Tenha um stand de vendas 24h por dia trabalhando por você
Abrir uma loja virtual é como ter um stand de vendas disponível para o cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Seja no desktop ou em dispositivos móveis, com apenas alguns cliques os visitantes podem conferir detalhes dos produtos ou serviços disponíveis e efetuar a compra com comodidade e segurança.
O e-commerce é uma estratégia bem interessante de venda de produtos e serviços. Usando plataformas cada vez mais intuitivas, é possível montar um stand de vendas com investimento inicial geralmente baixo.
Mas, calma! Não basta criar sua loja e achar que os clientes virão como num passe de mágica! Assim como numa loja física, é preciso divulgação, alta capacidade de gestão, um bom planejamento estratégico e a adoção de algumas ferramentas de automação de marketing.
Vamos falar mais sobre este importante stand de vendas em nosso artigo, ok?
E-commerce: um stand de vendas promissor
Em 1979, quando Michael Aldrich inventou um sistema pioneiro que processava transações online B2C (de empresa para consumidor) e B2B (de empresa para empresa), talvez ele nem imaginasse que o e-commerce ganharia tanta projeção.
Os anos 1990 chegaram, Tim Berners-Lee ajudou a popularizar a World Wide Web (www) e as transações comerciais eletrônicas ganharam novos formatos.
E, se você quer saber, os números comprovam que ter um stand de vendas virtual pode ser bastante promissor para a sua empresa.
Brasil superou a marca de 600 mil sites de e-commerce em 2017. Em 2016, eram 547 mil e, em 2014, 360 mil.
O e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões. Além disso, 2018 pode registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um tíquete médio de R$ 310.
No ranking das regiões com melhor taxa de conversão média, o Sul lidera com 1,5%. Depois vem o Sudeste (1,4%), Centro-Oeste (1,3%), Norte (1,0%) e Nordeste segura a lanterna com 0,9%.
Img dos nichos que mais faturaram no primeiro semestre de 2017:
http://www.profissionaldeecommerce.com.br/webshoppers-36-e-commerce-primeiro-semestre-2017/
Fontes: O Perfil do E-commerce Brasileiro 2017 (PayPal), Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Webshoppers 36ª edição – 2017 (Ebit).
Se você é um empresário, possui bons produtos ou serviços e deseja usar a internet como um stand de vendas 24h, aproveite os dados que citamos acima para analisar o mercado com calma e fazer um bom planejamento de marketing digital para o seu negócio!
Precisa de algumas orientações? Continue lendo o artigo!
Como montar um bom stand de vendas na internet
Antes de qualquer coisa, você precisa definir o tipo de negócio você pretende criar, ou seja, se seu stand de vendas virtual será B2B (de empresa para empresa), B2C (de empresa para consumidor) ou C2C (de consumidor para consumidor), e se seus produtos serão físicos ou digitais.
Depois de definir o que pretende vender, qual o perfil do cliente e quais serão os fornecedores, seu stand de vendas precisa de uma boa plataforma para se hospedar e garantir a qualidade do serviço esperada pelo cliente.
Existem muitas plataformas disponíveis para você montar seu e-commerce. Nós vamos citar três aqui para você:
Woocommerce: este plugin gratuito permite que você venda qualquer tipo de produto (físico ou digital). Integrável ao WordPress, oferece uma gama bem ampla de configurações com controle total, entre formas de pagamento (são mais de 100), tipos de entrega e extensões como o Google Analytics para você fazer a mensuração dos resultados do seu stand de vendas.
Confira abaixo o vídeo (com legendas em inglês), feito pela própria plataforma:
https://www.youtube.com/watch?v=1KahlicghaE
Loja integrada: esta plataforma permite que médias e pequenas empresas configurem seu stand de vendas do jeito que quiserem. De forma intuitiva, é possível configurar todos os processos com facilidade.
A Loja Virtual oferece planos gratuitos e pagos e integração com Marketplaces. E todo o projeto do cliente fica salvo na nuvem.
Assista ao vídeo narrado em português sobre o funcionamento da Loja Virtual:
https://www.youtube.com/watch?v=vIEtEnr_5m0
Mercado Livre: quem tem uma loja virtual pode integrá-la ao Mercado Livre. Ao habilitar a integração nesta plataforma de marketplace, o responsável pelo stand de vendas preenche os dados, escolhe quais produtos deseja vender na plataforma e quais serão as formas de divulgação, pagamento e entrega das mercadorias.
No vídeo abaixo, narrado em português, o Mercado Livre ensina como fazer um bom anúncio na plataforma para destacar seus produtos.
https://www.youtube.com/watch?v=w50UK9U9qqk
Mas você deve estar se pergunta: qual deles escolher? Se estiver começando e sem clientela, opte pelo marketplace. Neste shopping virtual você poderá oferecer seus anúncios juntamente com outras empresas/pessoas, atraindo compradores não pela sua marca, mas pelo seu preço competitivo, qualificação do serviço, anúncio e forma de entrega.
Como potencializar a performance do meu stand de vendas?
Como falamos, um e-commerce funciona como um stand de vendas, mas como qualquer outro negócio precisa de investimento para colocar produtos e serviços em evidência, além, claro, de mensurar os resultados. Por isso, nunca abra mão das ferramentas de marketing digital, ok?
Vamos deixar aqui algumas dicas:
Otimize seu e-commerce
Recorra às técnicas de SEO para tornar as páginas amigáveis e, assim, conquistar uma boa posição nos resultados do Google
Invista em anúncios pagos
Aposte nos links patrocinados e em programas de afiliados para aumentar a visibilidade do seu stand de vendas e dos produtos e serviços.
Relacione-se com os clientes
Ferramentas de automação de marketing para envio de e-mail e gestão de CRM ajudarão você a fazer um bom marketing de relacionamento e definir estratégias diferentes e simultâneas para manter seus clientes de perfis diferentes sempre por perto.
Tenha um blog
Por meio de conteúdos relevantes postados em um blog você terá a chance de educar e informar o cliente a respeito dos seus produtos, oferecer boas dicas e ainda se tornar um autoridade no segmento no qual sua empresa atua.
Use as redes sociais
Estude onde está o seu cliente e se faça presente nas redes sociais que eles acessam. Faça posts de engajamento e divulgue seus produtos e promoções do seu stand de vendas. Este pode ser um poderoso canal de comunicação com o seu cliente.
Quanto ao stand de vendas em si, temos as seguintes dicas para você:
– Garanta a segurança do seu site de seus clientes na hora da compra com o certificado de segurança SSL.
– Invita em um site responsivo e melhore suas vendas mobile.
– Ofereça várias opções de pagamento e entrega.
– Atraia o cliente com bons valores de fretes e com gratuidades quando for possível.
– Descreva em detalhes os produtos. Quanto mais informação, mais bem preparado o cliente estará para comprar o seu produto.
– Capriche na apresentação visual dos produtos.
– Abra bons canais de comunicação com o cliente, como chatbots e whatsapp business, por exemplo.
– Aumente a permanência do cliente nas suas páginas oferecendo outras sugestões de compras.
– Acompanhe os reviews para entender as necessidades dos clientes e identificar as melhorias que devem ser feitas nas suas páginas.
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