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MULTINACIONAL COM DIFICULDADE PARA APARECER NO GOOGLE

 

  • 16% mais acessos no site em um ano
  • Crescimento de 25% em número de usuários (visitantes)
  • Mais de 80 palavras-chave na primeira página do Google
  • 1.609 páginas que aparecem nos resultados de buscas do Google

 

É chato ouvir sobre problemas, não é mesmo? Mas imagine essa situação…

Pense que você é um cliente que está na internet buscando informações sobre algo bem específico (pense em um produto qualquer) e não consegue encontrar a marca que tem a intenção de comprar. 

Por outro lado, você encontra outras opções que até agradam e, então, decide comprar o produto, mas de outra marca.

Percebeu que alguém aqui perdeu a chance de vender? Pior: deu a chance para que um cliente que poderia ser seu conhecesse uma outra empresa? 

Isso se repete todos os dias, a cada segundo! Pode acreditar… 

Essa história é real e aconteceu com um de nossos clientes. 

Quando a pessoa buscava pelo produto, a marca do nosso cliente não aparecia nos resultados do Google.

Não vou deixar você esperar até o final do texto para te mostrar os resultados, então veja estes gráficos.

Depois que este trabalho foi finalizado, esses são alguns dos resultados alcançados:

 

Aqui é possível observar o crescimento no número de usuários de 54,13%, quando se compara o segundo semestre de 2018 com o segundo semestre de 2017.

 

 

Aqui, é possível observar a evolução do trabalho, comparando o ano todo de 2018 com o ano todo de 2017, com um crescimento de 25,15%.

 

Sem identificar um problema, fica difícil resolvê-lo. Então, vamos para a análise.

Um dos motivos que contribuíram para que o site do nosso cliente não aparecesse nas buscas do Google é porque estava cheio de erros técnicos. Também não tinha um conteúdo bacana e que “respondesse” as pesquisas que eram feitas, ou seja, o Google entendia que as páginas não entregavam o resultado ideal para o usuário.

O primeiro passo, então, foi entender essa dificuldade, que se traduzia na falta de vendas e solicitações de orçamentos, e elaborar um plano para tornar a marca mais visível, com um trabalho bastante forte de ajustes técnicos.

Listamos as melhorias, traçamos um plano de ação para sanar essas falhas, uma a uma, ao longo de seis meses de trabalho intenso.

Ficou curioso(a) como alcançamos esses números? Clique aqui e peça uma ajudinha 🙂

 

Agora, entenda o passo a passo que fizemos para resolver o problema.

Mas antes de começar a falar sobre como resolvemos os problemas, deixa eu colocar um pouco mais de resultados para você refletir se essa é a sua necessidade também…

  • 16% mais acessos no site em um ano
  • Crescimento de 25% em número de usuários (visitantes)
  • Mais de 80 palavras-chave na primeira página do Google
  • 1.609 páginas que aparecem nos resultados de buscas do Google

Agora, quero falar sobre os passos que seguimos para reverter uma situação ruim em algo que realmente fizesse sentido para esse cliente, sem enrolação ou fórmulas mágicas.

Vamos lá:

 

#1 Identificar os problemas técnicos do site

Utilizamos diversas ferramentas de análise de sites para identificar problemas técnicos, entre elas o SEO Power Suite, que é o melhor e mais completo, em nossa opinião.

Dessa forma, levantamos erros importantes – e até bastante comuns em muitos clientes –  que podem estar acontecendo inclusive com o seu negócio e impedindo seu site de decolar.

 

#2 Falta de elementos importantes: arquivos de sitemap.xml e robots.txt

Existe uma discussão bastante grande sobre este tema, mas eu prefiro concordar que a falta de um arquivo robots.txt sem indicação do sitemap.xml dentro dele pode prejudicar a visibilidade do seu site para o Google.

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Exemplo de conteúdo de um arquivo robots.txt

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User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Allow: /wp-admin/admin-ajax.php

Sitemap: https://www.seusite.com.br/sitemap_index.xml

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Exemplo de um arquivo de sitemap.xml

====================================

Traduzindo: é importante que seu site tenha os arquivos “robots.txt” e sitemap, para que o Google e outros buscadores possam ler suas páginas corretamente e entregar os resultados certos para cada pesquisa.

