista em vídeos

Os vídeos são recursos bastante engajadores para diversos públicos, inclusive para a terceira idade. Use este conteúdo rico para educar este perfil de consumidor e para auxiliar nas tomadas de decisões.

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Reforce a usabilidade

Se você tem um e-commerce, facilite o processo de compra. Quanto mais simples e intuitivo, menor será o risco de o consumidor de mais idade abandonar o carrinho e procurar um concorrente por não saber navegar corretamente no site.

Use as redes sociais

A terceira idade está cada vez mais conectada, até mesmo para acompanhar os passos dos netos e de parentes distantes. Faça um planejamento de marketing estratégico e inclua este público nas imagens e nãos textos. A representatividade ajuda no processo de compra.

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Facilite o atendimento

Na hora da compra ou no pós-compra, o público da terceira idade pode ter alguma dúvida. Neste momento, é importante facilitar a comunicação, seja via WhatsApp, chat nas redes sociais ou contato telefônico. O cliente precisa se sentir acolhido e deve ser assessorado por um sistema que minimize as dificuldades.

Cada público precisa se sentir único e acolhido. Por isso é tão importante criar um planejamento de marketing para idosos com atenção. Quanto mais a sua empresa conhecer o perfil deste público e as suas necessidades, mais direcionada será a comunicação e as ações a serem executadas.

Se você precisa de ajuda para estruturar um planejamento de marketing para terceira idade e outros públicos específicos, venha conversar com a gente! Faremos uma  consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre dicas de marketing para um negócio local. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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