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Stories: fique de olho nas atualizações!

por | 21 nov, 2019 | Mídias Sociais

Como anda a relação do seu negócio com os Stories do Instagram?

Eu pergunto isso porque estar nas redes sociais é um passo importante que uma empresa deve dar para se tornar conhecida pelo público.

Aqui neste artigo nós vamos falar sobre os Stories do Instagram, um recurso que vale a pena sua empresa usar para engajar o público e aumentar a visibilidade da marca.

Conteúdos em formas de imagens, vídeos, textos, gifs e animações são bem aceitos. Há ainda os recursos como boomerang, superzoom e transmissões ao vivo.

Esta funcionalidade bem bacana começou de mansinho e agora faz parte do dia a dia de milhares de usuários da rede social. Ela fica disponível para os seguidores por apenas 24 horas, e é justamente esta temporalidade que faz dela uma estratégia interessante e, ao mesmo tempo, desafiadora no marketing digital.

 

Entenda a importância dos Stories

Uma pesquisa exclusiva do Opinion Box sobre Instagram no Brasil revelou que 70% dos 2.035 entrevistados em junho de 2019 disseram que possuem uma conta na rede social. Destes, 67% acessam o Instagram várias vezes ao dia, e 47% deles pretendem usar cada vez mais a plataforma nos próximos 12 meses.

Do total de entrevistados, 83% seguem alguma empresa ou marca na rede social. Sobre os anúncios que as empresas postam no Instagram, 85% dos usuários disseram clicar nos anúncios, mesmo que raramente e, destes, 13% clicam frequentemente ou sempre.

E, olha, vale a pena investir nos anúncios e numa boa segmentação no Instagram, viu? De acordo com a pesquisa, 48% dos usuários dizem já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu na plataforma, 35% já compraram algo após clicarem em anúncios e 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram.

Quanto à preferência, o Instagram é a rede social queridinha de um em cada quatro internautas, perdendo apenas para o Facebook. Entre os públicos de destaque estão as mulheres (29%) e os jovens (35%). Os mais velhos somam 12%.

E os stories? Não podemos nos esquecer deles, não é verdade? Eles são apreciados por 63% dos usuários brasileiros e assistidos diariamente por 77%, sendo que 34% fazem postagens neste formato pelo menos uma vez por dia.

 

E como aumentar as chances de sucesso usando os Stories do Instagram?

Bem, agora que já comprovamos a popularidade do Instagram e dos Stories, vamos deixar aqui algumas dicas para você aproveitar este recurso e aumentar as chances de melhorar o relacionamento com o público:

Poste coisas do dia a dia que são importantes para o usuário

Uma maneira bacana de a empresa mostrar que ela é feita de pessoas e para pessoas é mostrando ações legais do dia a dia. Claro, esta estratégia vai depender do tipo de relação que a empresa deseja ter com seus usuários. Se a ideia é humanizar, este pode ser um bom caminho.

Invista nos Stories para revelar os bastidores e aguçar a curiosidade

Ah, quem resiste à oportunidade de dar uma espiada antes de todo mundo em alguma campanha muito bacana que a empresa está preparando? Um making off com um possível influenciador, por exemplo, pode deixar o público curioso a respeito dos próximos passos da empresa. Aqui, você ativa o gatilho da curiosidade!

Utilize os recursos tradicionais dos Stories, mas cuidado para não poluir

Basicamente, o Instagram permite que você inclua emojis, um tipo de letra diferenciado (ou escreva à mão livre), altere a cor de fundo e escolha o trecho de uma música para embalar o tema dos Stories. Mas você precisa saber usar estas funcionalidades. Escolha aquelas que atendem à necessidade daquela mensagem naquele momento. Senão a poluição pode se tornar um ruído de comunicação, comprometendo a compreensão da mensagem.

Pesquise aplicativos que possam aumentar as funcionalidades dos Stories

O fato de você adotar o conceito de “menos é mais” em seus Stories, isso não significa que não possa explorar outras funcionalidades desta ferramenta com a ajuda de aplicativos para Android ou iOS.

Com o MSQRD você pode incluir filtros nos vídeos, deixando-os mais descolados. O Sparkpost, um editor de vídeos bem legal para Stories, permite, entre outras funcionalidades, aplicar tipos diferentes de letras e animações. O Unfold possui diferentes tipos de molduras e cores de fundo. Vale dar uma boa pesquisada para ver quais recursos extras atendem às necessidades da sua empresa.

Faça enquetes para instigar o engajamento

Medir o número de visualizações é apenas uma das métricas que o Instagram permite. Crie forma de o público interagir com o Stories e ajudar você a conhecer melhor os consumidores. Faça enquetes sobre algum produto ou comportamento, opções de respostas baseadas em emojis, perguntas com respostas de sim ou não, enfim, são muitas as possibilidades de engajar o público por meio desta ferramenta.

Não desperdice seus Stories!

A gente sabe que os Stories são publicações temporais, mas nem por isso você também precisa perdê-los de vista depois de 24 horas.
Você pode salvar alguns dos seus Stories nos Destaques, que ficam logo abaixo do menu e da biografia do perfil.

Este espaço pode ser uma ferramenta poderosa de interação com os usuários, pois você pode deixar gravado por tempo indeterminado os stories que são importantes para valorizar a marca da sua empresa, e que sejam atemporais.

Repostagens de clientes utilizando os seus produtos/serviços, por exemplo, são gatilhos de prova social. Um gif atemporal sobre as funcionalidades do produto ajuda da divulgação e na apresentação. Os clippings (prints das mídias onde a sua empresa foi divulgada) também podem entrar nos Destaques para mostrar a visibilidade da marca no mercado. Até as campanhas publicitárias podem ganhar espaço nos Destaques.

Vale lembrar que nos Destaques você pode colocar uma capa e um nome personalizados para melhorar a visualização e a segmentação dos Stories. Ah, e lembre-se de habilitar a opção arquivar, senão você não terá como recuperá-los depois!

Consegui ajudar você com estas dicas? Espero que sim! Se precisar de ajuda venha consultoria com a gente! Temos uma equipe pronta para ajudar você!

E sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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