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Pare de desperdiçar o conteúdo que sua empresa já produziu! Faça uma reotimização!

por | 12 set, 2019 | SEO

Vamos começar este artigo que fala sobre reotimização com um diálogo retirado do clássico Alice no País das Maravilhas:

Alice: Eu só queria saber que caminho tomar.
Gato Cheshire: Ora, isso depende do lugar onde você quer ir.
Alice: Ora, isso realmente não importa.
Gato Cheshire: Então não importa que caminho tomar.

Este diálogo é bastante usado para motivar as pessoas e levá-las à reflexão. E serve também para introduzir este artigo sobre conteúdo.

Vou explicar: vejo muitas empresas produzirem um número gigantesco de conteúdos por dia para blogs e redes sociais, mas sem ao menos entenderem exatamente para que eles servem e de que forma trarão resultados de venda.

Ora, conteúdo sem propósito é perda de tempo e dinheiro!

LEIA MAIS: Aposte no marketing de conteúdo para transformar o seu negócio

A criação de qualquer tipo de conteúdo precisa seguir uma estratégia previamente definida. Antes de estabelecer quantidades e tamanhos de textos, é preciso levar em consideração cinco pontos importantes:

1 – Qual o objetivo?

O conteúdo desenvolvido por qualquer empresa precisa ter um objetivo (apresentar um problema, educar, preparar para a venda, fidelizar etc.).

2 – Quem vai ler?

Para que o texto escrito pela sua equipe, por você ou por uma equipe terceirizada atinja os objetivos é preciso que ele tenha foco no público que precisa do produto ou serviço que a sua empresa oferece.

3 – Qual o assunto?

Que tipo de problema o seu produto ou serviço faz? Essa resposta vai nortear os assuntos a serem abordados nos conteúdos. Por meio de uma pesquisa de palavras-chave, é possível identificar os termos mais usados pelo público que você quer atingir e usá-los para desenvolver os temas e os conteúdos.

4 – Qual a linha editorial?

Definido o público a ser atingido, fica mais simples saber qual linha editorial seguir. Será necessário utilizar uma linguagem mais técnica ou mais simplificada? Este público é atraído por textos mais sérios ou mais descolados?

5 – Onde será publicado?

Antes de começar a digitar as primeiras palavras, pesquise as formas como este público terá acesso ao conteúdo que sua empresa vai desenvolver: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, blog, ebook, entre outros. Cada um pede um tamanho e uma linguagem diferente.

Sem uma pesquisa assertiva a respeito desses cinco pontos, seu conteúdo corre o sério risco de não atingir o objetivo, que é vender!

 

Minha empresa já produziu um monte de conteúdo sem estratégia. E agora?

Calma, tudo tem solução. Será necessário fazer uma reotimização de conteúdo. Vou deixar algumas orientações para você:

Faça um inventário

Que tipo de conteúdo você já produziu? Faça uma planilha com os títulos, assuntos abordados, datas de publicação e as plataformas onde foram publicados. Dessa forma, fica mais fácil saber a quantidade de material e a linha editorial seguida.

Separe os conteúdos de acordo com o funil de vendas

No marketing de conteúdo existe o chamado funil de vendas, constituído por topo, meio e fundo de funil. O topo de funil apresenta o problema para o consumidor; o meio aprofunda o assunto e prepara o consumidor para a venda; e o fundo de funil explica como o seu produto ou serviço pode ser a solução para o problema do consumidor. Use este conceito para organizar o conteúdo já criado.

Localize (ou defina) as palavras de SEO dos textos

A otimização é essencial para que o conteúdo seja republicado e atinja o público de maneira mais estratégica. Nessa hora é preciso lembrar que provavelmente será necessário reescrever parte do texto e incluir palavras-chave para melhorar o posicionamento nos resultados do Google.

Veja quais conteúdos podem render materiais ricos

Em muitos casos, os textos podem ser transformados em materiais interessantes para captação de leads, como infográficos e ebooks. Veja quais assuntos apresentam este perfil e separe-os para formatá-los de maneiras variadas.

Faça um cronograma de publicação

Agora é hora de repostar o conteúdo. Defina uma periodicidade para republicar os textos otimizados e aproveite as redes sociais para trabalhar os assuntos de diferentes formatos e convidar as pessoas a conhecerem o blog para saber mais.

Pronto! Agora é só reorganizar a estratégia, reotimizar os textos e mensurar os resultados.

Precisa de ajuda para reavaliar o conteúdo e definir as estratégias? Faça uma consultoria com a gente! Temos uma equipe pronta para ajudar você!

E sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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