(11) 4116-2260 [email protected]

Metaverso e marketing digital: como atrair novas oportunidades de venda

por | 24 fev, 2022 | Dicas de Marketing Digital

Desde que o Facebook anunciou que vai focar seus esforços no metaverso, empresas de todo o mundo passaram a estudar formas de explorar este tema e oferecer experiências inovadoras para seus clientes.

Conceituando, o metaverso é um espaço online onde as pessoas criam avatares e usam realizada aumentada para navegar e interagir entre si e com os recursos oferecidos neste ambiente. O Second Life é um bom exemplo de metaverso.

Durante muito tempo os assuntos sobre o metaverso se limitavam às conversas de quem dominava o mundo dos videogames. Mas agora o conceito se ampliou e as marcas que jamais se imaginaram trabalhando nesse tema agora planejam ganhar visibilidade – e vender – por meio dele.

E o que marketing digital tem a ver com isso? Ora, tudo! Não adianta colocar em práticas ideias superinteressantes no metaverso e não criar uma boa estratégia para divulgá-las para o público e colher bons frutos com isso.

 

Como as marcas podem utilizar o metaverso?

Ainda é muito cedo para criar as diretrizes para o uso assertivo deste recurso, mas o fato é que as empresas que estiverem mais preparadas vão ter estratégias mais criativas e, assim, atrair um maior número de clientes.

O metaverso, algo bastante comum dentro dos jogos de videogame, já está levando marcas físicas importantes para este mundo de realidade virtual e promovendo interações marcantes com os participantes. Um exemplo recente é o da marca Gucci, que vendeu uma de suas bolsas, a Dionysius – no jogo Roblox para um avatar por US$ 4.115. O valor foi maior do que o item físico!

Mas não é apenas dentro de jogos que as marcas devem interagir, e é justamente este o desafio a ser enfrentado.

As empresas que já fazem uso de algum recurso virtual para vender seus itens físicos certamente já estão um passo à frente das outras e poderão aprimorar suas estratégias para surpreender os consumidores. Que tal um serviço de atendimento ao cliente no metaverso? Ou o avatar do cliente ter a chance de experimentar produtos e serviços neste ambiente virtual antes de efetuar a compra de fato?

metaverso marketing digital internet

As possibilidades são infinitas. E cabe às empresas testarem a plataforma para saber como criar maneiras atrativas de se relacionarem com este público virtual.

O marketing digital vai entrar no processo realizando ações em outros canais virtuais, dando todo o suporte à divulgação das campanhas e reforçando a presença digital das empresas. Um recurso não substitui o outro, eles trabalham juntos para aumentar os indicadores de engajamento e de vendas.

LEIA MAIS: Omnichannel é, sim, o presente e o futuro

 

Criptomoedas e NFTs no metaverso

Vale lembrar que as empresas interessadas em conquistar seu espaço no metaverso preciso entender de ativos como criptomoedas e NFTs (Non-Fungible Tokens, ou Tokens não Fungíveis, em português). 

As transações dentro do metaverso poderão ter precificação em criptomoedas. Se realmente este for o único jeito de fazer negócios neste mundo virtual, sua marca terá que se planejar para investir em anúncios, por exemplo.

E os NFTs oferecem aos avatares a propriedade de algum bem representado virtual ou fisicamente. Um exemplo seria sua marca criar um produto especial e oferecer a propriedade dele para os avatares de seus consumidores. Interessante, não é?

Há muito o que ser descoberto sobre o metaverso e a gente pode trabalhar nisso juntos! Se você precisa de uma agência para divulgar sua empresa, produtos e serviços, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah! 

Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar o seu negócio a obter os melhores resultados!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FALE CONOSCO