(11) 4116-2260 [email protected]

Fim das curtidas no Instagram: como a mudança impacta as empresas?

por | 23 maio, 2019 | Mídias Sociais

Você fica olhando toda hora para ver quantos likes a sua publicação teve no Instagram? Se a resposta é sim, vai ter de mudar o foco! A decisão de ocultar as curtidas no Instagram para o público geral está dando o que falar!

O número de curtidas em uma publicação é uma métrica bastante por profissionais de marketing digital e empresas para definir a popularidade de marcas e influenciadores.

O anúncio de que o número de curtidas não ficará mais visível ao público aconteceu em abril, durante a conferência F8 do Facebook (proprietário do Instagram), realizada em San Jose, na Califórnia (EUA). A mudança deve começar pelo Canadá e ainda não tem previsão de quando entrará em vigor no Brasil.

Mas, se realmente ocorrer, como vamos encarar o fim das curtidas no Instagram?

Aqui na Leelah, a gente acredita que a medida vai mexer com a forma como o conteúdo é pensado para o usuário. Isso porque montantes de curtidas podem, sim, significar popularidade, mas não se transformam automaticamente em leads e conversões. Ou seja, ter um monte de curtidas não significa que você está vendendo seu produto ou serviço.

Então, com o fim das curtidas será necessário aprofundar ainda mais a relação com o consumidor, incentivando-o a ir além da curtida e oferecer bons atrativos para ele se engajar efetivamente.

 

Como repensar o conteúdo sem as curtidas do Instagram?

Conteúdo no instagram

É importante lembrar que não se mede o resultado de uma ação no Instagram apenas pelo número de curtidas.

Até porque sabemos que, hoje, se você não impulsionar a publicação no Instagram, ou seja, se você não investir para apresentar a postagem da sua empresa para um maior número de pessoas, o nível de interação orgânico é muito baixo.

Assim, é precisa avaliar o desempenho de um post de forma mais ampla.

Além das curtidas, interessa muito mais saber quantas pessoas interagiram com a sua empresa, marcaram um amigo, responderam ao questionamento feito pelo post, deixaram um comentário, mandaram um direct, clicaram no link para saber mais ou até mesmo entraram em contato.

Pensando dessa forma, o fim das curtidas abrirá portas para que outras métricas sejam analisadas com mais atenção, oferendo novos insights para estratégias mais direcionadas e que tragam melhores resultados em termos práticos, ou seja, contato e venda.

Por isso, vou deixar aqui três dicas para você sobre como repensar o conteúdo sem as métricas de curtidas no Instagram:

  • Reveja os posts e identifique os que mais geraram engajamento

Esqueça as curtidas e dê atenção ao número de comentários. Que tipo de assunto despertou o interesse do usuário em deixar uma opinião, em marcar um amigo para dar uma olhada naquele conteúdo específico? Use este conteúdo engajador como norte para outras estratégias que ampliem as reações do público.

Print do Instagram da Bricoflex, cliente da leelah

  • Invista fortemente no marketing de relacionamento

Sem as curtidas no Instagram você será obrigado a conhecer a fundo o público que você quer atingir. Claro, você já faz isso, mas essa mudança exigirá uma pesquisa maior. Que tipo de assunto eles param para ler e comentar? Que tipo de conteúdo prende a atenção dele? São letras coloridas e de fontes variadas? São os stories? São os gifs? Ou os vídeos postados no IGTV? Estude com riqueza e comportamento do seu público e passe a criar conteúdos que realmente oferecem boas chances de engajamento e captação de leads.

Imagem do blog passaporte digital

LEIA MAIS: Instagram Stories para promover seu negócio

  • Avalie a possibilidade de estender os resultados positivos para outras plataformas

Não sabemos ao certo como essa mudança será encarada por profissionais de marketing digital e empresas brasileiras, mas é importante pensar que medidas iguais ou semelhantes às adotadas pelo Instagram podem se espalhar por outros canais. Por isso, eu acredito que os ajustes que forem aplicados no Instagram com sucesso vão acabar se estendendo para outras plataformas, levando a novas formas de se planejar, criar e medir conteúdo.

Imagens dos pots do viver com incontinência cliente da Leelah

Essa discussão vai render muitos frutos, viu? Se quiser bater um papo sobre este assunto e conhecer outras formas de aproximar seus produtos e serviços do consumidor, estamos à disposição! Procure a nossa consultoria de marketing digital!

E sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

WhatsApp chat