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Como usar memes para engajar o público?

por | 21 mar, 2019 | Mídias Sociais

Você já percebeu que os memes aparecem e desaparecem nas redes sociais num piscar de olhos, não é mesmo?

As empresas que sabem aproveitar a “febre” de um fato, seja pelo lado engraçado ou curioso, podem conseguir aumentar o engajamento do público e, consequentemente, alavancar as vendas.

Mas como usar memes da maneira certa e não correr o risco de arranhar a imagem da empresa ou comprometer a seriedade do negócio?

Eu acredito que o grande segredo para uma empresa fazer sucesso com memes no marketing digital é criar um meme que realmente tenha conexão com o negócio dela e com o DNA da marca.

O que acontece é que, muitas vezes, na ânsia para não ficar de fora de uma moda, a empresa mete os pés pelas mãos, causando efeito totalmente contrário daquele que foi idealizado. É preciso ter bom senso para não errar.

Sendo assim, penso que o uso de memes deve obedecer a três pilares:

1 – Conveniência
2 – Timing
3 – Personalização

Vou falar de cada um deles nas dicas a seguir, ok?

 

Dicas de como usar memes

É preciso analisar e planejar com calma as estratégias que levam memes em sua composição para não fazer feio. Veja quais pontos levar em consideração:

 

Conveniência: analise se o post é realmente importante para o negócio

Um meme se espalha numa velocidade imensurável. Em poucos segundos, ele ganha as redes sociais, os grupos de WhatsApp e as rodinhas de conversa. E, diante de tanta gente comentando, é claro que as empresas querem fazer parte do assunto e não medem esforços para usar os memes em suas estratégias de marketing digital.

Porém, nem tudo convém. Dependendo da linguagem que a sua empresa vem utilizando e do público que ele engaja, a inserção de um meme na rotina pode causar espanto.

Na grande maioria dos casos, o meme é visto como algo descolado, comportamento que não está alinhado com todos os tipos de empresa.

Na dúvida, consulte outros profissionais da empresa e peça opinião de pessoas que você confia antes de publicar.

 

Timing: não deixe o assunto esfriar

Da mesma maneira que o meme nasce, ele morre. Ele pode ser cíclico sim, mas ele tem seus momentos de pico. Sendo assim, para fazer sucesso no mundo dos memes, é importante que as equipes de planejamento e execução estejam muito bem alinhadas, de forma que a ideia saia do papel enquanto o assunto ainda está quente.

Perder o timing do meme pode fazer com que a empresa ganhe o status de “atrasada”, se assemelhando àquele tio que sempre ri por último das piadas, sabe?

Ou pior, pode parecer que a empresa fez a postagem apenas para não ficar de fora do assunto do momento, deixando de lado o planejamento, o propósito da postagem.

Essa postura não é interessante para a empresa e pode deixar uma imagem ruim para o público. Se perder o timing, não publique!

 

Personalização: adapte o assunto para a realidade da sua empresa

A empresa tem tudo a ver com o público que está usando o meme nas redes sociais? O assunto está super em alta? Ótimo!

Agora é hora de planejar como inserir a marca no contexto do meme, de maneira criativa, de forma que o público compre a ideia da empresa e jogue junto.

Esse é o ponto-chave. Os seguidores precisam entender que o meme se encaixou perfeitamente na proposta da empresa e não que a marca mudou sua comunicação só para ganhar curtidas, entende? O público é inteligente e percebe essa jogada na hora!

Quer exemplos? Separamos alguns para você, dos atuais aos mais antigos que ficaram na memória:

Exemplo 1: Ó o gás – Hit do Carnaval 2017 dançado pela Turma da Aventura

 

Exemplo 2: Habib’s se rendeu ao meme do Dinofauro aful

 

Exemplo 3: o meme “é verdade esse bilete” foi usado por várias marcas. Uma delas foi a M&Ms.

 

Exemplo 4: o hit “O nome dela é Jennifer” foi usado de maneira bem criativa pela Burger King. Ao darem match com a Jennifer do Burger King, os usuários ganhavam descontos.

 

Exemplo 5: os sucessos do Raça Negra grudam no ouvido. E para aproveitar um dos trechos que não saem de moda, “Então me ajude a segurar essa barra que é gostar de você”, A Hersheys criou uma promoção tendo como garoto-propaganda justamente o vocalista do grupo.

 

Exemplo 6: e claro, não podemos nos esquecer do meme mais quente do momento, Bettina da Empiricus. Depois que dizer que tem apenas 22 anos e mais de 1 milhão de reais na conta, a moça virou assunto e tema para muitas piadas que foram desde economia financeira às piadas mais escrachadas. Teve até marca que aproveitou o assunto pra não reforçar seus produtos no mercado.

meme bettina empiricus

Usar memes nem sempre dá certo, mas dependendo do perfil da empresa e do público, vale o risco, desde que os pilares sejam avaliados com atenção.

Se precisar de ajuda para não ter que gastar parte do faturamento com gestão de crise, procure consultoria de marketing digital para obter orientações.

E se precisar de uma agência de marketing digital no ABC para lhe dar uma ajuda, conte com a gente!

Até o próximo artigo!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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