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5 dicas de marketing de relacionamento para o seu e-commerce

por | 4 mar, 2021 | Dicas de Marketing Digital

Se você tem uma empresa que vende pela internet ou pretende entrar neste meio, é preciso estar sempre de olho nas dicas de marketing de relacionamento para se tornar mais competitivo e atrativo aos olhos do consumidor.

A pandemia ajudou o brasileiro a fazer mais compras pela internet, e é bem possível que esta modalidade de consumo passe a integrar cada vez mais o comportamento das pessoas.

Os números são otimistas. De acordo com estudo da Mastercard e da Americas Market Intelligence (AMI), realizado em 13 países da região da América Latina e do Caribe, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia. E 7% compraram pela internet pela primeira vez. O material foi divulgado em novembro de 2020.

Outros dados bastante interessantes deste estudo é que 57% dos brasileiros estão usando menos dinheiro e o número de pessoas sem contas em banco caiu 73% no segundo semestre de 2020, o que reforça o aumento do interesse por serviços online para o cumprimento do distanciamento social.

Uma vez que tanta gente migrou (ou expandiu) o seu negócio para a internet, justamente porque estava de olho no comportamento do consumidor, como se diferenciar neste mercado? Como criar um relacionamento com o cliente a ponto dele se lembrar da sua marca sempre que precisar comprar algo pela internet?

Pensando em ajudar os veteranos e os novos negócios online, nós reunimos algumas dicas de marketing de relacionamento para ajudar você que está neste meio a vender mais e melhor!

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Dicas de marketing para atrair e engajar clientes

Dicas de marketing E-Commerce

O fato de o seu negócio estar na internet não faz com que ele se torne automaticamente conhecido. A cada dia novos e-commerces são lançados e você precisa saber como se manter competitivo – e disponível para os seus clientes o tempo todo.

A verdade é que as pessoas gostam de se sentir únicas, de saber que a sua empresa se preocupa verdadeiramente em resolver os problemas dela. E para saber exatamente o que elas precisam e como você pode ajudar, a palavra de ordem é relacionamento.

Você precisa abrir espaço para conhecer as pessoas, correr alguns riscos e inovar sempre para cativar aquele comprador que quer unir preço, boa usabilidade e bom atendimento.

Por isso, vamos deixar cinco dicas de marketing de relacionamento para você aumentar as chances de se tornar a primeira opção dos clientes na hora da compra. Veja:

1 – E-mail marketing segmentado

Nada de pensar que e-mail marketing não dá resultado. Dá sim! Você só precisa encontrar o assunto e o conteúdo corretos. Mensagens periódicas com as promoções da semana, e-mails promocionais e aqueles comemorativos como Natal e aniversário são importantes para manter o contato com o cliente. Dependendo do número de cadastros, vale a pena segmentar os e-mails, para engajar públicos diferentes com mensagens diferentes. Você pode usar diferentes formas de segmentação: idade, preferências… estude seu público e busque personalizar sua comunicação. Todo cliente quer se sentir especial.

2 – Valorize a experiência do Usuário

Dê a devida atenção para o site e para a navegabilidade dele. Os clientes encontram os produtos com facilidade? Quantos cliques precisam dar para finalizar a compra? O Cadastro é muito longo? Identifique os gargalos do seu site e procure simplificar a vida o usuário. Uma boa usabilidade ajuda na conversão.

3 – Use as redes sociais de forma estratégica

Use estes canais para divulgar seus produtos e criar um canal de comunicação com seus clientes. Identifique as redes sociais que seu público mais usa e tenha um planejamento de postagens frequentes. Crie posts que criem engajamento e nunca deixe de ler e de responder aos comentários. Eles vão lhe abastecer de insights e estreitar a relação com o cliente.

LEIA MAIS:  5 tipos de conteúdo para postar nas redes sociais

Conheça o poder do chatbot

A tecnologia é uma ferramenta indispensável no marketing digital e o chatbot é uma forma bastante interessante de responder ao seu usuário de forma rápida e efetiva. Os robôs respondem às perguntas mais simples e há sistemas que utilizam inteligência artificial, tornando os robôs capazes de sugerir outros produtos que possam interessar ao usuário.

Aprenda dominar as técnicas de SEO

Não basta estar na internet, é preciso ser achado pelo usuário. Para isso, outra das nossas dicas de marketing é colocar em prática as estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Entre as soluções desta técnica estão a criação de URLs amigáveis e o uso de palavras-chave no conteúdo do site.

O marketing de relacionamento precisa ser alimentado periodicamente para que ele de fortaleça e resulte em conversões. Com essas dicas se marketing que reunimos, você certamente vai criar bons canais de comunicação com o público e mostrar que o conhece e sabe como atender às suas necessidades.

Se você precisa de ajuda para estruturar um planejamento de marketing, conte com a gente! Faremos uma  consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar você a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre dicas de marketing de relacionamento para e-commerces. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!

 


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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