(11) 4116-2260 [email protected]

O que é sitemap e por que ele é tão importante?

por | 10 mar, 2022 | Dicas de Marketing Digital

Você sabe o que é sitemap e a importância dele para o posicionamento das páginas de um site nos resultados do Google?

Para ficar mais claro, o que é sitemap vamos dizer que é um arquivo que funciona como um “mapa” de URLs do seu site. Ele tem a função de mapear e “mostrar” aos robôs de buscadores como as páginas estão estruturadas e tudo o que está incluído nele.

Por isso, o sitemap tem ligação direta com o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), ou seja, se você quer que o seu site apareça nos resultados da busca do Google, é essencial ter um sitemap.

Traduzindo, sem um sitemap o seu site não é lido pelo Google e, consequentemente, não aparece para os usuários como um possível resultados de busca. E a gente sabe que empresa que não é vista, não vende!

 

Entenda melhor o que é um sitemap e como implantá-lo

Saber o que é sitemap é o ponto de partida para entender como o maior buscador do mundo, o Google, trabalha e posiciona as páginas de um site em sua SERP, que é a lista de resultados para uma pesquisa do usuário.

Antes de detalhar como implantar um sitemap, vou abrir parênteses. É preciso entender que as práticas de SEO são mais amplas do que se imagina. Além do arquivo com o mapa do seu site, você também deverá desenvolver conteúdos com palavras-chave, escolher e nomear corretamente as imagens, evitar números e caracteres especiais nas URLs, entre outras técnicas que devem ser observadas.

sitemap como fazer marketing digital

Outro ponto importante é informar que o sitemap não é um documento imutável. Ele passa constantemente por atualizações, para que os robôs do Google entendam que precisam visitar periodicamente seu site para registrar as páginas novas.

Se seu site possui uma seção de notícias ou um blog, por exemplo, este sitemap precisa ser atualizado à medida que novos conteúdos são publicados.

Vale lembrar que somente as páginas que estão no sitemap podem ser posicionadas nos resultados do Google, por isso é tão importante informar tudinho neste documento.

LEIA MAIS: O que é SEM?

 

Agora que você sabe o que é sitemap, vamos aos formatos

Criar o sitemap não é tão complicado quanto parece. É possível criá-lo manualmente, utilizando um bloco de notas e algumas tags, entre elas <urlset> e </urlset>. Se preferir – também é a forma mais indicada –, pode usar ferramentas, como os plugins disponíveis na plataforma do WordPress.

O sitemap pode ter diferentes extensões, sendo as duas mais comum a XML e a HTML. 

A versão HTML (Hypertext markup language) é, digamos, amigável e apresenta ao Google alguns princípios de usabilidade e experiências de navegação que as páginas do site oferecem para o usuário. Já a versão XML (Extensible markup language) é feita exclusivamente para o entendimento dos robôs do Google.

Dependendo do tamanho do site é possível fazer diferentes sitemaps dividindo as URLs por temas, por exemplo.

Feito o sitemap, é preciso indexá-lo no site, para que os robôs possam encontrá-lo e analisá-lo. O documento também deve ser enviado ao Google Search Console.

Em termos de SEO, um sitemap possui uma série de vantagens. Pelo fato de concentrar todas as URLs do site – ou aquelas que você faz questão que os robôs do Google conheçam – ele permite que o buscador faça uma indexação mais rápida e acompanhe com mais efetividade as atualizações de um site.

LEIA TAMBÉM: Quais são os quesitos básicos para um bom SEO on page?

 

Quer que alguém cuide do seu sitemap?

Todas as estratégias de SEO, assim como o sitemap, fazem parte do dia a dia da Leelah. Portanto, se você precisa de ajuda para melhorar a performance do seu site e o posicionamento das páginas, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FALE CONOSCO