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Tem um negócio local? Conheça estratégias de marketing que dão resultado

por | 8 abr, 2021 | Dicas de Marketing Digital

As pessoas que decidem abrir um negócio local, ou seja, dentro de um pequeno bairro mais tranquilo e residencial, costuma ter à disposição uma clientela bem segmentada e, muitas vezes, fiel.

Com a pandemia do coronavírus, algumas pessoas passaram a empreender dentro de casa, sem grandes recursos iniciais ou aluguéis de espaços. Porém, se você faz parte deste grupo, saiba que, para fazer o negócio crescer, é preciso se mostrar e usar adequadamente as ferramentas de marketing digital disponíveis.

Mesmo que a clientela esteja bem mais próxima e seja mais segmentada, você, como dono de um negócio local, não pode desprezar as estratégias de divulgação, engajamento e conversão que estão disponíveis para a divulgar sua marca e fazer sua empresa crescer.

Quem não está na internet não é visto, e esta frase já muito falada aqui se encaixa em qualquer situação, inclusive para um negócio local.

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Dicas de marketing para um negócio local

Negócio local Dicas de Marketing

A tecnologia está nas mãos de muitos moradores do bairro. E mesmo quem não tem este acesso, acaba sabendo das novidades pelo “boca a boca” ou pela pessoa que viu um negócio local interessante enquanto navegada pela internet e comentou com os vizinhos.

Além de poder fazer uso das ferramentas de marketing digital que já são utilizadas por empresas de todos os portes, um negócio local tem outros recursos bem segmentados que podem ajudar na conversão e no crescimento do negócio.

Mas, antes de falarmos sobre ferramentas de marketing digital, é preciso reforçar uma coisa importante:

Um negócio local pode ser pequeno, mas nunca pode ser amador!

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e cautelosos, e buscam experiências diferenciadas de compras, independentemente do tamanho da empresa e do que tem para oferecer.

Por isso:

1- Defina seu público. Mesmo sendo pequeno, você não atrai todo mundo.
2- Atenção à qualidade do conteúdo que será postado.
3- Capriche na qualidade das imagens e logos.
4- Ofereça um ótimo atendimento (virtual e presencial)
5- Entenda as necessidades locais para satisfazer adequadamente seus clientes.

Agora vamos às dicas de marketing digital para um negócio local:

  • Participe do WhatsApp do bairro

A comunicação dentro de alguns bairros passou a ficar bem mais simplificada com a criação de grupos de WhatsApp. Se o grupo for apenas para divulgação de negócios, melhor ainda! Crie postagens com conteúdos e imagens de qualidade para se diferenciar na timeline e fique atento aos horários que podem ajudar a conversão a aumentar as vendas. Se o se negócio local é de marmitex, por exemplo, reforce a divulgação na parte da manhã e próximo à hora do almoço.

  • Cadastre-se na página de Facebook do bairro

Este recurso segue os mesmos princípios do WhatsApp do bairro. Tenha zelo pelos conteúdos postados, participe das discussões para aumentar sua visibilidade e deixe sempre um caminho aberto para que o cliente local possa contatar você para tirar mais dúvidas e fechar a compra.

  • Preencha o Google Meu Negócio

Este serviço do Google destaca o seu negócio local na hora da busca. Ao preencher corretamente a plataforma do Google Meu Negócio com dados da empresa, fotos e informações de contato, o usuário tem uma espécie de overview do seu produto ou serviço e pode verificar a avaliação de outras pessoas a respeito do seu atendimento.

LEIA TAMBÉM: Passo a passo para colocar sua empresa no Google Meu Negócio

  • Esteja nas redes sociais

Quais plataformas seu público utiliza? Faça postagens de qualidade e com periodicidade definida. Se você está começando e pode impulsionar as imagens, tenha como foco inicial o alcance, para que mais pessoas possam saber que sua marca existe. Depois vá ampliando seus objetivos de impulsionamento.

CONTINUE LENDO: Alcance, engajamento e impressão: qual a diferença, afinal?

  • Invista em anúncios

O Google Ads pode fazer seu negócio aparecer nas primeiras páginas e atrair um público bem específico e interessado no seu negócio. Ao definir as palavras-chave mais importantes para o seu negócio local, você cria anúncios bem ricos e direcionados.

  • Tenha um site

Mesmo que ele seja feito em plataformas gratuitas, é importante que seu negócio local tenha uma página na internet com os dados básicos, um pouco da história e detalhes sobre os produtos e serviços oferecidos. O site dá credibilidade à sua empresa.

  • Já pensou em ter um blog?

Você sabia que um blog pode aumentar a sua autoridade? Ao escrever sobre o assunto, você mostra para seu público que sabe do que está falando e sabe como seus produtos e serviços podem resolver as dores dos consumidores. Baseie seus textos em técnicas de SEO para otimizar os resultados e fazer seu negócio local aparecer o Google de forma orgânica.

Outras dicas importantes para você:

1 – Responda às mensagens dos seus clientes no WhatsApp no menor tempo possível
2 – Interaja com as pessoas nas redes sociais, seja nas páginas do seu negócio local, seja nas páginas do bairro.
3 – Ajude os colegas para ser ajudado. Os usuários costumam perguntar se no bairro há algum serviço específico. Responda sempre que souber para que você seja visto e de torne indicação em outras oportunidades.
4 – Crie programas de fidelidade para estabelecer vínculos com as pessoas que moram no bairro.

Para que as estratégias tragam resultados, é importante estudar bastante o segmento e o público e usar adequadamente as ferramentas de marketing digital. Muitas ações envolvem investimentos e tomar atitudes apressadas ou erradas pode causar prejuízos.

Se você precisa de ajuda para estruturar um planejamento de marketing para o seu negócio local, venha conversar com a gente! Faremos uma  consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar você a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre dicas de marketing para um negócio local. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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