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O que esperar do marketing digital em 2019?

por | 10 jan, 2019 | Dicas de Marketing Digital

Desde 2009, quando comecei a me aventurar no marketing digital, tenho notado que grandes mudanças têm ocorrido em diversas frentes:

  • SEO
  • Redes sociais
  • Comunicadores (whatsapp, messenger etc.)
  • Investimentos em mídia (compra de tráfego)
  • Produção de conteúdo
  • Estratégia de venda

Então, se você me perguntar o que vai mudar e quais são as tendências para o marketing digital em 2019, minha resposta será: depende.

Sabe por quê? Depende do seu objetivo.

Se quer usar o site da sua empresa apenas para apresentar ao público o que você tem a oferecer, de forma passiva, então só precisa continuar atualizando as suas páginas de produtos e incluindo novas. Simples assim.

Agora, se seu foco é atrair público que tenha algum objetivo de compra do seu produto, aí eu penso que você precisa se preocupar com o SEO do seu site.

Isso mesmo! SEO – Search Engine Optimization – é a estratégia de preparar seu site para receber visitas vindas dos buscadores, principalmente o Google, e trabalhar para reter a atenção, despertar uma necessidade oculta do seu visitante ou até mesmo vender alguma coisa de fato.

Nesse contexto, se o seu objetivo tem sido usar o Google orgânico para aparecer e vender, posso lhe dizer que as mudanças constantes do algoritmo vão continuar atrapalhando ou ajudando você, faz parte do jogo. Leia mais sobre esse assunto aqui.

 Mas Denis, meu foco é vender pelas redes sociais!

Marketing Digital nas Redes Sociais

Bom, se o seu objetivo tem sido buscar formas de vender pelas redes sociais, o caminho pode ser mais trabalhoso, mas, com certeza, vai render bons frutos se o trabalho for feito da forma correta.

As redes sociais sempre mudam suas regras e cortam o alcance orgânico, já a audiência que você constrói com seu site é sua.

Usar as redes sociais para ofertar o seu produto ou serviço tem sido um caminho bastante explorado pelos empresários que trabalham com produtos ou serviços de massa.

Calma, não quero dizer que produtos de nicho também não resolvam, acho até que funcionam melhor.

Mas é importante lembrar que vender pelas redes sociais demanda tempo, dedicação e, o mais importante, atenção ao público que interage com você.

Logo, se você apostar nas redes sociais pensando que elas funcionam como o seu site, através de formulário de contato e depois de algumas horas, ou dias, você responde, você está enganado(a).

Trabalhar com redes sociais demanda investimento de tempo, atenção, simpatia e, é claro, um bom produto que não gere muito suporte. Caso contrário, você terá dois trabalhos: o de vender e o de prestar suporte.

Ah, Denis, meu foco é usar o Whatsapp para vender

Marketing Digital no Whatsapp

Ah, isso é possível!

Quem ouve falar que é possível vender pelo whatsapp acha que é alguma coisa de outro mundo e que é mais uma das fórmulas milagrosas de alguma marqueteiro digital famoso.

Sendo bem sincero, eu ainda não vendi nada via whatsapp, mesmo porque não é meu foco no momento, mas tenho acompanhado campanhas de vendas que utilizam apenas o whatsapp para vender.

Sabe como? Através dos famosos grupos e listas de distribuição.

Isso mesmo! Criar um grupo ou uma lista de distribuição é o caminho mais rápido e prático para começar a gerar oportunidades de negócios.

Mas muita atenção: não adianta sair comprando listas de telefones ou comprar ferramentas de automação que isso não vai funcionar. Você precisa começar a criar as suas próprias listas.

3 coisas que você deve prestar mais atenção a partir de agora:

  1. O que você tem feito com os contatos que chegam até você?
  2. Você só se preocupa com quem ainda não comprou? E com quem já comprou?
  3. Seu whatsapp já migrou para a versão business? Vale também dar uma lida nesse artigo que fizemos sobre o Wathsapp Business.

Esses três pontos que listei acima são aqueles que você deve priorizar, pois precisa começar hoje mesmo a criar suas listas de contatos e a se comunicar. Tudo tem um primeiro passo, então comece resolvendo esses três pontos.

Como todo serviço, esse também pode sofrer alterações, então esteja antenado(a) e faça o trabalho de forma profissional sempre. Não busque por atalhos, pois eles não existem.

Denis, faz sentido comprar acessos para o site?

Marketing Digital no Adwords

O trabalho correto de SEO, redes sociais e comunicadores é um caminho que toma tempo até os primeiros resultados aparecerem.

Sendo assim, um caminho bastante utilizado pelos empresários, mas ainda pouco conhecido tecnicamente, é a compra de tráfego.

Essa compra ocorre de diversas maneiras, porém as mais conhecidas são: Google Ads e Impulsionamento nas redes sociais.

Para você que não conhece sobre o que seria o Google Ads, minha dica é que você leia o artigo “Como investir em anúncios na internet”, que fala sobre esse tema na íntegra.

Mas voltando ao Google Ads, esta é a forma mais rápida e prática de iniciar um processo de oferta e venda na internet. Essa ferramenta oferece inúmeros acessos diários de pessoas que estão no Google procurando por produtos ou serviços que supram suas necessidades. E com alguns bons lances logo você estará ali, nas primeiras posições, para receber alguns destes cliques.

Mas atenção: não adianta levar todos os seus cliques para a home do seu site!

Entregue uma página que esteja preparada para responder à necessidade de quem chega até você. Esse cuidado é visto com rigor pelo Google e se você não fizer as coisas direitinho, o índice de qualidade do seu anúncio ficará comprometido e você não terá bons resultados.

