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Métricas de vaidade: sua empresa está olhando os números certos?

por | 19 maio, 2022 | Dicas de Marketing Digital, Google Adwords, Mídias Sociais, SEO

Quem está envolvido no mundo do marketing precisa entender o que são métricas de vaidade. E porque elas não ajudam muito na tomada de decisões.

Com já disse o consultor William Edwards Deming, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Isso é um fato. Soma-se a isso a necessidade de olhar para as métricas corretas, de forma que as ações tenham real sentido. 

Cada ação de marketing tem uma série de indicadores a serem monitorados e quem deseja se dar bem nas vendas pela internet precisa defini-las com atenção e mudar as estratégias de maneira rápida para não perder tempo e dinheiro.

E, na hora de identificar os dados a serem observados, as métricas de vaidade precisam ser deixadas de lado.

 

O que são métricas de vaidade?

Métricas de vaidade são aqueles dados que não ajudam você a tomar decisões claras para alcançar ou potencializar determinado objetivo de uma ação de marketing. Elas não precisam ser totalmente ignoradas, mas só se tornam relevantes quando estão atreladas a outros dados que dão suporte para uma decisão mais assertiva.

O desafio de desviar a atenção das métricas de vaidade é que elas costumam encher os olhos das empresas, que veem esses números como sinônimo de status. 

Entretanto, para quem trabalha com metas e vendas, é importante desapegar das métricas de vaidade o quanto antes.

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Exemplos de métricas de vaidade

Agora que você já sabe o que são métricas de vaidade, vamos deixar aqui alguns exemplos e os motivos pelos quais elas não são tão importantes para o seu negócio:

 

Curtidas nas postagens

É muito legal quando um post recebe uma série de curtidas e reações variadas. Mas, se os indicadores de venda de seus produtos e/ou serviços não saíram do lugar, ou se a equipe de vendas não recebeu e-mails ou ligações, não adiantou celebrar as centenas de curtidas. 

O que você pode tirar de lição é que o conteúdo agradou e pode ser repetido e aprimorado em outras oportunidades, mas não chamou a atenção de quem quer virar cliente.

 

Seguidores na página

Mais importante do que ter uma infinidade de seguidores é atrair para a sua página de rede social aqueles que podem fechar negócio com a sua empresa. Afinal de contas, uma pessoa pode seguir seu perfil por diversos motivos, que nem sempre estão relacionados aos benefícios que o seu produto e/ou serviço pode oferecer.

Portanto, vale a pena dar uma atenção para esta métrica quando os seguidores integram o público que você deseja atingir e estão usando os conteúdos postados para adquirir mais conhecimento a respeito do produto e tomar uma decisão de compra.

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Cliques no anúncio

Muitos usuários chegaram à landing page, a página de vendas do seu site? Ótimo! E o número de leads ou de downloads são interessantes? Se não, você está perdendo dinheiro. E, pior: seu anúncio está aparecendo para as pessoas erradas!

Mais do que ficar de olho na quantidade de cliques, é importante saber quantos desses cliques chegaram até a sua empresa com intenção de compra. Caso contrário, esta é mais na lista de métricas de vaidade.

Outros exemplos de métricas de vaidade que podemos citar:

  • Número de e-mails na base de CRM
  • Downloads de um aplicativo
  • Número de inscritos no canal do YouTube

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Entendeu agora o que queremos dizer com métricas de vaidade? Esses indicadores têm, sim, sua importância, mas sozinhos não trazem insights para aumentar as vendas.

 

O que não são métricas de vaidade?

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São aqueles indicadores que ajudam você a entender a qualidade do seu negócio e servem de base para tomadas de decisão, seja uma mudança no anúncio, um aumento de verba ou ajuste no público-alvo.

Seguem alguns exemplos:

  • CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
  • Taxa de conversão de uma campanha
  • LTV (Lifetime value), ou seja, qual valor o cliente tem para a empresa
  • Número de usuários pagantes do app
  • Performance de leads e vendas no funil de conversão

Portanto, se você deseja que sua empresa melhore as conversões – e fique atenta aos indicadores que realmente fazem diferença, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente para conhecer melhor a nossa linha de trabalho! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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