20 ferramentas úteis de marketing digital para o seu negócio
Para colocar em prática suas estratégias de marketing digital, nada melhor do que reunir uma série de ferramentas úteis para executar os projetos de forma mais fácil e rápida.
Como muitos recursos são pagos, é importante pesquisar bem e investir em ferramentas que realmente vão otimizar e tornar as ações de marketing digital mais efetivas.
Depois de montar uma lista de apps interessantes (veja aqui), a Leelah Marketing Digital fez uma pesquisa e selecionou 20 ferramentas úteis que podem ajudar você a obter bons resultados para o seu negócio.
20 ferramentas úteis de marketing digital
Confira abaixo a lista que elaboramos e veja quais recursos mais se encaixam nas estratégias que você pretende desenvolver para alavancar as suas vendas:
01 – Word2CleanHTML
Normalmente, a gente escreve o texto em uma plataforma de texto e só depois de formatá-lo do jeitinho que queremos, com negritos, itálicos e links, é que passamos para o WordPress e fazemos a otimização necessária. Mas com a ferramenta Word2CleanHTML a tarefa ficou ainda mais fácil. Ela converte um texto.doc em html e deixa tudo pronto para ser publicado nas plataformas de blog.
02 – AdBeat
Já imaginou poder dar uma olhada nos anúncios de outras empresas e descobrir novos concorrentes usando ferramentas úteis? A AdBeat é uma das que ajuda você a planejar melhor seus anúncios para alcançar melhores resultados. Você pode degustar os recursos por 30 dias e os pacotes pagos começam em US$ 99,00 mensais.
03 – Hemingway App
Uma das formas de alcançar uma audiência maior usando o marketing de conteúdo é apostando em textos com linguagem simples e acessível. E para se certificar de que suas palavras serão entendidas da maneira certa, o Hemingway App faz uma revisão, indicando as frases, palavras e expressões que podem comprometer a qualidade do seu texto. Ao final, o conteúdo recebe uma nota. Quanto menor, melhor a avaliação.
04 – AdGooroo
Usando esta ferramenta, você consegue monitorar os anúncios de até dez concorrentes, todos organizados de acordo com page view (número de visualizações de páginas). Com o AdGoooroo também dá para saber o posicionamento de cada anúncio e a incorporação de pesquisas por palavras-chave.
05 – Similarweb
Quer entender melhor como seus concorrentes atuam no mercado? A SimilarWeb pode ajudar. Na lista de ferramentas úteis, esse recurso faz um monitoramento de competitividade, oferecendo dados sobre engajamento social, conteúdos relevantes, tráfego, entre outros.
06 – KeywordSpy
Essa ferramenta tem como foco mostrar para você a lista de palavras-chave que os seus concorrentes estão usando e o valor que gastam de Adwords. A KeywordSpy pode ser uma forma interessante de monitorar a performance das outras empresas e planejar com calma as próprias ações. Em inglês.
07 – Infogr.am
Se a proposta é enriquecer o conteúdo e atrair mais usuários, que tal apostar nos infográficos? O Infogr.am possui dezenas de layouts bem bacanas e recursos bem interessantes para deixar seu infográfico bem completo e atrativo. Vale a pena conhece esse programa e suas ferramentas úteis!
08 – Crello
Criar imagens para redes sociais, pôsteres e outras materiais de divulgação fica mais fácil com o Crello. Você escolhe a imagem e pode formatar do jeito que quiser. O site possui imagens e fotografias próprias e permite a criação de trabalhos animados.
09 – Buzzsumo
Esta ferramenta é uma importante parceira de quem desenvolve conteúdo. O Buzzsumo mostra os artigos mais acessados do momento de acordo com a palavra-chave que você escolher. É possível segmentar os resultados apresentados por data.
10 – Hotjar
Muito se fala em experiência do usuário ou UX, mas poucas exatamente sabem como planejá-la e mensurá-la. Pensando nisso, a ferramenta Hotjar monitora as interações dos usuários por meio de dados e mapas de calor.
