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Google cria ferramenta para ajudar pequenas empresas

por | 24 out, 2019 | Dicas de Marketing Digital

As pequenas empresas ganharam um empurrão bacana do Google para aumentar o posicionamento dos resultados de busca e as chances de atrair mais clientes: o Google para PMEs.

De maneira bem rápida, a plataforma faz uma análise do negócio das pequenas empresas e emite um relatório com dicas de como melhorar a visibilidade na web. É possível ver as dicas diretamente na tela do desktop ou dispositivo móvel ou deixar o endereço de e-mail para receber o material e ler com calma em outro momento.

Essa iniciativa do Google é muito importante para os empresários que desejam um direcionamento para dar os primeiros passos ou aprimorar suas estratégias na web. Essas dicas, alinhadas com uma boa consultoria de marketing digital, vão fazer as pequenas empresas decolarem!

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Pequenas empresas: é preciso olhar para elas!

Em meio a uma economia oscilante e taxas de desemprego em níveis de tirar o sono, as pequenas empresas acabam sendo uma fonte de respiro para os brasileiros. Seja como empregador, seja como empregado nessas iniciativas, a verdade é que este nicho vem chamando atenção.

De acordo com o Sebrae, são mais de 12 milhões de negócios, sendo que 8,3 milhões são microempreendedores individuais (MEI).

Apesar de apresentar um número 9,6% menor do que em 2018, as pequenas empresas têm mostrado a sua força. Somando os cinco primeiros meses deste ano, as pequenas empresas criaram 326,6 mil vagas de emprego.

Somente em maio deste ano, os micros e pequenos negócios do país foram responsáveis pela criação de 38 mil postos formais de trabalho, enquanto os médios e grandes demitiram 7,2 mil profissionais.

Para manter – e alavancar – o potencial econômico desse nicho, é necessário investir em boas estratégias de marketing digital e em um bom planejamento, não é verdade?

 

Quais estratégias de marketing digital as pequenas empresas podem adotar?

pequenas empresas google

Há muito trabalho a ser feito e as possibilidades variam de acordo com o objetivo a ser alcançado, segmento de mercado, entre outros quesitos. O marketing digital oferece diferentes caminhos. Veja alguns deles:

SEO: esta estratégia tem como objetivo organizar a estrutura do site e todo o seu conteúdo para que os robôs do Google possam encontrar relevância no seu negócio e apresentá-lo ao público interessado em adquirir o produto ou serviço que as pequenas empresas possuem.

LEIA TAMBÉM: SEM e SEO: qual a diferença?

Anúncios: pagar para aparecer para um grupo bem segmentado de consumidores pode aumentar as suas chances de venda. Com um bom anúncio e usando as palavras-chave certas, você pode conseguir um espaço significativo no topo da lista do Google e chamar a atenção dos usuários.

CONTINUE LENDO: Como buscar palavras-chave estratégicas para o seu negócio

Redes sociais: essas plataformas de relacionamento são ótimas para as empresas utilizarem. Imagens, gifs, vídeos e outros recursos podem ser adotados para atrair e engajar seguidores no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Pinterest. Você também pode investir uma verba para patrocinar os posts e aparecer para um potencial grupo de consumidores.

CONTINUE LENDO: Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Marketing de conteúdo: um material bem escrito e elaborado pode educar o usuário e prepará-lo para consumir o produto ou serviço das pequenas empresas. O marketing de conteúdo está presente em blogs, nos ebooks, nos vídeos, nos conteúdos criados para redes sociais, entre outros.

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Há ainda outros recursos para aprimorar as estratégias de marketing digital, como storytelling, copywriting, email marketing, lives… os caminhos para atrair os clientes são muitos!

Caso precise de ajuda para escolher as melhores estratégias e a forma de utilizá-las, venha nos conhecer! Aqui na Leelah trabalhamos com pequenas empresas e negócios de médio e grande portes. Vamos conversar e traçar as estratégias mais assertivas para atender às suas necessidades.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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