O tema inteligência artificial ainda arrasta muita gente para o cinema. É instigante para o grande público ver máquinas adquirindo conhecimento e realizando ações que parecem totalmente fora da realidade.
Entretanto, a vida vem imitando a arte e muitas coisas antes vistas apenas na telona já fazem parte do dia a dia de muitas empresas. A Bia do Bradesco, a Lu do Magazine Luiza, e a assistente do Google são exemplos de como a inteligência artificial já faz parte da rotina das pessoas.
O marketing digital tem apostado nesse mecanismo com sucesso para agilizar tarefas e otimizar resultados há algum tempo.
Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para o seu negócio e como ela já se faz presente nos relacionamentos entre empresas e consumidores.
Antes de tudo, o que é inteligência artificial?
Inteligência artificial é a capacidade que robôs, computadores e demais softwares possuem de “pensar” como os seres humanos.
Assim como o homem, essas máquinas vão ampliando seus conhecimentos de maneira permanente, a partir do próprio aprendizado e do aprendizado adquirido por outras máquinas.
Já é possível identificar essa incrível capacidade das máquinas em ação no marketing digital e avaliar o quanto esse recurso pode ser bom para as empresas.
Nós listamos aqui três importantes benefícios:
1 – Automação do marketing
Nas mais diferentes tarefas, o uso da inteligência artificial pode automatizar campanhas de marketing com base nas preferências e hábitos dos consumidores.
2 – Otimização do tempo
Delegar tarefas para as máquinas pode gerar alguns benefícios, entre eles a redução de tempo. Assim, profissionais mais estratégicos podem focar seus esforços para fazer análises dos resultados e desenvolver campanhas inovadoras.
3 – Melhoria na mensuração de dados
Máquinas compilam informações com agilidade e grande precisão, o que pode ser um fator aliado para empresas que trabalham com dados.
Exemplos de inteligência artificial no marketing digital
A sua empresa já usa inteligência artificial no dia a dia ou nas estratégias de marketing? Aqui, separamos quatro maneiras de inserir este recurso tecnológico no seu negócio. Veja:
Chatbots
De acordo com dados do Gartner, cerca de 85% das interações entre consumidores e marcas se darão por meio de inteligência artificial.
Hoje já é possível identificar muitos chats de e-commerce que contam com inteligência artificial para fazer o primeiro contato com o cliente e responder a perguntas mais simples. Quando a dúvida é mais complexa, um ser humano entra em ação.
Há máquinas que são programadas até mesmo para ajudar a escolher os produtos mais recomendados para o perfil de cada cliente, caso o que ele procura não esteja disponível no estoque, por exemplo.
Administração de redes sociais
Se bem combinada com ferramentas de automação de marketing, a inteligência artificial pode ajudar você a segmentar o público de suas redes sociais de maneira bem mais efetiva.
Ferramentas de gerenciamento de mídia social aliadas à inteligência artificial podem conhecer os hábitos dos usuários e oferecer conteúdos relevantes e personalizados. Essa estratégia pode aumentar em até 20% as chances de venda, de acordo com uma pesquisa publicada no site da Oktopost.
Curadoria
Grandes empresas incluem a inteligência artificial em seus serviços, funcionando como uma espécie de curadoria para o usuário.
Um artigo publicado pelo Marketing Artificial Intelligence Institute (MAII) cita três exemplos. O primeiro é a Netflix, que usa dados para indicar filmes aos usuários e produzir filmes e séries de acordo com as preferências de seus espectadores.
A Amazon também usa esses recursos para indicar produtos que se encaixem bem com o perfil dos clientes que compram pela plataforma.
E o terceiro exemplo é o The Washington Post, que usa sistemas de inteligência artificial para escrever e exibir conteúdos estratégicos e impulsionar o engajamento.
Resultados de busca
O Google, o maior buscador do mundo, não poderia ficar de fora, não é verdade? A inteligência artificial é um recurso usado para oferecer resultados de busca cada vez mais completos e assertivos, inclusive por voz.
Outros recursos, como tradução de vídeos e busca por fotos, também já fazem uso de robôs inteligentes.
Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial pode ajudar no segmento de marketing digital.
Ainda há uma infinidade de caminhos a serem explorados, mas a dica mais importante que podemos deixar é: comece a acompanhar o assunto agora mesmo!
Se você deixar para estudar inteligência artificial somente quando seus concorrentes mais próximos já estiverem experientes, será quase impossível alcançá-los!
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Envie também sua sugestão de novos temas para o nosso blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!