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Como fazer análise de mercado e concorrência no marketing digital

por | 26 set, 2019 | Dicas de Marketing Digital

A sua empresa já fez alguma análise de mercado e concorrência para se posicionar ou se reposicionar diante do consumidor? Se a resposta é não, saiba que seu negócio está perdendo boas oportunidades de venda no segmento de marketing digital!

Fazer uma análise de mercado, principalmente quando se está inserido no marketing digital, é uma tarefa periódica de qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento.

Este processo fará com que você, como empresário, veja como anda a concorrência no seu segmento e de que forma outros negócios ameaçam direta e indiretamente as suas conversões e o seu relacionamento com os clientes.

Uma análise de mercado e concorrência também funciona como um termômetro e auxilia você a tomar a decisão de manter as estratégias que vêm sendo adotadas e investir mais esforços nelas ou mudar completamente as ações para atender a novos comportamentos de consumo.

E, quando falamos de marketing digital, existe uma questão bem importante. Nem sempre o seu concorrente no mundo físico é o mesmo da internet.

Ferramentas e profissionais especializados em SEO vão ajudar a identificar quem são seus concorrentes no âmbito digital e quais as melhores estratégias para melhorar a presença online da sua marca.

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4 pontos importantes da análise de mercado e concorrência no marketing digital

Existem diferentes formas de se fazer uma análise de mercado e concorrência. E, especificamente no marketing digital, a sua empresa precisa precisar ficar atenta a algumas questões-chave. Veja quais são:

1 – Observe o mercado como um todo

Independentemente do segmento em que sua empresa atua, você precisa estar sempre antenado às mudanças no comportamento do consumidor. O que tem atraído a atenção dele? Como entender as necessidades dos clientes e adaptá-las para o seu negócio?

Além de acompanhar os hábitos de consumo globais, contate seus clientes para entender o que pode ser melhorado na sua empresa para que as conversões cresçam cada vez mais. Converse pessoalmente ou envie formulários simples de pesquisa.

2 – Seus concorrentes estão em vários segmentos

Já foi o tempo em que o concorrente era aquela empresa que tinha o mesmo formato que o seu. Hoje, a tradicional loja de doces da esquina concorre com a padaria que recebe pedidos pelo whatsapp e faz entregas gratuitas. O banco físico concorre com as startups que oferecem aberturas de contas com maiores rendimentos e cartões de crédito sem anuidade.

A forma de consumir mudou, assim como o conceito de concorrência. Quem já se deu conta disso está atento às últimas tendências e está o tempo todo buscando novas maneiras de se reinventar e surpreender o consumidor.

3 – Acesse os canais das empresas mais influentes

O que será que as empresas mais influentes da internet fazem para atrair e engajar seus clientes? Descubra! Acesse os canais de comunicação dessas marcas (lembra-se dos concorrentes diretos e indiretos? Inclua-os nesta lista também!) e veja que tipo de conteúdo eles postam e a frequência.

Quando feita com um olhar crítico e atento, essa avaliação da concorrência e das empresas de grande visibilidade pode ajudar você e sua equipe a terem insights bacanas para melhorar o conteúdo que é divulgado nos canais da sua própria empresa e criar outros que surpreendam os consumidores atuais e potenciais.

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4 – Fique por dentro das novas tecnologias

 

Uma nova forma de pagamento está melhorando de maneira considerável a experiência do usuário. De que forma você pode usá-la em seu negócio? Mais da metade dos seus clientes estão aproveitando as facilidades das compras por aplicativos. Que tal sua empresa passar a fazer parte dele? Esteja antenado ao comportamento dos consumidores para não perder vendas.

Quando falamos de novas tecnologias, temos que incluir também a automação de marketing. A todo momento surgem novas ferramentas para ajudar você e sua equipe na gestão do conteúdo e na mensuração de resultados. Vale apostar em algumas delas para tornar as análises e as tomadas de decisões mais rápidas e efetivas. 

O segmento do marketing digital possui muitas coisas a serem descobertas. Por isso, não se pode descuidar da análise de mercado e concorrência. Essa postura atenta pode fazer sua empresa estar sempre à frente, surpreendendo os consumidores na hora da compra, no engajamento e no relacionamento, seja no mundo real ou virtual.

Se você está precisando de ajuda para fazer uma reavaliar suas estratégias e alavancar suas vendas, venha falar conosco e fazer uma consultoria de marketing digital e criar estratégia que se encaixe perfeitamente nas necessidades da sua empresa.

LEIA MAIS: Como uma consultoria de marketing e vendas pode salvar o seu negócio?

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Até o próximo artigo! 

 


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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