(11) 4116-2260 [email protected]

Google Suggest: fique de olho nele!

por | 21 abr, 2022 | SEO

Você sabe como utilizar corretamente o Google Suggest para tornar seus conteúdos mais estratégicos e alinhados com o público que deseja atrair?

O Google Suggest é a capacidade que o maior buscador do mundo tem de “deduzir” a informação que o usuário está procurando na internet. Ele faz isso porque usa como base o histórico de todas as pessoas que acessaram a ferramenta e, assim, oferecer conteúdos direcionados com maior agilidade. 

Você já se deu conta de que, quando começa a digitar algo no Google, a barra de busca magicamente completa a frase, deixando ali várias sugestões? Então, esta ferramenta é o Google Suggest, ou Google Complete.

E, olha, saber tirar proveito desta “magia” pode fazer sua empresa se posicionar melhor nos resultados de busca e ser mais assertiva na hora de atrair público qualificado.

 

O que o Google Suggest pode fazer pela sua empresa?

Ora, muita coisa! Uma delas é aumentar o tráfego para o seu blog e site e atrair pessoas mais alinhadas com o serviço e produto oferecidos.

Uma vez que o Google Suggest é construído a partir das buscas já realizadas pelos usuários, ou seja, apresenta todas as sugestões que tiveram algum tipo de relevância para as pessoas, vale a pena explorar o recurso para criar estratégias mais interessantes de conteúdo orgânico.

Diferente das ferramentas – tanto do próprio Google quando de outras empresas – que nos apresentam o volume de determinadas palavras-chave, o Google Suggest nos oferece um grupo de palavras, expressões e frases completas riquíssimas, que servem de insights muito bons para a produção de um artigo de blog, um vídeo explicativo, um ebook ou um webinar que atraia um público segmentado e interessado.

O Google Suggest reúne ideias para todas as etapas do funil:

Topo – que é a fase de conhecimento, ou seja, a pessoa tem os primeiros contatos com o assunto após seu interesse ser despertado.

Meio – que é a fase da consideração, ou seja, a pessoa se interessou pelas primeiras informações que recebeu e agora quer aprofundar mais seus conhecimentos e entender como satisfazer suas necessidades.

Fundo – que é a fase da decisão, ou seja, quando a pessoa já foi educada e abastecida com uma grande quantidade de conteúdos e agora está pronta para fechar negócio. 

O Google Suggest também merece atenção em alguns pontos:

 

Não se pode comprar espaços nesta ferramenta

O Google Suggest é baseado no histórico de busca dos usuários, por isso não é possível comprar espaços ou termos na ferramenta. Ela é um forte apoio para o SEO e serve para ajudar a trabalhar a qualificação e a estratégia do conteúdo orgânico.

 

Ele é temporal

Dependendo do seu segmento de mercado, é preciso ficar sempre atento, porque as expressões aparecem e desaparecem conforme a importância que os usuários dão para o assunto. É bem provável que memes muito antigos e que hoje fazem pouco sucesso já tenham dado lugar para outros termos e expressões.

 

A ferramenta não funciona do mesmo jeito para todo mundo

Os termos e frases completas levam em consideração o histórico de busca do usuário, a velocidade da conexão, uso do dispositivo (mobile ou desktop), configurações do navegador, entre outros. Sendo assim, uma forma de explorar melhor a ferramenta é fazendo buscas na aba anônima. Fica a dica!

Estratégias de SEO é uma das expertises da Leelah. Precisa de ajuda para planejar e desenvolver conteúdo qualificado? Venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente para conhecer melhor a nossa linha de trabalho! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre Google Suggest. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FALE CONOSCO