A Black Friday se transformou em uma das datas mais importantes de vendas para diversas empresas. Com promessas de descontos arrasadores, milhares de pessoas ficam de olho na internet, sedentas para não perderem a chance de comprar aquele tão sonhado produto por um preço bem atrativo.
E justamente por saber que os clientes estarão de olho é que as empresas precisam investir assertivamente no marketing digital e usar todas as estratégias possíveis para aparecer melhor nas redes sociais, nos resultados orgânicos e nos anúncios no topo do Google.
Os números de vendas previstos para este ano de 2018 são animadores. De acordo com estimativa da E-Consulting, a Black Friday deve movimentar R$ 4,11 bilhões no e-commerce, 11% a mais do que em 2017. Além disso, o tíquete médio de compra será de R$ 822, 00, lembrando que no ano passado foi de R$ 770,00.
Como destacar sua empresa na Black Friday
Se você é uma dessas empresas que pretende aproveitar a Black Friday para dar uma alavancada nas vendas e se tornar ainda mais conceituada entre os clientes, a Leelah separou algumas dicas para você.
-
Valorize as redes sociais
Se você já usa Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e outras mídias sociais para publicar periodicamente sua marca e seus produtos, é hora de potencializar esse trabalho de engajamento nas redes sociais.
Use posts para fazer contagem regressiva, vá anunciando as vantagens que os clientes terão ao acessar a sua loja virtual e aposte em alguns gatilhos mentais, entre eles o de oportunidade e o de urgência.
Outra estratégia bem legal de fazer na Black Friday é usar depoimentos de pessoas que já compraram de você, para convencer outros potenciais consumidores. O ideal é fazer o testemunhal em vídeo.
Sempre que possível, impulsione seus posts para que eles tenham um alcance significativo. Sem colocar investimento, dificilmente sua mensagem será vista por muita gente organicamente.
LEIA MAIS: Como funciona o lookalike do Facebook?
-
Use o e-mail marketing para fidelizar clientes
Outro gatilho mental poderoso que você deve usar em suas mensagens de e-mail marketing é o da exclusividade.
Selecione os clientes com maior potencial de compra, ou que já compram em sua loja, e ofereça algo bem personalizado.
Eles se sentirão tão importantes que dificilmente recusarão a chance de obter algo com um preço especial ou condições diferenciadas. Mas lembre-se: essa condição deve ser realmente vantajosa, e não uma propaganda enganosa.
-
Capriche nos anúncios
Se sua empresa já investe em links patrocinados no Google, reveja os seus anúncios! Será que eles estão realmente atrativos? Será que eles respondem ao que o consumidor está buscando?
Outro ponto muito importante que pouca gente dá importância: muitas empresas fazem anúncios no Google, mas quando a pessoa clica na mensagem vai para uma página do site que não está preparada para vender. Outras vezes, pior, o link vai para a home do site, e não especificamente para a página do produto que você quer divulgar.
Portanto, capriche na entrega do seu anúncio, faça um bom texto de venda, descreva todas as vantagens de seus produtos e serviços, ofereça ofertas realmente de Black Friday e facilite o contato e o processo de compra.
Se você ainda não trabalha com links patrocinados, esta é a hora! Caso precise, contrate um especialista em Google Ads para colocar a sua campanha no ar de forma bem feita e profissional.
-
Use vídeos para instruir melhor o seu cliente
Os vídeos são ferramentas muito importantes no marketing digital. Use-os para dar assistência, fazendo tutoriais sobre produtos, divulgar a marca e anunciar como sua empresa irá participar da Black Friday.
Dessa forma, você já educa o seu cliente e ele não perde tempo tentando descobrir o que está em promoção no seu site.
LEIA TAMBÉM: SEO para YouTube, dicas de como otimizar vídeos
-
Aposte no Omnichannel para vender mais!
Sabe aquela estratégia de começar a venda em um canal e terminar em outro? Se você possui loja física e online, não perca a oportunidade de atrair o público nos dois canais. Dê a ele, por exemplo, a opção de comprar pela internet e retirar na loja no mesmo dia ou no dia seguinte.
Ofereça mais vantagens e promoções na loja, para incentivar a compra também no ambiente físico.
Outra opção é usar as estratégias online para levar as pessoas para a loja física.
A Black Friday oficialmente acontece na última sexta-feira de novembro, mas há empresas que fazem promoções durante todo o mês, na semana toda ou ainda estendem as promoções até o fim do mês. Tudo depende da estratégia e do planejamento do seu negócio.
Independentemente do plano que você tem para a Black Friday, não abra mão das ferramentas úteis de marketing digital, tanto para planejar e executar, quanto para monitorar resultados e emitir relatórios.
Caso você precise uma consultoria de marketing digital, conte com os profissionais da Leelah Marketing Digital. Teremos grande prazer em atender você!