Como abrir um negócio usando as estratégias de marketing digital?
Encontrar formas inovadoras de como abrir um negócio é o desafio de todo empreendedor que deseja ser bem-sucedido. E algo que não pode faltar de forma alguma nos dias de hoje é um bom planejamento digital.
Se você pulou essa etapa, pare tudo agora mesmo e comece a rever o projeto!
Estar na internet deixou de ser um diferencial e se tornou obrigação. Se você não aprender como abrir um negócio usando o marketing digital, seu produto não será encontrado pelos usuários de internet. E você sabe: se a sua empresa não tem presença na internet, ele praticamente não existe…
Por isso, você precisa fazer parte do grupo de empresas que já incluíram o marketing digital em suas estratégias de venda.
Para se ter uma ideia da importância que o marketing tem no dia a dia das organizações, de acordo com estudo realizado pela Forrester Research líderes de marketing irão gastar mais de US$ 103 bilhões até 2019 em marketing de busca, exibição de publicidade, mídias sociais e e-mail marketing.
Esse valor será maior do que o utilizado em TV, rádio e TV a cabo juntos!
Por isso, neste artigo, vamos explicar a você como abrir um negócio e usar algumas estratégias de marketing digital para vender mais produtos e serviços e atrair os clientes certos. Acompanhe.
Aprenda como abrir um negócio e ganhar destaque na internet
O marketing digital oferece inúmeras possibilidades, basta você saber qual a estratégia que mais se alinha às suas necessidades.
A grande vantagem é que nem todas as estratégias exigem altos investimentos. Você pode começar fazendo pequenas ações, até mesmo sem custo, e aumentar a verba aos poucos.
Inicialmente, você pode tomar algumas providências:
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Crie um site otimizado
Construir um site é o primeiro passo para se fazer presente na internet. Mas, para o Google, essa estratégia só será valorizada se as páginas forem devidamente otimizadas.
Otimizar um site significa construí-lo de acordo com as estratégias de SEO. Criar conteúdos com as palavras-chave adequadas, URLs sem números e símbolos e imagens nomeadas corretamente são algumas das técnicas recomendadas. Para saber mais sobre este tema, LEIA ESTE ARTIGO AQUI.
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Tenha um blog
Quais as dores e dúvidas dos seus potenciais clientes? Faça uma lista com elas, monte um planejamento e escreva textos para o blog que possam dar as respostas que seus clientes procuram.
Aproveite este espaço também para falar do segmento do seu produto e de como ele pode ajudar seu cliente e solucionar problemas.
Mas lembre-se: é preciso oferecer informação de qualidade, e não usar o blog apenas para falar da sua empresa. Um bom conteúdo já tem isso implícito ou feito de forma sutil.
Outro ponto importante, é a frequência das postagens. Não adianta escrever apenas quando dá tempo. O Google valoriza muito a regularidade na publicação dos conteúdos. Sendo assim, faça um cronograma de pautas e datas para seguir. Se não tiver essa expertise, contrate uma agência especializada.
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Use as redes sociais
Em quais redes sociais estão as pessoas que você deseja atingir: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin? Escolha as que mais têm relação com o seu negócio e crie páginas nesses locais.
Faça postagens com dicas, informações e curiosidades buscando engajamento do seu público. Mas mantenha a frequência e a qualidade do que está sendo divulgado. Atenção aos erros de português e ao excesso de propagandas e promoções.
Ah, e não se esqueça de usar as redes sociais também para divulgar os textos de blog. Assim você chama os usuários das redes sociais para conhecer o seu site, a sua marca e seus produtos.
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Faça anúncios qualificados
Reserve uma verba mensal para investir em anúncios no Google e nas redes sociais.
Diferente das estratégias de busca orgânica, os links patrocinados podem render resultados imediatos e atrair um público bem mais segmentado.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso investimentos onerosos para anunciar no Google ou nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, você consegue colocar anúncios com R$ 5! É isso mesmo!
É claro que, quanto mais verba tiver, maior será o alcance e, consequentemente, o resultado das campanhas.
Mas o bom da internet é que você consegue checar se o investimento está dando retorno e qual o melhor canal para anunciar!
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Mensure tudo
Depois de abrir o negócio e colocar sua empresa na internet, você precisa quais ações estão trazendo resultados e, claro, vendas.
Inicialmente você pode usar os relatórios das redes sociais e o Google Analytics. Mas fique de olho no mercado e avalie a possibilidade de obter ferramentas complementares que ajudem você a obter dados mais profundos.
LEIA MAIS: 20 ferramentas úteis de marketing digital para o seu negócio
O marketing digital possui inúmeros recursos para ajudar você a alavancar o seu negócio. Porém, antes de mergulhar nesse universo, é importante que você conheça bem o segmento da sua empresa, seus concorrentes e o tipo de cliente que você deseja alcançar.
Dicas de como abrir um negócio usando inbound marketing
Colocar sua empresa na internet é apenas o começo da trajetória da sua empresa pelo marketing digital. É necessário criar boas estratégias para se diferenciar da concorrência e conquistar o público.
Por isso, na hora de fazer o planejamento de marketing digital, é importante que você leve em consideração as cinco etapas do Inbound Marketing, uma metodologia que tem como objetivo atrair e fidelizar clientes por meio de um conteúdos e estratégias bem organizadas.
Atração: nessa primeira etapa a meta é converter usuários em visitantes assíduos por meio de um bom conteúdo, baseado em palavras-chave usadas pelo público que você deseja atingir.
Conversão: uma vez dentro do seu site, o visitante vai desejar saber mais e se cadastrar para receber conteúdos diferenciados. Nessa hora, você nutre o visitante e o deixa pronto para efetuar a compra.
Fechamento: munido de todas as informações necessárias, o cliente percebe que precisa do seu produto ou serviço e paga por ele.
Encantamento: agora que o usuário desconhecido se tornou cliente, é hora de reforçar os laços com a ajuda do marketing de relacionamento. Faça um bom marketing de relacionamento e mande conteúdos mais aprofundados, de forma que seu cliente passe a divulgar espontaneamente a marca.
Agora que você aprendeu como abrir um negócio usando o marketing digital, mãos à obra! Não quer fazer sozinho? Não tem problema! Procure uma consultoria de marketing digital e conte com profissionais especializados para lhe ajudar a tomar as decisões mais assertivas.
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Denis Minchiotti
Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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