Rede social para empresas: como escolher a mais adequada para o seu negócio
É “chover no molhado” afirmar hoje que toda empresa precisa marcar presença (forte e consistente) nas mídias sociais. Mas é preciso estar em todas elas? Minha resposta é: não. O importante é escolher a rede social para empresas mais adequada para o seu negócio, levando em conta o tamanho da empresa, o ramo de atuação e a localização. Muitas vezes, fazer um mix delas é uma boa pedida.
É claro que, entre tantas opções, não é fácil escolher a rede social para empresas mais adequada entre: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, YouTube, Pinterest, Instagram, FourSquare, WhatsApp, qual a melhor para a minha divulgar os produtos ou serviços da minha empresa? É importante levar em consideração dois aspectos: esta rede social vai ser usada para compartilhar conteúdo, construir público-alvo ou auxiliar no impulsionamento de vendas?
Mas qual a rede social para empresas mais adequada ao meu negócio?
Vamos a alguns exemplos: o LinkedIn, por exemplo, é uma rede social bem bacana para empresas de setores B2B ou para quem deseja falar para um público com cargos bem específicos, tipo diretores, gerentes e supervisores de uma determinada área. Já o Instagram é perfeito para empresas que trabalham com “imagem”, como setores de moda, beleza, imóveis, alimentação etc.
LEIA MAIS: Redes sociais corporativas: escolha de acordo com o segmento
Outros assuntos importantes antes de escolher a rede social
Antes de mais nada, já adianto que criar um perfil ou uma fanpage e não cuidar bem deles é tempo perdido. Se for para postar a cada três meses ou somente quando “sobrar tempo”, é melhor nem começar. Por isso, existem hoje agências de marketing digital e os profissionais de social media para fazer funcionar este trabalho de forma adequada e profissional.
LEIA TAMBÉM: Sete maneiras de ganhar mais curtidas nas redes sociais
Ainda não está convencido? Vale lembrar que 25% dos usuários usam as redes sociais antes de decidir uma compra, segundo pesquisa do Ibope. Outros 71% ficam mais propensos a comprar depois de se relacionar com a marca nas redes sociais. Então, o que sua empresa está esperando para “cair” na rede?
Espero que nosso artigo possa ajudar você. Sinta-se à vontade para compartilhar nossos artigos nas redes sociais e deixe suas sugestões e críticas nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!
Alessandra Oggioni
Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin
0 comentários