11 – Alertas do Google
Esse recurso oferecido por um dos maiores buscadores do mundo ajuda você a ficar por dentro dos assuntos relacionados ao seu ramo de atuação. Além de saber o que andam falando sobre o assunto, a lista de resultados personalizada dos Alertas do Google pode servir de insights para bons conteúdos. Basta entrar na página, escrever as palavras-chave que lhe interessam e definir com que frequência deseja receber os e-mails.
12 – Reach Mail
Ao criarmos uma campanha de email marketing, precisamos ter diferentes versões para saber qual engaja mais. Esse teste A/B pode ser feito com a ajuda do Reach Mail. Ela dá ao usuário a chance de testar até cinco campanhas de maneira simultânea, mexendo em diferentes campos para ver qual composição fica mais adequado.
13 – Fanpage Karma
O Facebook possui uma série de métricas que ajudam você a traçar estratégias para engajar melhor o seu público. E existe uma ferramenta que vai além: a Fanpage Karma. Com ela você pode inserir a URL de qualquer fanpage, inclusive de concorrentes, e obter uma série de métricas de desempenho interessantes.
14 – Quora
Quora é ferramenta é uma rede social bem conhecida pelos profissionais que trabalham com marketing digital. Nela você seleciona os assuntos de maior interesse, faz uma pergunta sobre estes ou outro assunto, seleciona o idioma e recebe uma lista de resultados com materiais que ajudam a esclarecer suas dúvidas. O material apresentado pelo Quora servirá de base que você ter ótimos insights de conteúdo.
15 – Unbounce
Quer criar landing pages do seu jeitinho, mas não possui grandes conhecimentos de layout? Então você precisa conhecer a ferramenta Unbounce. Ela possui uma série de ferramentas úteis para você montar sua landing page, como imagens, textos, botões e formulários, além de ações de otimização. Outra vantagem é que a Unbouce é compatível com ferramentas de gerenciamento de conteúdo, CRM, automação de marketing etc.
16 – Survey Monkey
Questionários são ótimas maneiras de conhecer melhor os nossos clientes e coletar dados que nos auxiliem a definir estratégias com mais precisão. Para facilitar essa ação existe o Survey Monkey, uma ferramenta que serve para fazer pesquisas online. E o melhor: é grátis!
17 – MOZ
A ferramenta MOZ é capaz de avaliar a relevância de uma página, basta instalá-la na barra do Chrome. Ao digitar uma palavra-chave, o MOZ avalia os resultados e mostra a autoridade que cada página e de cada domínio. Com esses dados, você avalia quantos links apontam para cada resultado, o grau de dificuldade de ranqueamento de determinada palavra-chave e que tipo de estratégia deve ser adotar para o seu site conquistar um bom posicionamento nos resultados orgânicos do Google.
18 – Beacon
Para atrair bons clientes é preciso que a sua empresa ofereça um conteúdo relevante. Além de bons textos de blog e infográficos uma boa estratégia de geração de lead é o ebook. E sabia que existe uma ferramenta que ajuda você a montar um desses em pouco tempo? É a Beacon. A plataforma transforma seus posts de blog em ebooks. Você escolhe o layout, dispara e mensura os resultados.
19 – Powtoon
Que tal dar uma boa inovada nas suas apresentações e usar vídeos animados para tornar os conteúdos ainda mais relevantes? A ferramenta Powtoon ajuda você a criar a editar vídeos curtos ou longos. O trabalho final é muito semelhante a um desenho animado.
20 – Answers de Public
Precisa de um planejador de palavras-chave inteligente? Conheça a ferramenta Answer the Public. Você escreve a palavra-chave, escolhe o idioma e os resultados mostram como esse termo é usado nas pesquisas pelos usuários. É uma incrível plataforma para gerar insights de conteúdo que atendam prontamente às necessidades dos usuários.
Você conhece outras ferramentas úteis de marketing digital para otimizar os negócios e aumentar as vendas? Inclua as suas dicas aqui nos comentários! Certamente você irá ajudar outros usuários que acessam nosso site.
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Denis Minchiotti
Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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