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7 dicas para montar uma campanha no Google Ads do zero

por | 10 out, 2019 | Dicas de Marketing Digital

Investir em Google Ads é, sim, uma maneira bem interessante de aparecer para os usuários que buscam seu produto ou serviço na internet e aumentar as chances de venda.

Mas, para obter bons resultados com Google Ads, é preciso saber montar uma boa campanha, encontrar as palavras-chave certas, escrever um anúncio atrativo e segmentar adequadamente as pessoas. Caso contrário, você vai desperdiçar tempo e dinheiro e ainda não vai atrair os clientes certos!

Por isso, se a sua intenção é investir no Google Ads para colocar a sua empresa nos primeiros resultados pagos de busca, será necessário realizar um bom planejamento e extrair o máximo possível da plataforma do Google.

LEIA MAIS: Como investir em anúncios na internet?

 

Dicas para montar uma campanha eficiente no Google Ads

Seja para desktop, seja para mobile, as empresas precisam ser estratégias e assertivas na hora de montar suas campanhas no Google Ads.

Ao acertar nas palavras-chave, no título e na descrição do anúncio, maiores são as chances de o produto/serviço aparecer exatamente nos resultados na hora que os usuários estão buscando determinado serviço ou produto.

Entenda alguns pontos importantes para que sua campanha seja bem-sucedida:

  • Tenha conhecimento do seu mercado de atuação

    Esse será o ponto-chave para que você tenha noção de como se destacar e atingir as pessoas certas e realmente interessadas no seu negócio.

Entender como as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço na internet é o ponto de partida para acertar na sua campanha.

Ah, essa pesquisa se estende aos seus concorrentes. Veja o que eles estão fazendo de certo e como você pode ganhar destaque.

  •  Defina as palavras-chave para o seu negócio

    Ao entender como as buscas pelo seu produto acontecem, você precisa definir quais palavras vão “acionar” o seu anúncio na rede de pesquisa do Google. Se você vende comida natural para cachorro, mas entende que as pessoas buscam também por comida saudável para cachorro, inclua os dois termos na configuração de seus anúncios.

  • Atenção para incluir palavras-chave negativas

    Além de escolher quais palavras vão fazer com que seu anúncio apareça, também é importante configurar palavras-chave negativas, ou seja, aquelas que você não quer que seu anúncio seja exibido. Por exemplo, se a sua loja vende somente calçados femininos, você pode colocar como palavra-chave negativa termos como “masculino”, “para homens”, etc.

CONTINUE LENDO: Como buscar palavras-chave estratégicas para o seu negócio 

 

  • É hora de criar a campanha e os anúncios

    Depois de configurar as palavras-chave da sua campanha, invista um tempo pensando no anúncio. Faça um título chamativo, use uma descrição convincente e mostre todos os diferenciais do seu negócio: preço, promoção, frete grátis, alta qualidade, etc.

  • Valorize as extensões

    Para aumentar as chances de visibilidade do anúncio, as extensões de chamada (telefone), local, oferta, entre outras, ajudam bastante para dar mais destaque à sua campanha. Sempre que possível, acrescente extensões no Google Ads.

  • Atenção ao conteúdo do site

    Todo anúncio clicado leva para alguma página do seu site. Escolha com critério e estrita relação para onde vai levar seu possível comprador. Se o anúncio vende mochilas infantis, certifique-se que o usuário está sendo levado para a página certa ao clicar no anúncio. Já vi casos que a pessoa era levada para a home do site e tinha que perder tempo procurando onde estava o produto de interesse.

  • Coloque as tags corretamente

    Para saber se os anúncios estão, efetivamente, dando o resultado esperado, você precisa medir. E essa medição é feita com a inserção de tags (códigos) dentro do seu site, para que o Google consiga mensurar as conversões (vendas, cadastros, preenchimento de formulários etc.) vindas a partir da sua campanha.

  • Replique o que deu certo e mude o que deu errado

    A gente aqui da Leelah não se cansa de falar isso: ações de marketing digital precisam ser medidas sempre! Analise a performance dos seus anúncios, replique os acertos para outros anúncios que vier a fazer e mude a estratégia sempre que necessário para fazer seu investimento virar conversão.

Lembre-se que cada tipo de público e produto exige um tipo de texto e um tipo de conteúdo de atração. Por este motivo, é necessário mensurar os indicadores e buscar maneiras de aprimorar sempre as suas campanhas!

Os números do Google Ads

Cada vez mais empresas enxergam o Google Ads como uma plataforma eficaz para aparecer no maior mecanismo de busca do mundo.

De acordo com Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil, divulgado pelo Google em março deste ano, as ferramentas de busca e publicidade da plataforma, entre elas, o Google Ads, geraram R$ 41 bilhões em impacto econômico somente em 2018.

Esse valor beneficiou as 60 mil empresas e organizações sem fins lucrativos que utilizaram as ferramentas do Google. As estimativas do relatório revelam ainda que cada empreendedor ganha entre R$ 5,75 e R$ 12,50 em vendas para cada real investido no Google Ads.

Outro estudo, o Latin America Ad Spending, realizado pela eMarketer, informou que este ano os investimentos em publicidade digital deverão chegar a US$ 9,17 bilhões na América Latina, 14,1% a mais do que em 2018.

Considerando o investimento geral em publicidade digital, a previsão é que o Brasil lidere a publicidade em mídias digitais na América Latina em 2019, respondendo por 53,7% de todo o investimento.

Quando se fala em anúncios em Google Ads, é importante considerá-los não apenas para formato desktop. Isso porque, ainda de acordo com a eMarketer, os dispositivos móveis representarão 62,7% dos gastos com publicidade digital na América Latina em 2019. A expectativa é que essa fatia suba para 81,3% em 2023, com um investimento de US$ 10,47 bilhões.

LEIA TAMBÉM: Vendas mobile: um caminho sem volta 

Ainda em relação ao mobile, o Brasil também tende a liderar os investimentos este ano, assumindo 50,7% de todo valor investido na América Latina. Na sequência estarão México (17,7%) e Argentina (4,2%).

Quer que a sua empresa ganhe mais visibilidade por meio de anúncios? Então mãos à obra!

Se precisar de ajuda para criar uma campanha para alavancar as vendas do seu negócio, a nossa consultoria de marketing digital está à sua disposição!

E sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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