Profissionais autônomos, usem o marketing digital a seu favor!

por | 24 jun, 2021 | Dicas de Marketing Digital

Um grupo quem vem se aventurando cada vez mais no marketing digital com a proposta de divulgar o seu negócio e aumentar a clientela é o de profissionais autônomos.

Seja para tirar um sonho do papel, seja porque a pandemia resultou no fechamento de muitas empresas e no aumento do desemprego, a questão é que tem muita gente buscando se manter economicamente ativo por meio da venda direta de sua mão de obra.

E como há muitos brasileiros apostando nisso – os MEIs (Microempreendedores Individuais) já respondiam por 56,7% do total de negócios em funcionamento no país no fim do terceiro quadrimestre de 2020 – a concorrência de torna maior a cada dia.

Para se diferenciar, os profissionais autônomos precisam oferecer qualidade acima da média e usar o marketing digital para chegar mais perto do público que deseja atrair.

 

O que os profissionais autônomos ganham ao investir em marketing digital?

É importante deixar muito claro que o marketing digital não é aplicado apenas em empresas pequenas, médias, grandes ou multinacionais. Ele serve para todo mundo que deseja oferecer soluções e se relacionar com pessoas para fechar vendas.

Estar na internet hoje é questão de sobrevivência tanto para quem já tem um negócio consolidado quanto para os profissionais liberais que desejam inserir uma nova proposta no mercado. Em um mundo cada vez mais conectado, estar nos resultados de busca do Google (orgânicos e patrocinados) vai ajudar a sua empresa e aparecer para quem está em busca dos seus produtos e serviços.

Com o marketing digital é possível:

  • Atrair o público certo, mesmo com baixo investimento;
  • Abrir diferentes canais de relacionamento;
  • Aumentar as vendas;
  • Ganhar autoridade no mercado por meio de conteúdos ricos.

 

LEIA MAIS: Tem um negócio local? Conheça estratégias de marketing que dão resultado

 

Profissionais autônomos e marketing digital: como começar esta parceria?

Profissionais Autônomos Marketing Digital

Os profissionais autônomos acabam enfrentando mais dificuldades para investir tecnicamente e financeiramente em marketing digital, principalmente porque não sabem por onde começar.

Nesta hora é importante procurar ajuda para não perder dinheiro e vendas. Cada ação de marketing tem uma finalidade e é necessário planejamento e monitoramento para acompanhar os resultados e fazer ajustes sempre que necessário.

Quer um passo a passo para colocar sua empresa na internet? Conheça o DESTRAVA DIGITAL!

Também vamos deixar aqui algumas dicas simples de como você pode trabalhar a sua empresa na internet e encontrar novas (e boas!) oportunidades de venda:

Esteja nas redes sociais

Identifique onde seu público está e crie uma página para divulgar seus produtos e serviços. O Instagram tem sido um caminho muito bom para quem tem boas fotos para atrair os olhares. Além disso, você pode compartilhar as publicações no Facebook, criando mais um canal de comunicação com o público. Se o seu serviço é B2B, precisa estar também no Linkedin.

Crie bons conteúdos

A imagem faz parte do conteúdo, mas é preciso mais. Tenha bons textos para acompanhar as postagens, faça vídeos e stories para engajar o público e educá-lo a respeito do seu produto e de como ele pode resolver os problemas das pessoas.  ElaborE conteúdos que evidenciem a solução e não apenas o produto em si.

Pense em criar um site

Estar nas redes sociais não dispensa a necessidade de um site. Por mais que as relações e negociações estejam mais virtualizadas, é importante o cliente saber que a loja possui um ponto físico e que possui uma página para reunir uma série de informações que ajudam a dar mais segurança na hora de fechar um negócio. Os profissionais autônomos nem sempre possuem um espaço físico para divulgar, mas, assim que tiver, não hesitem em anunciar!

Domine as técnicas de SEO

Utilizar palavras-chave vão ajudar o seu conteúdo a aparecer organicamente nos resultados do Google, ou seja, de forma gratuita. O conteúdo do site e os textos de blog que você escreve são alguns exemplos. O SEO (Search Engine Optimization) leva certo tempo para dar resultado, mas a vantagem é que seu conteúdo se torna atemporal.

Não se esqueça dos anúncios segmentados

Investir em anúncios no Google e patrocinar as postagens de redes sociais vão permitir que seu conteúdo chegue às pessoas certas com mais agilidade. Estes patrocínios também vão ajudar a aumentar o tráfego e o engajamento. Depois de algum tempo o custo para conquistar clientes vai reduzir, porque seu trabalho tende a ficar cada vez mais conhecido.

CONTINUE LENDO: 11 dicas de marketing digital para restaurantes

Se você faz parte do grupo de profissionais liberais que precisa de ajuda para estruturar um planejamento de marketing para vender mais e melhor, conte com a gente! Faremos uma  consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar você a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre dicas de marketing para microempresas. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO