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Estrutura de silo: como organizar conteúdos e melhorar o SEO

por | 21 out, 2021 | Dicas de Marketing Digital, SEO

Existem diferentes formas de trabalhar o conteúdo em um blog, sendo um deles a estrutura de silo.

Nesta estratégia de conteúdo, também conhecida como estrutura pai e filho, os primeiros posts são mais longos e abrangentes, enquanto os demais são um pouco menores – mantendo a profundidade – e sempre estão linkados com o artigo principal.

Cada artigo que segue o principal (também chamado de artigo-pai) aprofunda um ponto que foi citado no texto principal, por isso é feita a linkagem de forma estratégica.

O conteúdo em formato silo oferece uma série de vantagens tanto para a organização do blog quanto para os resultados de SEO.

 

Como criar o conteúdo na estrutura de silo?

Como Fazer Silo

A estrutura de silo pode ser adotada em qualquer fase do blog, desde aqueles que já têm grande quantidade de conteúdo e precisam de uma organização, até aqueles que estão apenas começando.

O primeiro passo é entender o segmento da empresa, as áreas de atuação e qual público deseja atingir. Ao colher estas informações, passamos a ter uma base de quais são os temas-chave do blog e como trabalhá-los estrategicamente para atrair e engajar as pessoas.

A quantidade de textos principais varia de acordo com o número de temas definidos para a estratégia do blog. Cada tema-chave ganha um artigo especial e, posteriormente, é desmembrado em outros menores que esmiuçam o tema principal e trazem outras perspectivas para auxiliar no processo educacional do consumidor e na decisão de compra.

Para facilitar o seu entendimento a respeito da estrutura de silo, vamos dar um exemplo.

Uma empresa de gestão de riscos pode definir diferentes frentes: gestão de riscos, auditoria e compliance. Cada um desses temas terá um artigo principal e outros menores que detalham o assunto, esclarecendo dúvidas e despertando um interesse maior nos usuários.

As demais pautas que serão definidas vão se encaixar em uma dessas três frentes e terão links internos para o artigo principal, que serviu de base para os demais conteúdos. 

Assim, tanto o conteúdo principal, que possui uma palavra de concorrência, quanto os demais com palavras de menor busca, porém, relevantes, apresentam mais chances de se posicionarem bem nos resultados do Google e aparecer para os usuários certos.

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E onde entra o SEO na estrutura de silo?

Silo Técnicas de SEO

Assim como acontece em outras estratégias orgânicas de conteúdo, a estrutura de silo trabalha com foco em palavras-chave, começando pelas mais abrangentes e seguindo para os termos relacionados e caudas longas.

Presentes nos títulos, no corpo do texto e no alt das imagens, as palavras-chave seguem como peças de extrema importância no SEO e no posicionamento das páginas nos resultados de pesquisa. São elas que vão nortear a estratégia de silo e auxiliar na organização do conteúdo a ser trabalhado. 

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Para as técnicas de SEO que vão além das palavras-chave, a estrutura em silo também é um facilitador, principalmente quando as URLs são otimizadas para este fim. Desta forma, os robôs do Google entenderão que um determinado conteúdo é o “pai” e os demais são os “filhos” e estão devidamente relacionados.

É importante lembrar que a estrutura em silo de um blog não dispensa o uso das técnicas em outras partes do site. A home, por exemplo, precisa conter as palavras-chave essenciais para o segmento do cliente e os textos de blog precisam estar organizados em categorias relacionadas ao tema.

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Montar uma estrutura em silo exige atenção, conhecimento e planejamento, para que todas as ações estejam alinhadas e ofereçam os resultados esperados. Por isso, se você quer entender melhor o assunto e aplicar esta estratégia na sua empresa, faça sua consultoria de marketing digital com a gente! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar no aumento das vendas!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram os nossos resultados.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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