(11) 4116-2260 [email protected]

Hospedagem de site: como esse fator pode influenciar o seu negócio?

por | 7 jan, 2021 | Dicas de Marketing Digital

Além de um layout bonito e de um conteúdo de qualidade, existe outro fator que pode interferir positivamente ou negativamente no sucesso do seu negócio na internet: a hospedagem de site.

Este serviço funciona como uma plataforma onde a página da sua empresa é publicada. A hospedagem de site vai garantir que o conteúdo online desenvolvido para o seu negócio fique visível na internet para os usuários durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

Preocupar-se com o local onde o site é hospedado impacta de maneira direta e indireta no relacionamento da sua empresa com os clientes. E vamos lhe explicar por quê.

 

Qual a importância da hospedagem de site?

Quando você pretende fazer uma viagem, certamente escolhe com cuidado o lugar onde vai se acomodar, descansar e guardar os seus pertences, certo? Com o seu site funciona da mesma forma!

Uma boa hospedagem de site pode evitar muitas dores de cabeça e permitir que seu usuário tenha uma ótima experiência ao navegar pelas suas páginas de conteúdo.

Além disso, uma boa hospedagem influencia na performance outros fatores importantes:

Posicionamento

Existem fatores que ajudam o seu site a conquistar uma posição de destaque nos resultados do Google. O tempo de carregamento das páginas é um dos quesitos avaliados pelo buscador.

Um site muito lento tem seu índice de qualidade avaliado negativamente pelos robôs do Google. Mesmo que seu site tenha um conteúdo mais rico que o do concorrente, há chances de ele ficar na sua frente na lista de resultados por carregar com mais velocidade.

O tempo que o site fica no ar, o chamado uptime, também influencia no posicionamento e tem muito a ver com o tipo de hospedagem de site. Ninguém gosta de navegar em um site que volta a meia está fora do ar, certo?

 

Segurança

Outro ponto a ser considerado é a segurança. O Google não vai levar os usuários para páginas que não ofereçam certificações de segurança. Como o SSL, por exemplo, que é aquele cadeado localizado ao lado do domínio, atestando que o site é confiável.

Conversão

Os pontos que citamos acima acabam influenciando no grau de engajamento dos usuários, que se sentirão mais seguros em comprar no seu site.

Uma página que carrega rapidamente permite que o visitante passeie com mais facilidade pelos conteúdos para encontrar os produtos que precisa, fazer o pagamento de forma rápida e sair satisfeito.

O mesmo acontece com um site sem certificado de segurança ou que cai toda hora. Imaginou a página do site sair do ar bem na hora em que o usuário está colocando os dados do cartão de crédito? Este certamente não vai querer voltar e ainda vai alertar os colegas e demais usuários para não se arriscarem nas páginas do seu site!

LEIA MAIS: Por que sua empresa não pode abrir mão de ter um site?

 

Hospedagem de site: qual escolher?

Tipos de Hospedagens de Sites

Agora que você já entendeu a importância que a hospedagem de site para o sucesso do seu negócio, vamos citar abaixo alguns tipos de hospedagem:

Hospedagem Compartilhada

É como se fosse um armário com várias gavetas e em uma delas está o seu site. A vantagem deste compartilhamento de espaços é que o valor é mais atrativo.

Este é o tipo de hospedagem de site mais conhecido e é indicado para páginas mais simples, sem ecommerce. Não exige a participação de um expert em instalação, pois possui um servidor pré-configurado e suporte básico.

Hospedagem VPS

O VPS (Virtual Private Service, ou Servidor Virtual Privado) é um tipo de hospedagem de site compartilhado, mas é destinado a sites de e-commerce ou muito grandes, justamente porque oferece espaços maiores. Empresas que possuem muitos sites também utilizam o VPS para facilitar a gestão.

O servidor é seguro e fácil de customizar, mas é preciso contar com um profissional especialista para fazer a configuração e explorar devidamente a plataforma.

Servidor Dedicado

Este é o tipo de hospedagem de site exclusivo para a sua empresa. Você terá controle total para configurar questões relacionadas ao desempenho, personalização, entre outras.

Costuma ser indicado para empresas grandes e dispostas a investir tanto no valor de hospedagem de site quanto numa equipe capacitada para configurar com sucesso o site na plataforma.

Hospedagem Cloud

Conhecido popularmente como hospedagem na nuvem, este tipo de servidor é considerado bastante seguro, capaz evitar as mais diferentes falhas no site. A segurança também se deve ao fato de os arquivos do site da sua empresa serem replicados em outros servidores.

O pagamento varia de acordo com os recursos que você utilizar para manter o seu site.

Hospedagem WordPress

O WordPress é uma plataforma amplamente utilizada e fica muito mais fácil fazer a hospedagem de site lá se você já possui uma página neste formato.

Além de um bom suporte, sua equipe técnica pode fazer uso das vastas ferramentas e plugins da plataforma para montar um site de forma fácil e rápida, pagando um preço acessível pelo serviço.

Como você pode perceber, o tipo de negócio, o valor disponível para investimento e o tamanho do site são fatores que precisam ser considerados na hora escolher o tipo de hospedagem mais adequado.

Além disso, é importante saber quais serão os serviços fornecidos pelo servidor. Os que merecem mais atenção são:

  • Sistema de segurança dos servidores
  • Grau de liberdade para customização das páginas
  • Tipo de suporte oferecido e formas de contato
  • Mecanismos de backups
  • Tipos de certificações oferecidas
  • Facilidades para migração

 

Ah, você já tem o domínio?

Somente a hospedagem não garante que o site da sua empresa estará disponível para o público. Antes disso é necessário que você tenha um domínio, que é o endereço do seu site.

Por exemplo: o domínio da nossa agência é o www.leelah.com.br. Ele permite que as pessoas encontrem o nosso conteúdo digitando este endereço no campo da URL ou procurando no Google sobre marketing digital e outros relacionados ao segmento.

Ter uma página na internet parece algo bastante complexo, mas quando você conta com a parceria de pessoas qualificadas, todo o processo se torna mais fácil e rápido.

Por isso, se você precisar de ajuda, venha conversar conosco! Nós, da Leelah, temos profissionais especializados para criar e publicar o seu site e realizar diferentes estratégias de marketing digital para melhorar suas vendas. Inclusive temos cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

LEIA TAMBÉM: Quais são os quesitos básicos para um bom SEO on page?

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre hospedagem de site. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO