Até hoje chegam para nós diferentes clientes nos questionando sobre a necessidade de ter ou não um site. Com tantos canais de comunicação que já existem por aí, será mesmo que o site ainda tem sua importância para o mercado?
A resposta é: claro que sim!
O site é tão importante para a sua empresa quanto a residência é para uma pessoa. É lá que está a nossa base, é para lá que sempre voltamos no final. O cliente pode zapear por todos os canais de comunicação, mas é no site que geralmente ele finaliza a jornada.
Neste artigo, vamos explicar melhor para você o papel do site e os motivos pelos quais este canal de comunicação não pode ser deixado de lado por nada!
Qual o papel do site no projeto de comunicação de uma empresa?
Um site é considerado a página de pouso de qualquer empresa, um lugar onde o cliente navega e tem acesso a todas as informações que precisa para tomar sua decisão de compra e criar uma boa conexão com a marca.
Por mais que a sua empresa utilize todas as redes sociais possíveis para se relacionar com o cliente, grande parte das finalizações de compra acontece dentro do site da empresa. Vamos dar dois exemplos:
1 – O post do Facebook sugerindo a compra de um produto leva o cliente para onde? Para a página do site, onde é possível confirmar e finalizar a compra.
2 – Se a sua empresa convida o potencial cliente para ler um artigo para saber mais sobre a solução que está oferecendo, o link vai levá-lo para o blog que está hospedado onde? Dentro do site da empresa.
É navegando no site que o cliente encontra informações sobre os produtos e serviços oferecidos em diferentes fases do funil de vendas, baixa materiais ricos, obtém informações importantes de contato e usa formulários para conversar com a equipe comercial.
Outro importante motivo para sua empresa ter um site está relacionado ao controle sobre a informação. O site é uma espécie de território próprio, por isso existe a liberdade na elaboração dos layouts e do conteúdo. Quem faz das redes sociais sua própria casa, pode-se dizer que “mora de aluguel” e, por isso, precisa seguir os padrões impostos pela plataforma. Há ainda o risco de a plataforma ser descontinuada. Todas as mensurações, segmentações e trabalhos desenvolvidos são perdidos. Lembram do Orkut? É um exemplo!
Quais cuidados sua empresa deve ter com o site?
Agora que você já entendeu a importância de criar um site para a sua empresa, é importante também caprichar na sua estrutura, de forma que ela ofereça uma experiência primorosa para o usuário.
Veja algumas dicas simples:
Site one page ou tradicional?
Invista no tipo certo de site. Para as pequenas e médias empresas, com poucos serviços ou pequenos e-commerces, pode ser indicado o site one page (quando o conteúdo do site é exibido em apenas uma página). O tipo tradicional reserva uma página para cada seção e é usado por grandes empresas e e-commerces com grande quantidade de produtos.
Não se esqueça do SEO
Mais do que direcionar parte das ações feitas nas redes sociais para o site da sua empresa é importante que todo o conteúdo e formatação atenda às estratégias de SEO. Dessa forma, você tem mais chances de exibir o seu conteúdo nos resultados de busca orgânica dos sites de pesquisa e atrair mais visitantes.
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Invista no mobile
Os acessos via mobile crescem cada dia. Temos uma democratização maior dos planos de internet e um número crescente de pessoas munidas de smartphones. Não fazer um site responsivo é perder vendas e deixar de se relacionar com aquele público que passa muito mais horas no celular do que no desktop.
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Pense na experiência do usuário
Planeje um site que faça o usuário se sentir confortável. Pense nas cores e na navegabilidade. Facilite o acesso às informações, aos produtos e serviços e aos canais de contato para relacionamento. Se o cliente encontrar dificuldade para achar o que precisa, ele certamente optará pelo concorrente e não voltará a navegar no seu site.
Ficou com dúvidas sobre como criar um site atrativo e precisa de ajuda? Venha falar conosco!
Nós, da Leelah, temos uma equipe pronta para ajudar você em todas as etapas deste planejamento. Inclusive temos cases de sucesso que reforçam a importância de um bom conteúdo. Vale a pena conferir!
Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre a importância de um site para a sua empresa. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?
Até o próximo artigo!