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Alcance, engajamento e impressão: qual a diferença, afinal?

por | 17 set, 2020 | Mídias Sociais

Alcance engajamento impressão

Ao planejar qualquer ação nas redes sociais, você precisa saber exatamente o que deseja medir: alcance, engajamento e/ou impressão.

As empresas geralmente confundem esses indicadores – ou acham que são a mesma coisa – e o não conhecimento das diferenças entre cada um deles pode comprometer a compreensão dos resultados e a tomada de decisões.

Por isso, neste artigo vamos explicar para você o que são alcance, engajamento e impressão e como utilizá-los para traçar as estratégias de marketing digital.

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Por que é tão importante entender as métricas?

O marketing digital possui uma série de estratégias que as empresas podem utilizar para atrair clientes, se relacionar com eles e aumentar as conversões. Mas para que os objetivos sejam alcançados, é importante planejar a ação, definir os objetivos e a forma como verificar se as metas estão sendo alcançadas ou não.

Caso não haja uma verificação de métricas correta, a leitura dos resultados sofre inconsistências, deixando a empresa sem saber se a ação está realmente dando certo do jeito que foi planejada ou se precisa de ajustes.

Toda e qualquer ação realizada dentro de um ambiente digital precisa ser medida. Essa é a uma regra básica do marketing digital. As redes sociais, por exemplo, possuem suas próprias métricas e elas precisam ser muito bem analisadas desde o começo da ação.

A ideia da marca é se tornar conhecida? É gerar compartilhamento de informação? É converter? Para cada meta a ser a ser atingida é preciso verificar um tipo de métrica.

 

Entenda o que são alcance, engajamento e impressão

Redes sociais

O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta, por isso precisa ser planejado com calma para que atinja o público desejado e traga os resultados de vendas almejados.

Cada post na rede social, cada imagem, cada texto tem que estar alinhado com o planejamento e ser mensurado com as métricas certas.

Para ajudar você a entender os indicadores das redes sociais e como analisar os resultados de maneira correta, entenda o que é e para que serve cada uma das métricas básicas.

O que é o alcance nas redes sociais?

Esta métrica mostra o número de usuários únicos que a sua postagem atingiu. Ou seja, mostra o número de pessoas que visualizaram em seus próprios feeds o conteúdo que você postou.

Esse conteúdo divulgado pode ser orgânico (que é o conteúdo postado de forma gratuita) ou patrocinado (que é quando a postagem é paga e apresentada a um público definido por você ou por quem está cuidado da sua estratégia digital).

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Por que essa métrica é importante?

Vamos pegar como exemplo a sua página pessoal, caro empresário. Você consegue ver na sua timeline todos os conteúdos que seus amigos e grupos postam? Não! E não é apenas falta de tempo.

Isso tem a ver com o seu comportamento na rede social. A plataforma utiliza algoritmos para ver como você interage e apresenta apenas postagens que tenham mais chances de chamar a sua atenção.

Em outras palavras, o alcance mostra o quanto o seu conteúdo é relevante para seu público e lhe permite entender como a informação que sua empresa deseja transmitir precisa ser ajustada para chegar ao potencial cliente e favorecer as vendas.

 

O que são as impressões nas redes sociais?

As impressões se referem ao número de vezes que o seu conteúdo foi visto pelas pessoas. Aqui são contabilizadas as exibições para uma mesma pessoa, seguidas ou não de interação.

Diferente do alcance, as impressões não contam os usuários únicos, mas o número de vezes que o post foi exibido, mesmo que um usuário tenha visto mais de uma vez.

Ou seja, se um usuário visualizou a postagem cinco vezes, são cinco impressões.

Isso explica por que muitas vezes o número de impressões pode ser maior do que o número de seguidores das suas páginas. Se o conteúdo é compartilhado por um seguidor e visualizado pelos amigos dele, cada uma dessas visualizações equivale a uma impressão.

Por que essa métrica é importante?

A impressão serve para entender o quanto este conteúdo é interessante para os usuários. Quanto mais impressões, mais vezes seu conteúdo foi visto ou revisto por alguém.

A impressão é interessante para a empresa saber qual tipo de conteúdo chama atenção do usuário. Ao identificar o formato de maior performance, vale a pena criar mais conteúdos semelhantes para manter o interesse do usuário e atraí-lo para a compra.

 

O que é o engajamento nas redes sociais?

O engajamento é todo tipo de reação que o usuário tem ao visualizar a publicação. Comentar, curtir, compartilhar (ou retuitar ou reportar, de acordo com a nomenclatura de cada plataforma) são exemplos de engajamento. A opção de salvar no Instagram também é considerada uma interação.

Essa interação do usuário pode ser voluntária ou condicionada (clique aqui, marque um amigo, curta aí, responda com um emoji, entre outras chamadas de ação).

Por que essa métrica é importante?

O engajamento serve para mostrar o quanto a sua postagem envolveu o usuário e que tipo de experiência ela provocou. Dessa forma, é possível mapear o comportamento do público e apresentar a ele conteúdos que elevem essa métrica.

Além da soma de todas as reações ao post publicado, é possível utilizar algumas fórmulas para identificar a porcentagem de engajamento.

Para saber qual a porcentagem das pessoas alcançadas que interagiram com o post, a fórmula é: total de interações divididas pelo alcance.

E para saber qual a taxa de engajamento em relação aos seguidores da página, a fórmula é: total de interações divididas pelos seguidores.

LEIA TAMBÉM: 5 tipos de conteúdo para postar nas redes sociais

 

Como melhorar suas métricas?

Ao entender como funciona cada métrica e o que elas representam na ação de marketing digital, é possível ter insights para novas ações que tragam resultados diferentes e ainda melhores.

Se você precisa de ajuda para usar as redes sociais de maneira estratégica, venha fazer uma consultoria conosco!

Nós, da Leelah, temos uma equipe especializada em redes sociais pronta para ajudar você. Inclusive temos cases de sucesso que mostram para você alguns resultados que obtivemos com o marketing digital. Vale a pena conferir!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre as diferenças entre alcance, impressão e engajamento. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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