Escolher entre uma assessoria de marketing ou uma agência nem sempre é fácil. Afinal, embora esses dois modelos sejam frequentemente mencionados como se fossem equivalentes, eles têm objetivos bem diferentes.
Ambos, é verdade, têm seu espaço no mercado digital, que é onde a Leelah atua, mas a maneira como estruturam seus serviços e acompanham os resultados é o que diferencia as abordagens. Por isso, antes de decidir qual caminho seguir, é importante entender como cada modelo funciona e quais problemas ajudam a resolver.
Assessoria de marketing x agência: o que são?
No “beabá” do marketing, tanto a agência quanto a assessoria de marketing são prestadoras dos mesmos tipos de serviço.
A agência, geralmente, oferece uma variedade de serviços que aumentam a presença da marca, trazem visibilidade e mantêm a empresa ativa nos canais digitais. Para isso, reúne profissionais especializados em áreas como gestão de redes sociais, criação de conteúdo, design, tráfego pago, SEO e desenvolvimento de campanhas. O foco, neste caso, está mais na execução, atendimento às demandas e no resultado de curto prazo.
Do outro lado dessa equação, está a assessoria de marketing, que atua de forma mais consultiva e estratégica, indo além da operação. Em vez de oferecer pacotes fixos de postagens ou demandas, ela mergulha no negócio para entender o comportamento do público, oportunidades, gargalos e potencial de crescimento, algo cada vez mais necessário no digital.
A partir desse diagnóstico, a assessoria constrói estratégias personalizadas. Ou seja, não apenas executa, mas orienta e estrutura o marketing de um modo geral, a fim de garantir uma base sólida para resultados sustentáveis e consistentes ao longo do tempo.
Como saber o modelo ideal para meu negócio?
Não existe uma resposta certa. Cada modelo oferece soluções e vantagens que podem dar match com as necessidades do negócio. De um modo geral, a escolha depende mais do momento, do porte da empresa, maturidade digital, estrutura interna, disponibilidade e objetivos.
Negócios que não possuem condições de internalizar operações, por exemplo, ou que precisam de respostas rápidas, volume de conteúdo e uma presença digital minimamente estruturada geralmente seguem com a contratação de uma agência.
Por outro lado, empresas que buscam planejamento de longo prazo e desejam escalar resultados, organizar processos, compreender melhor como o público se relaciona com a marca e conectar o marketing às metas do negócio costumam encontrar mais valor na assessoria de marketing.
É importante notar, no entanto, que essa decisão impacta diretamente o negócio e deve ser bem pensada. Obviamente que considerar todos os pontos acima ajuda, mas vale lembrar que, no digital, estratégia e execução caminham juntas. E ter ao lado uma equipe que entende isso faz toda a diferença.
A Leelah pode te ajudar com essa escolha. Contamos com profissionais especializados e preparados para atender essa e outras demandas de marketing digital. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio.