Psicologia das cores: como usar esta técnica para vender mais?
Você já comprou um produto só porque ele tinha uma embalagem bonita ou colorida? Isso tem a ver com a psicologia das cores.
Trata-se de uma técnica que estuda a relação entre as cores e a forma como o cérebro as interpreta e as relaciona com sensações e sentimentos diversos.
Ah, agora tudo faz sentido, né?
As cores exercem um poder de influência muito grande em qualquer decisão que tomamos no dia a dia. São elas que nos ajudam a definir as roupas que vamos vestir, os objetos que vão decorar nossa casa, o lugar onde vamos entrar e sentar para comer, entre outras situações.
E quem trabalha com marketing digital precisa entender a psicologia das cores para interagir de maneira estratégica com os consumidores, incentivando-os a gostar de determinada marca ou empresa e a compra de determinado produto ou serviço.
A psicologia das cores no marketing digital
As cores chamam muita atenção no mundo da publicidade. Em diversos casos, a cor se torna mais importante do que o texto ou a imagem escolhida. Isso porque cada tom possui um significado que, quando bem alinhado com a mensagem que a marca pretende transmitir, atrai o consumidor.
LEIA MAIS: O que é branded content e como ele pode ser poderoso?
Um exemplo bem clássico que podemos citar aqui é o McDonalds. As cores amarelo e vermelho são bastante usadas no segmento de alimentação. Elas indicam, respectivamente, agilidade e atenção/desejo.
Dessa forma, a marca quer dizer que, ao entrar na loja, a fome do cliente será saciada com rapidez, já que estamos falando de um fast food.
Podemos citar ainda as empresas focadas em sustentabilidade, reciclagem e meio ambiente. O verde sempre se faz presente, porque remete à natureza e à esperança de novos tempos, de um mundo melhor e mais feliz.
Existem muitos estudos sobre a relação entre cores e o comportamento do consumidor. Abaixo, separamos alguns dados interessantes para você:
O grande desafio dos profissionais que trabalham com marketing é entender que o ser humano vivencia as mais diferentes emoções em um mesmo dia, e esse fator pode influenciar constantemente nas decisões de compra.
Sendo assim, é importante que as marcas utilizem as combinações das cores de maneira assertiva, para que consigam despertar a atenção do consumidor e transmitir as atitudes e conceitos que elas tanto buscam. Afinal de contas, as pessoas abraçam marcas que resolvam problemas e ofereçam experiências inovadoras.
Quais os significados das cores?
As cores que usamos, seja na publicidade, seja no dia a dia, possuem mais de um significado. Confira:
Psicologia das cores: empresas que dão bons exemplos
Conheça as empresas que sabem usar a psicologia das cores para transmitir seus valores e conquistar clientes:
Viu só como a psicologia das cores pode ajudar sua empresa a vender mais? Se você quer aprender a usar as cores de maneira mais estratégica nas suas campanhas de marketing digital, conte com a ajuda de uma consultoria de marketing digital. Por meio dela você terá à disposição profissionais que vão ajudar você a melhorar seus gráficos de vendas!
E se você gostou do nosso artigo, deixe sua opinião nos comentários! Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe-os em suas redes sociais.