Dica: para saber se o seu site tem ou não um arquivo “robots.txt” digite no seu navegador: www.seudominioaqui.com.br/robots.txt. Se você encontrar uma página de erro ou algo diferente do que está em destaque no exemplo acima (em laranja), você já tem um problema para resolver.

 

#3 Não existia uma organização por categorias

Não sei se você sabe, mas há um local onde o Google fala sobre sua missão de uma forma bem clara e direta: “Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”

Caso queira acessar, clique aqui.

Mas, voltando para o tema principal, com essa mensagem o Google deixa claro que toda e qualquer informação dentro do seu site precisa estar devidamente organizada, pois isso irá facilitar o trabalho dele e, por consequência, ele vai “gostar” mais do seu site de alguma forma.

Por esse motivo, é importante ajustar as categorias do site. Foi o que fizemos no caso do nosso cliente: separamos os produtos por categorias e, com isso, deixamos o site mais organizado, com URLs mais “limpas”. Veja um exemplo de URL limpa e organizada:

https://www.seusite.com.br/tenis/tenis-feminino/tenis-nike-feminino/

Deu para visualizar a organização? O produto final (modelo específico) está dentro da sessão de tênis feminino que, por sua vez, faz parte de uma categoria geral. Percebeu?

Essa organização não vale apenas para o Google, mas também para os seus visitantes, afinal, o que é melhor: entrar em uma loja organizada em que você encontra tudo ou em uma loja que você depende de um vendedor para encontrar o que precisa? Faz sentido?

 

#4 Descobrir as páginas mais relevantes do site

Uma preocupação bem grande é saber identificar quais são as páginas mais importantes do seu site, aquelas que vão “receber” seus visitantes e converter os acessos em contatos, orçamentos e vendas.

Realizamos este trabalho em conjunto com nosso cliente e partimos para um processo de adequação dessas páginas, fazendo uma análise crítica de 4 pontos principais que listei a seguir.

Aproveite para fazer o exercício você também! Se deseja identificar como estão as páginas mais importantes do seu site, analise item a item abaixo. Caso tenha 70% ou mais de respostas SIM, você está bem. Caso contrário, você precisa se mexer, e rápido.

  1. As páginas do seu site estão falando apenas das características dos seus produtos ou abordam os problemas que o seu produto ou serviço resolve?
  2. Essas páginas possuem botões de chamada para ação do tipo: Consulte Agora, Peça um Orçamento, Agende uma Visita ou algo do tipo?
  3. A aparência dessas páginas lhe agrada de verdade? Você compraria?
  4. Você tem clientes satisfeitos com a sua empresa? Existem depoimentos reais, por escrito ou em vídeo, nas páginas do seu site?

Se você realmente se empenhar em fazer esses ajustes, com certeza, vai ter sucesso!

 

#5 Levamos o dia a dia da empresa para as redes sociais

Todo mundo comenta que é difícil encontrar “coisas” que sejam interessantes para o público e que possam ser compartilhadas nas redes sociais, que chamem a atenção, certo?

Então, já parou para pensar em todas as discussões interessantes sobre como responder às dúvidas de clientes, solução de problemas, treinamentos internos de produtos e temas que seriam de grande ajuda para o público lá fora?

Pois bem, investir algumas horas “ajudando” nosso cliente a identificar essas oportunidades foi um dos trabalhos que fizemos para melhorar a comunicação da empresa com o público. Esse projeto rendeu ótimos frutos e trouxe até um problema que você precisa pensar também: “como responder a todas as perguntas”.

Mas esse é um problema bom, não é mesmo?

Se o seu produto é bom e você sabe que poderá resolver o problema de milhares de pessoas, então invista em mostrar essa solução para o seu público, usando as redes sociais e a internet para isso.

Agora, se mesmo com essas dicas você ainda ficou na dúvida se avaliou bem a sua presença online, peço que entre em contato através do formulário aqui embaixo e peça uma ajuda aos nosso time de especialistas, pois teremos o maior prazer em atender você!


Com a mudança do mercado, com a busca de bons resultados no Digital, nós conhecemos a Leelah, ano passado todo fizemos um trabalho muito intenso, Redes Sociais, Google Anúncios e SEO.

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