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Google Plus encerra sua rede social. E agora?

por | 7 fev, 2019 | Mídias Sociais

Após sete anos de atividades, o Google anunciou que vai descontinuar sua rede social, o Google Plus, no dia 02 de abril. Mas apenas as contas pessoais. Mas o que isso impacta o seu negócio?

Vamos explicar melhor neste artigo.

Tudo começou com um comunicado, emitido em 08 de outubro de 2018, quando Ben Smith, vice-presidente de engenharia do Google, declarou que as contas pessoais do Google Plus seriam desativadas e que os usuários físicos deveriam fazer o download de seus conteúdos.

Leia a notícia oficial do Google aqui.

O fim do uso do Google Plus pelos usuários se deve a um bug, descoberto em março de 2018, que expôs informações pessoais, como nome, e-mail, idade e gênero, de quase meio milhão de usuários desde 2015. A falha permitia que aplicativos integrados à plataforma tivessem acesso a todos esses dados.

E o que vai acontecer a partir de agora? A gente conta para você.

 

Antes de tudo, o que é o Google Plus?

diferenciais do google plus Também conhecida como G+ ou Google+, a plataforma do Google foi criada em junho de 2011 para que usuários físicos ou jurídicos cadastrados pudessem compartilhar informações e se organizar em grupo com interesses comuns.

Para as empresas, o Google Plus é um dos caminhos para melhorar o posicionamento no buscador, uma vez que a presença na internet e a quantidade de interações feitas por meio de conteúdos relevantes serviam – e ainda servem – de base para que o Google encontre valor em determinada empresa e a inclua em sua página de resultados.

Apesar de poucas empresas utilizarem o Google Plus da maneira correta, a rede social é sim uma tática importante dentro das estratégias de posicionamento.

Mas, de fato, o Google Plus não “pegou” no Brasil.

 

Diferenciais do Google Plus

Como falei, o Google Plus não conseguiu alcançar tanta relevância quanto o Facebook, mas, por ser do Google, ajudava no ranqueamento e no aumento da visibilidade de uma marca. Afinal de contas, é raríssimo encontrar alguém que não tenha cadastro em nenhuma ferramenta do Google.

Analisando por este ângulo, imagina o número de pessoas que sua empresa poderia impactar!

Com um perfil bem escrito e uso estratégico das ferramentas que são associadas ao Google+, as empresas podem usar a plataforma para fazer hangouts, lives e apresentar aos seus seguidores e possíveis leads um material interessante.

Além disso, a rede social possuía alguns diferenciais, como um buscador de qualidade, editor de imagens, comandos para visualizar apenas os posts de sua preferência e a não obrigatoriedade de aceitação ou negação de amizades.

Mas, por que falar do passado? Bora olhar para o futuro!

 

O que o Google Plus vai fazer com as contas corporativas?

rede social google plus

Bem, com a saída dos usuários físicos, a rede social do Google passará a ser uma rede social exclusivamente corporativa, pois, conforme explicou Ben Smith, muitas empresas estão encontrando grande valor no Google Plus.

Com esse novo formato, os funcionários poderão usar a plataforma para trocar informações e participar de discussões internas. Esta poderá ser uma forma de conectar usuários que estão na mesma unidade ou em filiais diferentes, por exemplo, facilitando a comunicação, já pensou nisso?

A saída da rede social do Google Plus promete trazer novos recursos para as empresas que permanecerem na plataforma, como a possibilidade de os administradores do G Suite (pacote de apps de colaboração e produtividade na nuvem) passarem a moderar as postagens dos funcionários.

Também será possível acompanhar métricas de engajamento da comunidade, usar tags para facilitar a troca de informações entre os funcionários e colegas e personalizar fluxos para otimizar e qualificar a comunicação.

O jeito agora é esperar para ver como esses novos recursos vão ajudar o dia a dia das empresas e não perder o foco nas estratégias de marketing digital para continuar se conectar com o público.

Por isso, vou deixar aqui duas dicas importantes: uma de como aumentar o engajamento nas redes sociais e outra sobre como usar o marketing de conteúdo para transformar o seu negócio.

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Ah, e se você gostou do nosso artigo, deixe seu comentário abaixo e compartilhe nosso material nas suas redes sociais! Até a próxima!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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