(11) 4116-2260 [email protected]

O que você pode aprender com as marcas com melhor presença digital no Brasil

por | 7 mar, 2019 | Mídias Sociais

Você sabe quais são as empresas brasileiras com melhor presença digital na visão dos consumidores? O que elas fazem para ganhar a atenção do público nas redes sociais e no mundo das notícias? O que você pode aprender com elas e aplicar no seu negócio? Nosso time de consultores aqui da Leelah fez uma análise do Ranking da Presença Digital das Empresas Brasileiras Mais Valiosas em 2018, divulgado recentemente pela Interbrand, e conta pra você como algumas ações simples de marketing digital podem fazer sua marca se aproximar dos clientes e melhorar as vendas.

Qual a importância da presença digital?

Já falamos sobre isso aqui no blog, mas nunca é demais repetir: ter presença digital não é mais uma opção para as empresas, é uma obrigação. Quem não está na internet não é visto e não vende. Redes sociais, conteúdo relevante, anúncios estratégicos e boas técnicas de SEO são caminhos básicos para todas as empresas que querem ter um marketing digital forte e estratégico. LEIA MAIS: Resistência ao marketing digital pode levar empresas à venda É importante ressaltar que o número de pessoas conectadas, seja pelo desktop ou pelo celular, cresce a cada dia. Um relatório sobre o uso da internet no Brasil feito pela Data Reportal revelou que o nosso país possui mais de 150 milhões de internautas. O estudo revelou ainda que os brasileiros passam pelo menos nove horas navegando na internet, perdendo apenas para os filipenses, e cerca de três horas nas redes sociais. Portanto, se você quer vender um produto ou serviço, precisa pensar em ter uma presença digital forte e atrativa, para atrair potenciais clientes que acessam a internet em busca de informações, para interagir ou encontrar soluções para os mais diferentes problemas.  

O que podemos aprender com as empresas brasileiras com maior presença digital

Esse tipo de estudo é muito legal tanto para quem já possui uma boa presença digital quanto para quem ainda engatinha no marketing digital. Ao conhecer as estratégias e ideias criativas de quem obteve sucesso, fica mais fácil pensar em como “sair da caixa” e atrair o público. O estudo desenvolvido pela Zeeng e pela Bluma Hub levou em consideração o número de seguidores/fãs e inscritos (ativo social), autoridade dos domínios e relevância (web analytics), posicionamento na imprensa (notícias) e engajamento, ativo social, share of voice e volume de interações nas redes sociais (social analytics). Confira as 25 empresas com maior presença digital: Ranking das empresas com presença digital Veja as ações de algumas empresas que estão se destacando quando o assunto é presença digital e inspire-se para aplicar algumas estratégias para o seu negócio!

Localiza

Líder no ranking geral da Interbrand, a empresa de aluguel de carros criou a hashtag #AlugueEssaIdeia para marcar seus posts. Além de expandir o pensamento do cliente, conectando o serviço às mais diferentes situações, a hashtag é usada para levantar bandeira para coisas importantes, como doação de sangue. >>> O que sua empresa pode fazer? Ao fazer as postagens nas redes sociais, pense em uma campanha mais ampla, com hashtags que engajem e apresentem uma causa social que as pessoas queiram fazer parte. Mas atenção: seja autêntico. Não adianta colocar uma # em defesa do meio ambiente, por exemplo, se sua empresa não é sustentável. Presença digital Localiza

Skol

O desejo de qualquer marca é engajar o público. E a Skol consegue muitas vezes fazer seu público “jogar junto” com a marca.

Com a proposta de que a Skol não para de girar, a marca incentivou os seguidores a gravarem vídeos mostrando o que iriam inventar no próximo verão e depois postar com a hashtag com #QuemViverVerão. O resultado foi muito engajamento, um vídeo compilando as melhores ideias e mais de 260 mil visualizações! 

>>> O que sua empresa pode fazer?

Quando lançar uma campanha, fale a mesma língua do seu público. Se ele se conecta com humor, faça postagens com graça. Se pede um tom mais formal, use as palavras mais apropriadas. Se possível, use influenciadores para gerar mais engajamento com seus fãs.

 

Ipiranga

O posto Ipiranga é famoso por criar memes. Para tornar essa mania ainda mais divertida, a marca desenvolveu uma plataforma para que fãs e clientes pudessem criar seus próprios memes.

Lá no hotsite Pergunta Lá De Que é possível encontrar imagens da campanha para o usuário escolher e colocar a legenda. Os memes criados ficam disponíveis na galeria de memes do hotsite.

Presença digital Posto Ipiranga

 

>>> O que sua empresa pode fazer?

Nem sempre as marcas têm verba para fazer campanhas como esta do Posto Ipiranga, mas dá para criar concursos culturais e outras promoções que não requerem tanto investimento. Vale sortear um produto (veja as regras de cada mídia social) da sua marca, dar voucher de desconto, enviar brindes.

Existem até mesmo ferramentas como a Sorteiogram e outras similares que ajudam neste processo.

Cielo

A empresa de serviços financeiros usa suas redes sociais para convidar seus seguidores a conhecerem outros canais de comunicação da marca.

Entre um post de engajamento e outro, a Cielo divulga as notícias do seu blog, voltadas ao público empreendedor. Achamos essa estratégia bacana, porque conhecemos muitas empresas que não acreditam no poder do blog e, quando o possuem, não sabem como divulgar suas atualizações.

Presença digital Cielo

>>> O que sua empresa pode fazer?

A estratégia casada de divulgação de artigos e notícias do blog nas redes sociais é muito eficiente. Já testamos isso bastante aqui com os clientes da Leelah, e é uma ação que traz benefícios duplos: uma por fazer a exposição da marca àqueles que já são fãs e, segundo, porque os artigos (se bem escritos e otimizados) ainda ajudam a melhorar o posicionamento do site no Google.

Porto Seguro
A corretora atua em diferentes ramos de seguros, sendo um deles o de Vida e Previdência. E, para falar desse assunto, a marca apostou nas crianças para despertar os pais para a importância de planejar o futuro desde agora. Os vídeos são divertidos e tiveram um número bem expressivo de visualizações.

>>> O que sua empresa pode fazer?

Aposte nos vídeos para gerar mais engajamento do seu público. Uma pesquisa divulgada pela WordStream mostra que o usuário passa em média 88% mais tempo em um site com vídeos.

Tutoriais, bastidores de uma empresa, lançamentos, momentos de descontração, enfim, tudo fica muito melhor e mais atrativo quando se investe em conteúdo audiovisual.

Legal, não é? Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

É sempre interessante e inspirador saber o que grandes empresas estão fazendo no universo do marketing digital, de forma que possamos enxergar novas possibilidades para as nossas próprias ações.

No marketing digital, muitas vezes menos é mais e ideias simples, com um bom toque de criatividade, pode sim chamar a atenção do público. 

Se você precisa de ajuda para encontrar novos meios para melhorar sua presença digital e engajar as pessoas na internet, procure uma agência de marketing digital no ABC e venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente!

Até o próximo artigo!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

WhatsApp chat