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6 dicas para melhorar o engajamento do email marketing

por | 22 ago, 2019 | Dicas de Marketing Digital

Projeções apontam que mais de 4,1 bilhões de usuários em todo o mundo serão impactados pelo email marketing até 2021. Este é um dos motivos pelos quais não dá para falar em marketing de relacionamento sem citar este tipo de estratégia.

O email marketing entra no planejamento de marketing digital como forma de personalizar ainda mais a comunicação.

Diferentemente de outras estratégias (blog e postagens de redes sociais), o email marketing é enviado com a permissão do consumidor. Foi ele quem teve a iniciativa de deixar o contato para receber informações diferenciadas diretamente em sua caixa de entrada.

Justamente por este motivo, o email marketing precisa de uma atenção especial, tanto no layout quanto no conteúdo. Afinal de contas, em meio a uma montanha de mensagens que são enviadas o tempo todo, você precisa se diferenciar para que o consumidor tenha a certeza de que fez um bom negócio ao assinar a news ou receber ofertas da sua empresa.

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Considerações importantes sobre o email marketing

Para 65% das organizações B2B e 54% das B2Cs do Brasil e do mundo, o email marketing é um dos mais importantes canais de comunicação com o consumidor. Essa informação vem do estudo The State of Email Engagement, realizado pelas empresas Return Path e Demand Metric em 2018.

O material trouxe informações bem legais. Separei aqui duas delas:

Engajamento: grande parte dos profissionais de marketing que participaram do estudo não sabiam que a caixa de entrada do usuário também é inteligente e faz uma seleção de acordo com o grau de engajamento do leitor com o email recebido. Ou seja, se o usuário não abre a mensagem, ela pode começar a ir para o spam ou até mesmo ser bloqueada.

Segmentação: a capacidade de fazer o email marketing chegar à caixa de entrada do usuário está diretamente ligada à segmentação de listas. Enviar mensagens distintas para cada perfil de assinantes é um importante indicador para medir a qualidade de dados e a conformidade com as práticas recomendadas para as empresas que desejam melhorar sua exibição na caixa de entrada.

 

Como explorar o melhor do email marketing?

Para que o email marketing mantenha sua eficácia, é importante que ele seja bem planejado e monitorado, de forma que capte os interesses e necessidades do consumidor e consiga ter a “cara dele”.

Vou deixar aqui seis dicas para ajudar você:

  • Personalize o seu email marketing

Dependendo do tipo de produto ou serviço que sua empresa possui, é bem interessante dar ao consumidor a oportunidade de escolher que tipo de conteúdo quer receber.

Assim, o email marketing conterá somente informações realmente relevantes para o leitor.

Esse tipo de segmentação vai ajudar você a entender que tipo de assunto mais atrai os usuários e a ter insights que aumentem o engajamento deste e de outros canais utilizados pela empresa.

  • Ofereça conteúdos ricos e relevantes

Prepare um e-mail marketing bem pensado, com textos que realmente façam a diferença para o cliente.

Vale fazer uma abertura, dando uma prévia do que ele vai ler em cada seção, para ajudá-lo a fazer sua própria lista de prioridades de leitura. Se você produzir um conteúdo aprofundado, como ebook, ou promover webinars, por exemplo, avise primeiro os leitores pelo email marketing.

Dessa forma, eles perceberão o quão importantes e exclusivos eles são para a sua empresa.

  • Cuidado com o excesso de e-mails

Não exagere na quantidade de envios de emails marketing para sua base. Faça tudo com planejamento e estratégia para não ficar mandando mensagens sem sentido ou inúteis, que atrapalham a boa experiência do usuário com a sua marca.

Se ficar lotando a caixa de entrada do seu potencial cliente com mensagens sem conteúdo ou atratividade, quando você enviar algo realmente relevante, ele não irá abrir! Cuidado!

  • Dê oportunidade de interação

Avaliar somente a taxa de abertura não é suficiente para mensurar se o email marketing tem sido efetivo ou não. Vale a pena ouvir a opinião do consumidor para saber o nível de qualidade do conteúdo e se os interesses e necessidades dele continuam os mesmos.

Faça enquetes, peça sugestões, indicação de amigos, enfim, instigue o leitor a responder ao seu email marketing e a interagir com ele.

  • Faça testes A/B

Esta parte é importante tanto em relação ao layout quanto ao conteúdo. Faça duas versões diferentes, mudando cores, disposição de conteúdo e botões de CTAs (call to actions ou chamadas para ação) para ver quais formatos apresentam mais chances de conversão. Dessa forma, você saberá como atrair o leitor com mais assertividade.

  • Defina métricas e mensure sempre

Toda estratégia de marketing digital precisa ser mensurada. Portanto, ao utilizar o email marketing, é necessário analisar as métricas com base nos objetivos que foram traçados.

Você precisa analisar taxa de abertura? Engajamento? Envio? Identifique suas necessidades e recorra à automação de marketing para obter os dados com a maior precisão possível.

Se você está precisando de ajuda para organizar seu conteúdo e sua estratégia de email marketing, venha falar conosco! Oferecemos a você a consultoria de marketing digital e a elaboração de uma estratégia que se encaixam perfeitamente nas necessidades da sua empresa.

E, se você gostou do nosso artigo, sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Até o próximo artigo! 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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