(11) 4116-2260 [email protected]

Em isolamento social, brasileiro passa mais de 3 horas por dia no YouTube

por | 7 maio, 2020 | Dicas de Marketing Digital

Isolamento social

O isolamento social, medida adotada para conter a pandemia do novo coronavírus, incentivou os brasileiros a navegarem com ainda mais interesse na plataforma de vídeos YouTube, o segundo maior buscador do mundo.

Afinal de contas, a internet tem sido a grande companheira de muitos brasileiros que estão dentro de casa desde meados de março, não é verdade? Aposto que você mesmo está mais conectado neste período que exige reinvenção, resiliência e criatividade.

De acordo com o Google Survey, cerca de 40% dos brasileiros afirmaram que passaram mais de três horas do dia no YouTube desde o começo do isolamento. Esse dado influenciou no aumento de 28% no tempo de visualização no mesmo período. Os dados são de março de 2020.

Muitos são os motivos que levaram os brasileiros a aumentar a permanência no YouTube. Um deles é procurar dicas sobre o que fazer nesse período de distanciamento. Tanto é que o termo “em casa” subiu 123% desde o começo da pandemia, de acordo com o estudo do Google. Temas como exercícios físicos e dicas de como manter a saúde mental também cresceram.

 

Mas por que vídeos?

Bem, já faz tempo que os vídeos são citados na lista de grandes tendências do marketing digital. Quem anda fazendo a lição de casa e se especializando no assunto, vem colhendo bons frutos e driblando esses tempos difíceis de isolamento social.

E vale lembrar que não são apenas os experts em marketing digital que reforçam o tempo todo a necessidade de as empresas darem mais atenção aos conteúdos em vídeo. O próprio Youtube já vinha mostrando sua força e a comprovou com base em números.

A sexta edição da pesquisa Video Viewers, encomendada pelo Google e divulgada em setembro de 2019, revelou que o consumo de vídeos aumentou 165% no Brasil nos últimos cinco anos.

Das duas mil pessoas entrevistadas, 95% disseram que o YouTube é seu espaço favorito para aprendizado e aprimoramento. Além disso, 80% delas responderam que buscam na plataforma conteúdos que a televisão não oferece e 60% afirmaram que tomaram a decisão de comprar algum produto depois de vê-lo em formato de vídeo.

 

Aproveite o isolamento social para investir em seu canal no YouTube

Você viu que muitos são os motivos que levaram os brasileiros a aumentar a permanência no YouTube.

Agora, a pergunta que não quer calar é: sua empresa já tem um canal no YouTube? Se sim, há quanto tempo você não posta um vídeo novo?

Muitos empresários e empreendedores acham que é difícil gravar vídeo, se sentem sem criatividade ou acham que precisam de uma superprodução para postar algo legal. Não!

Concentre-se naquilo que você é bom, faça um roteiro simples, pense nos temas e grave!

Chegou a hora de dar mais atenção a esta plataforma. Sua empresa precisa estar lá também!

 

Dicas para o seu canal do YouTube

Existem diferentes formas que a sua marca pode usar para explorar o YouTube, aproveitar a audiência em tempos de isolamento social, entreter o público, mostrar sua expertise e até atrair novos clientes.

Vamos deixar aqui algumas dicas para você:

  • Faça lives

Você já reparou como cresceu a oferta de conteúdo ao vivo no YouTube durante o isolamento social? Esta foi uma maneira utilizada pelos influenciadores, marcas e artistas para estarem mais perto do público.

E você pode usar este mesmo conceito para atrair potenciais clientes! Faça lives com conteúdos que possam agregar no dia a dia dos usuários. Se for necessário, convide pessoas para enriquecer o papo e deixar mensagens positivas neste momento tão complexo que estamos vivendo.

  • Aposte em vídeos educativos

Esta é a hora de mostrar como o seu produto ou serviço pode amenizar as dores do isolamento social. Apresente sua marca para os usuários, reforce o quanto ela está preocupada com a situação e como tem feito a sua parte.

Crie empatia e mostre como sua empresa pode contribuir para tornar o isolamento social mais leve.

  • Aprenda sobre SEO de vídeos

Não basta fazer um vídeo, postar e esperar que ele seja sucesso.

Você precisa entender um pouco sobre as boas práticas de SEO para YouTube (leia algumas dicas neste link) e caprichar nas hashtags. Esses cuidados vão ajudar os usuários a encontrarem seu conteúdo com mais facilidade.

  • Invista em anúncios

Seja na home da plataforma, antes ou durante a exibição do vídeo escolhido pelo usuário, os anúncios podem ser uma maneira bem interessante de tornar a sua marca conhecida e aumentar o engajamento.

Se você precisar de ajuda para planejar conteúdos em vídeo e outros formatos, venha fazer uma consultoria conosco! Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em conteúdo que poderão ajudar sua marca a ganhar mais visibilidade no mercado.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO