Entre as ações de marketing digital que a sua empresa precisa dar grande atenção estão os anúncios do Facebook. Os investimentos nesta plataforma devem ser planejados e acompanhados de perto, de forma que os resultados sejam percebidos e constantemente aprimorados.
De uma forma geral, os anúncios do Facebook e de outras plataformas digitais ajudam uma empresa a se aproximar das pessoas certas em um espaço curto de tempo. Quanto mais assertivo for o conteúdo e quanto melhor for a segmentação dos anúncios, maiores serão as chances de conquistar e de reter bons clientes.
Trabalhar de forma orgânica, por meio de blogs e estratégias de SEO, dá resultado, sim, mas levam um pouco mais de tempo. Aliás, invista nessas estratégias para dar suporte aos anúncios. Dessa forma, você cria caminhos para que o usuário acesse outros canais da empresa, conheça melhor o produto ou serviço e seja abastecido de informações para tomar a decisão de compra.
Anúncios do Facebook: por que esta plataforma merece atenção?
Muito se discute a respeito do Facebook, principalmente sobre a ideia de que os usuários estão dando preferência para outras redes sociais. Entretanto, os números do Facebook são bem atrativos e interessantes.
De acordo com dados divulgados pelo próprio Facebook em 2020, a plataforma conta com 2,60 bilhões de usuários ativos e com 1,73 milhões de usuários em todos os seus serviços (Facebook, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger). É muita gente para ser impactada, não é verdade?
Mesmo com a pandemia e crises por conta do boicote, a empresa registrou um crescimento em publicidade de 17% em 2020 em comparação a 2019, atingindo a marca de 17,44 bilhões de dólares.
Só no Brasil, considerado o 4º país com mais usuários do Facebook durante a quarentena, possui 120 milhões de usuários ativos. A plataforma é a mais acessada no país.
De acordo com levantamento da Statisa, empresa internacional líder no fornecimento de dados de mercado e consumo, 54% das lojas virtuais e dos e-commerces brasileiros estão no Facebook.
Agora vamos às métricas dos anúncios do Facebook!
Definir o objetivo dos anúncios do Facebook pode não ser tão simples assim. Com tantas métricas disponíveis, a sua empresa corre o risco de fazer a escolha errada e não obter os resultados desejados.
Por isso, é preciso entender muito bem as possibilidades da plataforma para que o investimento seja aplicado da maneira correta. Cada métrica vai direcionar o seu anúncio para um caminho específico, na busca por mais visitas ao site e conversões.
Separamos aqui quatro métricas importantes do Facebook para você conhecer e entender como a sua empresa pode explorar corretamente aos anúncios na plataforma e vender mais:
1 – Alcance
Essa métrica é indicada para as empresas que desejam atingir um grande número de pessoas com os anúncios do Facebook. A partir de uma segmentação, a plataforma vai se encarregar de mostrar o conteúdo para o maior número possível de usuários.
Quando usar esta métrica: o ideal é apostar no alcance quando sua empresa já é conhecida e tem o objetivo é divulgar algo importante que esteja fazendo, como uma promoção, ou a divulgação de um novo produto ou serviço.
2 – Reconhecimento de marca
Se a sua empresa é nova ou pouco conhecida no mercado, o mais indicado é utilizar esta métrica. Nela os seus anúncios do Facebook tendem a despertar interesse no público definido na hora da segmentação.
Quando usar esta métrica: um produto ou serviço que ninguém ainda conhece precisa primeiro anunciar sua chegada antes de efetivamente vender, não é verdade? O reconhecimento de marca faz justamente isso, mostra para os usuários uma novidade do mercado.
3 – Envolvimento
Não adianta apenas mostrar seu anúncio para as pessoas. Você quer mesmo é que elas interajam, curtam, comentem, cliquem em determinado link, certo? Se o objetivo é este, invista nesta métrica.
Quando utilizar esta métrica: o envolvimento é escolhido quando você deseja que as pessoas reajam efetivamente com seus anúncios do Facebook, como se cadastrar em um evento ou baixar um conteúdo rico. Essa métrica também é interessante para ter certeza do quanto as pessoas apreciam o seu conteúdo.
4 – Tráfego
Você deseja que as pessoas vejam os seus anúncios do Facebook e visitem o seu site ou acessem o seu blog? Quer que elas obtenham mais informações sobre determinado produto ou serviço? O tráfego pode ajudar neste direcionamento!
Quando utilizar esta métrica: tomando como base o funil de vendas, o tráfego serve para levar pessoas para o site com o objetivo de muni-las de mais conteúdo, seja para iniciar um relacionamento, seja para levá-las à conversão.
Quais conteúdos devo criar para melhorar os anúncios do Facebook?
A resposta é: depende. O formato vai depender do conteúdo criado. Você pode gerar tráfego divulgando um artigo novo do blog ou aumentar o engajamento com um conteúdo carrossel, recheado de boas dicas. Vídeos e outras apresentações multimídia também são bem-vindos.
Se você precisa de ajuda para criar anúncios no Facebook e melhorar a performance do seu negócio, venha conversar com a gente! Faremos uma consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a vender mais!
Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre algumas métricas dos anúncios do Facebook. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?
Até o próximo artigo!