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O que é link building e por que ele é importante para sua empresa?

por | 7 abr, 2022 | SEO

Uma estratégia de SEO bem interessante para melhorar o posicionamento dos conteúdos na lista de resultados do Google é o link building.

Muito debatido entre os experts no assunto, por conta de algumas de suas práticas serem condenadas pelo próprio Google, o link building é, sim, uma boa estratégia. Porém, precisa ser feito direitinho para que os robôs do maior buscador do mundo reconheçam a prática e deem a devida relevância para o esforço.

Link building tem relação direta com autoridade, uma característica muito almejada pelas empresas quando o assunto é SEO e atração orgânica de público.

 

Mas, afinal, o que é link building?

Bem, link buiding é o ato de criar backlinks que apontam para uma ou mais páginas da sua empresa. 

Ou seja, é quando uma outra página indica um conteúdo seu com um link para o seu site, informando para o Google – e consequentemente, para os usuários –, que aquele conteúdo possui informações interessantes e que vale o acesso.

Para o Google, quando um conteúdo recebe uma indicação, seja de uma página que está dentro do mesmo site, ou de um site de fora, quer dizer que este conteúdo é relevante para os usuários e tem autoridade perante os demais resultados. 

É o chamado Page Authority, ou autoridade de página, em tradução literal.

Portanto, quando você ouvir dizer que o page authority de uma página é alto, significa que ela possui muitos backlinks interessantes, ou seja, muitos sites indicam o conteúdo dela, como forma de enriquecer a leitura do usuário.

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Boas práticas de link building

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Vamos deixar aqui três dicas de como construir uma boa estratégia de link building:

 

1 – Por meio de assessoria de imprensa

O SEO e a assessoria de imprensa podem – e devem – andar juntos. Isso porque é o assessor de imprensa que contata os meios de comunicação mais relevantes, tanto em número de seguidores quanto em relação ao segmento de atuação, para oferecer materiais de seus clientes.

Se estes sites publicarem algo dessas empresas citando conteúdos importantes ou colocando links de acesso, a relevância dessas páginas aumentará muito rápido, o que é muito positivo para o SEO.

Para que o interesse da imprensa seja despertado, é de extrema importância que a informação a ser oferecida seja inovadora, como uma pesquisa, um conteúdo de ebook ou uma série de vídeos que tragam dados altamente relevantes para os leitores.

 

2 – Criando conteúdos estruturados

Aqui no blog nós já falamos de uma estrutura de conteúdo chamada silo. Nela, um conteúdo épico – também chamado de “conteúdo-pai” – é desmembrado em outros menores que apontam para ele, que são os “conteúdos-filhos”.

Essa estratégia de criar um conteúdo abrangente e depois desmembrá-lo em conteúdos menores que apontam para o texto principal é uma estratégia de link building bem interessante. 

 

3 – Linkagem interna

Esta é uma prática básica de SEO. É importante que um artigo traga links para outros conteúdos do blog ou site. Além de aumentar o tempo de permanência do usuário nas páginas – uma métrica bem importante para considerarmos o engajamento de um usuário com o conteúdo apresentado – você mostra para o Google que seus conteúdos têm conexão e enriquecem o conhecimento do usuário.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas de SEO para você aplicar no seu site

 

E quais são as práticas do link Building que o Google não aprova?

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Lembra quando dissemos que, para alguns especialistas, o link building é controverso?  É porque existem as práticas reconhecidas de forma positiva pelo Google e aquelas que ele desaprova e pode até punir as páginas!

Conheça algumas delas:

  • Fazer troca de links, ou seja, citar o endereço da página de um site e este site citar um endereço seu como “troca de favores”.
  • Investir em guest posts, ou post convidado, em tradução literal. Nesta estratégia você tenta aumentar a autoridade das suas páginas publicando conteúdos em sites ou blogs de terceiros que possuem relevância no segmento. Estes textos são acompanhados de links que levam para a página da sua empresa. Antes do surgimento dos guest posts, estes textos com links eram publicados em diretórios.
  • Criar sites apenas para que eles comportem conteúdos que apontem para uma página da sua empresa, como forma de aumentar “na marra” a relevância perante o Google. 
  • Compra de links para manipular os algoritmos e, assim, melhorar o posicionamento de uma página nos sites de busca.

CONTINUE LENDO: Técnicas de SEO: 7 erros que você precisa evitar 

 

Sendo assim, vale a pena investir em link building, desde que seja da forma correta. O Black Hat – nome dado a práticas erradas para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca – pode fazer sua página ser penalizada pelo Google e manchar a reputação da sua empresa!

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Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre link building. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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