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10 ferramentas de SEO para melhorar a performance do seu site

por | 5 nov, 2020 | SEO

Entender como o Google funciona e explorar diferentes ferramentas de SEO disponíveis no mercado são alguns dos caminhos que sua empresa pode trilhar para melhorar o posicionamento do site nas buscas dos usuários.

O Search Engine Optimization (SEO) é um dos pilares do marketing digital e corresponde a um conjunto de estratégias aplicadas na página de um site – tanto na parte HTML quanto no conteúdo em si – para colocá-la em posições de destaque nos resultados do Google.

À medida que os robôs do Google aprimoram suas análises técnicas para avaliar as páginas de conteúdo e montar uma lista de resultados relevantes para o usuário, as ferramentas de SEO se aprimoram.

E se você souber usá-las corretamente e aplicar no seu site todos os insights que elas oferecem, sairá na frente na hora de disputar as primeiras posições no maior buscador do mundo.

 

Muitos motivos para investir em SEO

Já falamos diversas vezes por aqui que o SEO é uma das estratégias de marketing digital mais valorizadas. Uma página otimizada, com boa velocidade de carregamento, conteúdo relevante, boas imagens e links com estrutura correta dão suporte para resultados efetivos.

Confira seis motivos para investir em SEO:

  • Aumento do tráfego orgânico
  • Melhora da visibilidade e autoridade da marca
  • Suporte às estratégias de inbound marketing
  • Atração de visitantes qualificados para as páginas
  • Funil para transformar visitantes em consumidores
  • Investimento baixo com retorno contínuo

LEIA MAIS: Entenda o que é um sistema de marketing para internet

 

Preparamos uma lista de ferramentas de SEO para você!

O Google é o alvo de todas as empresas que desejam ganhar autoridade no mercado, oferecer os seus produtos e serviços e atrair bons clientes. Para marcar presença na lista de resultados, seja de forma orgânica, seja de forma paga, é necessário recorrer à automação.

As ferramentas do SEO não apenas otimizam o trabalho de definição de palavras-chave como dão o suporte necessário em diferentes etapas do processo de marketing, do planejamento das ações à mensuração de resultados.

Confira a lista de ferramentas de SEO que separamos para você.

1 – Para buscar as melhores palavras-chave para conteúdos e anúncios

Busca de Palavras chaves

Quando falamos em conteúdos otimizados, é necessário incluir nos textos, imagens e metadescrição algumas palavras-chave estratégicas para atrair visitas qualificadas e interessadas tanto na informação quanto no produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Por meio de ferramentas, é possível identificar esses termos. Conheça algumas delas (tem gratuita também):

Ubersuggest
Criado por Neil Patel, a ferramenta gratuita oferece um panorama bem interessante da palavra-chave desejada. O resultado traz o volume de busca, grau de dificuldade, os sites que já se posicionaram com o termo pesquisado e dá sugestões de palavras relacionadas. É possível fazer algumas pesquisas grátis para conhecer. Depois é preciso escolher um dos planos pagos.

Keyword Planner
Ao digitar o temo desejado, a plataforma apresenta o volume de busca, CPC e concorrência, além de inúmeras sugestões relacionadas, adicionadas de preposições e em formas de pergunta. Essas informações se tornam insights importantes para quem vai desenvolver conteúdos. A ferramenta é gratuita.

Answer de Public
Mais do que uma plataforma para ajudar a identificar volumes de palavras-chave, o Answer the Public mostra como as pessoas fazem buscas na internet utilizando o termo. Dessa forma, é possível utilizar os resultados apresentados para compor títulos e conteúdos mais assertivos, atraindo visitantes mais qualificados. A ferramenta possui planos para diferentes públicos.

Busca do Google
O campo de busca de Google pode ser muito mais valioso do que você imagina. Ao digitar uma palavra-chave, o sistema faz complementações automáticas com base nas buscas anteriores dos usuários, criando frases que podem ajudar você a desenvolver conteúdos que atendam prontamente à necessidade do seu público. Use gratuitamente sem moderação!

LEIA TAMBÉM: Por que é importante sua empresa ter um blog?

2 – Para acompanhar os resultados de SEO

Resultados de SEO

Estas ferramentas de SEO vão ajudar a sua empresa a verificar os resultados de SEO e oferecer insights de como melhorar a performance das páginas para conquistar posições mais relevantes.

Google Analytics
Esta plataforma é uma das mais famosas ferramentas de SEO e uma das mais básicas. Ela reúne uma série de informações que permite às empresas acompanharem a performance de suas ações de SEO e as páginas de maior tráfego. São dados relacionados à audiência, taxa de rejeição, número de visitantes, entre outros. Para acessar, você só precisa ter um e-mail do Gmail.

SemRush
Bastante versátil, a plataforma analisa o domínio do site e apresenta todas as palavras-chave que já estão posicionadas. É possível fazer o cruzamento com outros concorrentes para entender como anda a estratégia de SEO deles e obter ótimos insights para criação de conteúdo relevante e diferenciado. A plataforma é paga e oferece diferentes planos.

Google Search Console
Esta ferramenta de SEO gratuita vai ajudar a sua empresa a entender como anda o posicionamento das páginas do seu site nos resultados de busca. Traz o número que sua página ocupa na SERP e outros dados importantes, como número de impressões, CTR e cliques.

CONTINUE LENDO: Técnicas de SEO: 7 erros que você precisa evitar

 

3 – Para quem busca ferramentas complementares de SEO

Ferramentas de SEO

O conteúdo relevante otimizado é apenas uma parte das estratégias de SEO. Para conquistar um bom posicionamento dos resultados do Google é importante que a página tenha um carregamento satisfatório e boa navegabilidade.

PageSpeed
O SEO engloba uma série de estratégias, sendo uma delas o tempo de carregamento das páginas, que influencia na taxa de rejeição. Para saber como anda a velocidade do seu site, você pode utilizar gratuitamente o PageSpeed. Ele atribui uma nota ao carregamento do site e oferece sugestões de como melhorar a performance.

SimilarWeb
Que tal obter um relatório bem completo a respeito do seu site? O SimilarWeb analisa o site e oferece uma série de informações importantes para melhorar a performance das suas páginas, como posicionamento na SERP, taxa de rejeição e quantidade de visitas. É possível usar gratuitamente, com limitação de resultados, ou optar pela versão paga, que oferece maior aporte de dados.

Check My Links
Esta ferramenta gratuita é uma extensão do Google Chrome e vale muito a pena contar com ela. Ao fazer uma varredura na página selecionada, identifica os links que estão quebrados ou inválidos. Links são parte da estratégia de SEO e precisam estar perfeitos para que a navegação seja satisfatória.

CONTINUE LENDO: SEM e SEO: qual a diferença?

Precisa de ajuda com projetos de SEO?

As estratégias de SEO oferecem uma série de possibilidades para as suas vendas. Dê a atenção adequada a elas e use as ferramentas de SEO que sugerimos aqui para tornar suas páginas e seus conteúdos mais relevantes para o Google e para o consumidor.

Se você precisa de ajuda para estruturar a estratégia de SEO da sua empresa, venha fazer uma consultoria conosco! Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos com o marketing digital. Vale a pena conferir!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre ferramentas de SEO. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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