Lembre-se: trabalhar com Google Ads é estar o tempo todo “fazendo leilão”, então ganha quem faz do jeito correto.

Já com a compra de tráfego através das redes sociais é a mesma coisa. Faça suas publicações, impulsione ou crie anúncios devidamente alinhados com o público o qual você quer impactar. E aproveitando o assunto, vou deixar aqui um artigo sobre a função lookalike do Facebook para você conferir.

Assim como toda mídia paga, atenção para as regras que sempre mudam e para o preço do clique que aumenta, lembra do leilão?

Ah, e não deixe seu investimento aberto! Sempre coloque travas por hora ou dias.

Caso contrário a conta pode ser grande!

Vídeos, muitos vídeos!

seo para youtube

O YouTube é o segundo maior buscador da internet, nele é possível encontrar de tudo um pouco. Desde receitas até aulas completas de temas complexos de engenharia.

Sim eu sei, fazer vídeos não é para qualquer um, mas você pode, acredite!

Por isso esse ano estou me preparando para começar a publicar meus primeiros vídeos, pois material gravado já é tendência faz alguns anos.

A grande dica que deixo nesse ponto é seguir esses 3 passos:

  1. Identifique o tema que você mais tem facilidade em falar e faça uma lista
  2. Dentro de cada um desses temas, crie uma lista de tópicos em uma sequência lógica
  3. Procure algum local que você se sinta bem, com um background legal (fica melhor né)
  4. Aperte o “Gravar” e comece a testar

Pode acreditar, no começo para estranho, mas você vai praticando e logo vai ver uma grande melhora.

Pronto, crie um canal no YouTube e atraia mais clientes para o seu negócio, mas existem algumas técnicas a serem aplicadas o qual minha sócia Alessandra Oggioni fala melhor nesse artigo aqui sobre SEO para YouTube.

Produção de conteúdo, uma discussão importante

Marketing Digital na Produção de Conteúdo

Não adianta ficar produzindo conteúdo sem nenhum objetivo. Faça conteúdo que, de fato, ajude ou desperte alguma necessidade no seu público.

Espero que este artigo, por exemplo, tenha despertado em você alguma dúvida, alguma necessidade ou até mesmo a vontade de solicitar uma análise de presença online para sua empresa ou negócio.

Digo isso, pois o primeiro passo é descobrir qual o nível de aderência da sua empresa ao marketing digital e quais as estratégias que, de fato, fazem mais sentido para o seu produto ou negócio.

Mas voltando para a produção de conteúdo, que é o nosso tema agora, produzir conteúdo é algo importante, pois tudo que se digita no Google leva à alguma página com algum material importante para quem está buscando.

Desse modo, seja VOCÊ o responsável por entregar o que o internauta está buscando!

Além de esclarecer dúvidas dos usuários, o conteúdo publicado de forma estruturada e organizada também ajuda MUITO no seu posicionamento no Google. Isso mesmo! Todo conteúdo produzido e bem organizado ajuda sua empresa a aparecer no maior buscador do mundo. Não perca essa oportunidade!

E a estratégia de vendas online, Denis?

Marketing Digital na Venda Online

Bem, com toda a certeza você já deve ter se deparado com inúmeras chamados do tipo:

“Um ano de vendas em apenas 7 dias”

“Como eu faturei R$ 198.234,21 em apenas 4 semanas”

E assim vai, não é mesmo?

Mas, afinal, qual a melhor estratégia de vendas para o seu negócio?

Essa é uma excelente pergunta, pois, como sempre digo, se eu soubesse qual a melhor estratégia de vendas para todos os negócios que eu presto consultoria, não tenha dúvidas que eu seria o seu concorrente, não é?

A melhor estratégia de vendas é aquela que você testou e deu certo. Digo isso pois muitos empresários para os quais eu presto consultoria chegam até mim querendo a fórmula mágica, que resolva seus problemas em poucas semanas e só.

Mas não é assim que a coisa funciona. O que funciona mesmo é o famoso “testar”.

Sim, “testar” para sentir o que o seu público precisa e está buscando.

Não há dúvidas de que o Google é uma fonte inesgotável de clientes, uma vez que todo mundo está colocando suas dúvidas ali naquele espaço em branco e esperando alguém ou alguma empresa aparecer com um link para ele clicar e obter uma resposta, simples assim.

E, olha, eu penso que você deveria se preocupar AGORA com três coisas:

  1. Cuide do seu site como você cuida da sua loja física (se você tiver): seu site é uma porta de entrada para clientes todos os dias, então receba-os sempre muito bem.
  2. Responda rapidamente a um contato. Já parou para pensar que aquele potencial cliente entrou no seu site, procurou o formulário de contato, preencheu todos os campos e clicou no enviar? Deu trabalho, certo? Então responda a ele o quanto antes!
  3. A internet é um caminho sem volta: forte isso, não é? Mas é a mais pura realidade, pois quem não está na internet não existe aos olhos da grande maioria que não lhe conhece. Comece a trabalhar sua presença online o mais rápido possível!

Costumo dizer que quem chega primeiro tem grande chance de permanecer sendo o primeiro.

Aqui na Leelah estamos mais do que acostumados a ajudar empresários como você a encontrar um caminho para realizar essa migração do marketing convencional para o marketing digital.

Nesse eBook, a gente pode continuar nesse tema. Entra lá e baixe hoje mesmo.

Um grande abraço e até o próximo artigo! 🙂


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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