Ano após ano o universo do marketing digital se renova. Os avanços da tecnologia, as mudanças constantes do comportamento de consumo e a ousadia de muitas empresas e profissionais do ramo na hora de chamar a atenção do cliente nos dão uma noção dos caminhos a serem seguidos e do que mais pode vir por aí.
O fim de 2018 está próximo e, como é de costume, é hora de fazer aquele tradicional balanço. Aqui na Leelah, a gente selecionou cinco estratégias que marcaram o marketing digital este ano e que certamente renderão ainda muitos frutos em 2019.
Acompanhe nosso artigo.
Destaques do marketing digital em 2018
Blog, links patrocinados, inbound marketing, chatbot, realidade virtual, e-mail marketing, automação de dados, redes sociais… O marketing digital possui uma infinidade de ferramentas para transformar sua empresa em uma máquina de vendas, não é verdade?
Então vamos falar delas.
As estratégias que selecionamos abaixo se destacaram ao longo de 2018 porque transformaram a experiência do usuário, desde a atração até a compra. E, justamente por isso, tendem a ganhar mais força no ano que vai chegar. Confira!
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Marketing de influência
Lembra quando publicamos aqui uma matéria sobre o Marketing 4.0? Esse conceito criado pelo pai do marketing, Philip Kotler, tem sido muito acatado pelas empresas. Ele está focado no marketing de influência, no marketing de indicação.
Com a quantidade de conteúdo produzido nos dias de hoje, fica difícil o consumidor tomar decisões rápidas, sem aquele medo de estar fazendo algo errado. E nessa hora os influenciadores chegam para clarear as ideias e apresentar o cenário de forma mais simples e direta, ajudando o consumidor a fazer suas escolhas com mais firmeza.
Além das personalidades, que ganham pontos por conta do apelo que já possuem, o colega mais próximo, o parente ou o vizinho também estão conectados e, por isso, elevaram seus status de influenciadores para uma dimensão muito maior.
Usando suas redes sociais para opinar sobre tudo, as marcas entraram de cabeça para levar conteúdo e ajudar seus usuários a entender melhor suas necessidades, criando uma relação ainda mais próxima com eles.
https://www.youtube.com/watch?v=yoefReSX3Ng
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Novas estratégias de conteúdo
Pensando em atrair o consumidor de diferentes formas, as empresas investiram mais em versatilidade. No caso do blog, por exemplo, há casos de empresas que mantiveram suas postagens, mas passaram a oferecer aos usuários a opção de ouvir o conteúdo enquanto realizam outras atividades.
Parece algo bem simples, mas oferecer opções de acesso ao conhecimento pode transmitir uma preocupação com o usuário.
Além de transformar o conteúdo em áudio, as empresas podem apostar em podcasts que complementam aquele conteúdo, tornando-o ainda mais rico e completo.
Outra estratégia bastante adotada pelas empresas é a live.
Usando plataformas como Youtube, Facebook e Instagram (por meio do IGTV), as empresas aumentaram sua visibilidade e o contato com o público, que usa essas oportunidades para aprofundar conhecimento, se aproximar da marca e tirar dúvidas.
O inbound marketing, estratégia que tem como objetivo oferecer conteúdos diferenciados de acordo com a jornada de vendas do consumidor e o funil de conversão, ainda é e vai continuar sendo uma poderosa ferramenta de vendas.
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Realidade virtual
O que era sinônimo apenas de diversão tem se transformando em uma poderosa ferramenta de vendas. De acordo com a ABI Research, consultoria com foco em inovação no mercado tecnológico, a venda de aparelhos de realidade virtual deverá crescer 84,5% até 2020, chegando a 50 milhões de unidades.
A realidade aumentada e a realidade virtual passaram a fazer parte das estratégias de vendas de empresas dos mais diferentes segmentos. Afinal de contas, a experiência do usuário é capaz de influenciar de maneira positivamente intensa a decisão de compra.
As imobiliárias, por exemplo, apostam na realidade virtual e em tours 360 para mostrar o interior das construções para os clientes, aumentando as chances de venda e de satisfação. As empresas de turismo também investem na realidade aumentada para dar ao cliente uma prévia de como seria estar em determinada cidade ou país.
O varejo não ficou de fora e passou a abraçar esses recursos tecnológicos para tornar a experiência de compra ainda mais completa e inesquecível. Não é à toa que o Worldwide Retail 2018 Predictions (Previsões para o Varejo em 2018), realizado pela Internacional Data Corporation (IDC), prevê que, até 2021, a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas aumentarão a satisfação do cliente em até 20%, a produtividade dos funcionários em até 15% e o estoque em até 25%.
https://www.leroymerlin.com.br/institucional/tour-virtual-360-loja-niteroi-rj
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Chatbot
A inteligência artificial tem se tornado relevante quando os assuntos são relacionamento e experiência do usuário. Tempo é dinheiro tanto para empresa quanto para o consumidor, e para perder a atenção do público basta demorar para atender às suas vontades.
Para reverter situações assim, muitas empresas passaram a contar com a ajuda de robôs para esclarecer as dúvidas mais comuns dos clientes que acessam suas páginas, tanto no site quanto nas redes sociais. Em caso de situações mais específicas, o diálogo é passado para um atendente profissional.
Quanto mais avançada for a configuração da máquina, mais poderosa ela se torna na hora de melhorar a experiência do consumidor. Além de esclarecer dúvidas, o chatbot pode oferecer outras opções de compra como forma de retenção e preocupação com as necessidades do cliente.
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Automação de marketing
O uso de ferramentas automatizadas no marketing digital tornou-se obrigatório.
A quantidade de dados gerados é tão grande que uma mensuração de resultados ou extração de relatórios se tornaria extremamente morosa e até mesmo inviável.
A automação de marketing é um dos recursos do marketing digital que, quando bem utilizado e sustentado por uma estratégia bem definida, pode fazer as vendas ocorrerem de forma natural, sabe?
Mas, entenda: a automação de marketing vai muito além do envio automático de e-mails, ok? Ela pode ajudar a identificar potenciais compradores, direcionar a comunicação e até mesmo funcionar como mais um vendedor no seu time, trabalhando 24 horas por dia e sete dias por semana. Fazendo um paralelo com o futebol, seria o décimo segundo jogador na sua estratégia.
Ah, e uma coisa precisa ser ressaltada: as ferramentas digitais nunca vão parar de evoluir, mas elas só darão resultado quando a estratégia for bem planejada e o uso desses recursos for feito da maneira certa. Uma Ferrari não serve para nada se você não sabe como tirar proveito de sua potência!
Exemplo – nuvem de logos de ferramentas de automação
G:\Meu Drive\CLIENTES\Leelah\Blog\2018\IMAGENS\Estrategias-2018
Muita coisa boa ganhou visibilidade em 2018 e tem tudo para dar certo em 2019. Citamos apenas algumas e achamos que esse assunto é tão rico que seria ainda mais interessante se fosse acompanhado de um bom café. Que tal? Venha conversar com a gente e fazer uma consultoria de marketing digital!
Espero que seu ano de 2018 tenha sido bem-sucedido. E se precisar de uma agência de marketing digital no ABC para lhe dar uma ajuda, conte com a gente. Que venha 2019!