Um dos grandes desafios das empresas dos mais diferentes portes e segmentos é fidelizar um cliente. Por isso, o marketing de relacionamento é um assunto cada vez mais em pauta.
Diante de uma vasta gama de produtos e serviços disponíveis no mercado, as agências de comunicação e equipes de marketing das empresas precisam ser cada vez mais criativas na hora de desenvolver ações que tragam ótimos resultados.
E você sabe como conquistar um cliente? Através do chamado marketing de relacionamento. Vamos falar mais sobre ele?
O que é marketing de relacionamento?
Bom, a gente sabe que o marketing puramente dito é um conjunto de ações desenvolvidas para divulgar a marca e, consequentemente, aumentar as vendas de uma determinada empresa. E, quando se fala de marketing de relacionamento, essas ações também visam a venda, mas vão um pouco mais a fundo, para atender o cliente de maneira mais ampla e completa.
Entre as ações mais comuns utilizadas no marketing de relacionamento estão conteúdos personalizados, programas de fidelização, campanhas nas redes sociais e infoprodutos.
Ao conquistar a fidelidade de um cliente com estratégias de marketing de relacionamento, a sua empresa passa a contar com uma pessoa que, espontaneamente, vai “defender” a sua marca, uma espécie de “advogado” do seu negócio.
Lembre-se: quanto mais engajado o cliente estiver, mais vezes ele procurará a sua empresa para adquirir produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.
O que é importante saber sobre isso?
Um comportamento que não combina com marketing de relacionamento é a pressa.
Criar uma relação sólida com o cliente leva tempo. É um processo que pode ser comparado a uma amizade: precisa ser devidamente alimentada para se tornar sólida e verdadeira.
Por isso, é importantíssimo que todas as pessoas envolvidas no processo de fidelização de clientes conheçam muito bem os valores da empresa, as ações de marketing de relacionamento que foram desenvolvidas e a hora certa de abordar o cliente, de forma a não parecer invasivo.
Como usar o marketing de relacionamento para vender
Separamos algumas ações que você pode criar para atrair e fidelizar os clientes. Veja como um bom marketing de relacionamento é capaz de elevar os lucros, qualificar a clientela e fazer com que a sua empresa conquiste a autoridade diante de seus consumidores e de seus concorrentes.
Pesquise sobre o seu cliente.
Você não consegue criar laços fortes com quem não conhece, não é verdade? Então passe a entender quem é o seu cliente. Que tal começar com uma pesquisa? Quanto mais informações você colher do seu cliente, mais embasamento terá para criar ações efetivas.
Mantenha o banco de dados atualizado.
As informações que você recebe do cliente precisam estar sempre atualizadas e pronta para serem usadas, de forma que as estratégias sejam desenvolvidas para as pessoas certas. Esforce-se para fidelizar apenas os leads que, de fato, estejam interessados no seu negócio. Atirar para todos os lados fará você perder tempo e dinheiro.
Segmente seus clientes.
Aquela pessoa que compra toda semana precisa de atenção diferenciada, se comparada a outra que compra a cada dois meses. Envie e-mails marketing oferecendo oportunidades e promoções distintas. Quanto mais você segmentar sua lista de clientes, mais resultados obterá.
Crie programas de fidelidade
Marketing de relacionamento é uma troca. Portanto, faça um programa de pontos para que seu cliente possa efetuar suas compras para ganhar descontos futuros e brindes especiais.
Melhore seus canais de comunicação.
Ouvir o que o cliente tem a dizer é parte essencial de um bom marketing de relacionamento. Facilite o acesso e monitore os canais de comunicação da sua empresa, para que a clientela possa fazer reclamações, elogios e sugestões. Só assim você vai identificar pontos positivos e negativos e promover as mudanças necessárias para gerar maior fidelização.
Monitore o relacionamento.
Seu cliente tem aberto os e-mails marketing da sua empresa? As campanhas criadas aumentaram as vendas? Sua equipe está devidamente treinada para atender e fidelizar o cliente? Toda e qualquer ação de marketing de relacionamento precisa ser monitorada em 360 graus, de forma que os erros sejam corrigidos a tempo e os resultados apareçam como esperado.
O marketing de relacionamento é um processo contínuo de ações que aproximam ainda mais o cliente dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Seja criativo em suas estratégias e, se precisar de uma consultoria de marketing digital, venha conversar com a gente!
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