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O papel do SEO na assessoria de imprensa

por | 18 abr, 2019 | SEO

Já foi o tempo em que SEO e Assessoria de Imprensa eram áreas totalmente distintas da comunicação. Hoje esses dois segmentos andam de mãos dadas para oferecer melhores resultados ao cliente e novas experiência para os usuários.

Essa parceria acompanhou a evolução dos tempos. Olha só:

Houve uma época em que computador era para poucos, assim como a internet. Hoje, com mais da metade da população conectada, o profissional de assessoria de imprensa sentiu a necessidade de criar novas formas de seus clientes chegarem o consumidor.

Uma delas é conquistando um espaço relevante na SERP, a página de resultados de um dos maiores buscadores do mundo, o Google.

 

De que forma SEO e Assessoria de Imprensa se fundem?

Com a necessidade de fazer seus clientes estarem presentes na internet para serem vistos pelos consumidores, os assessores de imprensa passaram a olhar de maneira diferente para as ferramentas de marketing digital, como SEO.

O conjunto de técnicas de otimização do Search Engine Optimization virou lição de casa para os assessores de imprensa, que foram obrigados a entender o funcionamento do Google, o comportamento do consumidor e o jeito certo de juntar tudo isso para melhorar a exposição das empresas que atendem.

Abordar uma fonte, marcar uma reunião entre o jornalista e o cliente e depois fazer o clipping da matéria não é suficiente para o cliente há tempos. Sem as técnicas de SEO o trabalho da assessoria de imprensa se torna efêmero, quando na verdade o desejo do cliente é estar presente no dia a dia do consumidor por um período indeterminado.

LEIA MAIS: Fazer SEO dá resultado?

 

Dicas de como o profissional de assessoria de imprensa pode usar o SEO

Assessoria de Imprensa e SEO têm algo em comum: são trabalhos que exigem muito planejamento e dedicação, já que não oferecem resultados da noite para o dia.

Mas garanto a você que é um esforço que vale a pena, viu?

Por isso, viu deixar aqui cinco maneiras de aplicar o SEO na assessoria de imprensa. Confira:

Uso de palavras-chave

Uso de Palavras Chaves leelah

Além de muito bem escrito, o release precisa conter palavras-chave de alta relevância para o Google. Sabe o que é isso? É quando você inclui no título, subtítulos e conteúdo os termos que os clientes em potencial de determinado produto ou serviço estão procurando. Esse material pode ser publicado no site da assessoria de imprensa ou no site da empresa, de forma que seja visto pelos robôs do Google e ganhe espaço nos resultados de busca.

Uso de links

Uso de Links SEO Leelah

Um dos pontos que leva o Google a considerar uma página relevante é identificar outras páginas apontando para ela. Ou seja, os tão cobiçados links. Sendo assim, peça sempre que o jornalista ou influenciador inclua o link da página do seu cliente na matéria. Essa estratégia fará com que o seu cliente ganhe autoridade e aumente as chances de ser incluído nas primeiras páginas de resultados do Google.

SEO nas redes sociais

SEO nas redes Sociais leelah

Quem disse que Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube não precisam de textos com palavras-chave? Já está comprovado que o Google também fica de olho nas postagens dessas plataformas e se o conteúdo for relevante e otimizado, ele pode sim aparecer nos resultados de busca. Então capriche nos textos dos posts e na descrição do perfil das empresas.

LEIA TAMBÉM: SEO para YouTube, dicas de como otimizar vídeos

Blog

SEO no blog leelah

Trabalhar com blog vai trazer resultado? Claro que sim, desde que você otimize as postagens para que elas apareçam no Google! Defina as pautas, levando em consideração as palavras-chave com maior volume de buscas, e use-as no título, subtítulo e no conteúdo. Escolhe imagens que tenha relação com o conteúdo, salve-as com a palavra-chave e preenche os campos da imagem ao cadastrá-la no publicador. Esse processo é bem-visto pelo Google e ajuda seu texto a ganhar relevância.

Melhorias no site

Melhorias no site leelah

O site do cliente também precisa ser ajustado para receber os robozinhos do Google. Eles vão analisar cada detalhe e ver se as páginas oferecem o conteúdo que o público está buscando. Logo, alinhe com a equipe técnica de SEO a otimização das URLs, a organização das páginas, e a inclusão de imagens que se relacionem com o conteúdo e de textos com palavras-chave de grande volume de busca.

Aplicar as técnicas de SEO precisa se tornar comum na rotina do profissional de assessoria de imprensa que busca diferenciação no mercado. Com a internet fazendo parte do dia a dia dos consumidores, é importante desenvolver formas realmente eficientes de fazer o cliente aparecer no Google e melhorar as conversões.

Se precisa de ajuda, pode contar conosco!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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