(11) 4116-2260 [email protected]

O que é SEM?

por | 6 jan, 2022 | Campanhas Digitais

Toda e qualquer empresa que pretende usar a internet para vender produtos e serviços precisa saber o que é SEM.

Resumidamente, Search Engine Marketing (SEM) ou Marketing para Mecanismo de Busca, como é conhecido aqui no Brasil, é um pilar do marketing digital que tem como objetivo destacar conteúdos de uma determinada empresa nos resultados de importantes buscadores, como o Google.

Para entender melhor o que é SEM e a importância que ele tem nas estratégias de marketing de um produto ou serviço, vamos falar um pouco sobre comportamento do usuário.

Se uma pessoa tem alguma dúvida, ou está pesquisando alguma solução para o seu problema, qual a atitude mais comum? Pegar o celular, notebook ou desktop, acessar o Google e pesquisar, certo? Sim!

Feito isso, uma lista de resultados vai aparecer na tela, entre conteúdos orgânicos e anúncios. E é nesta relação conhecida como Search Engine Result Page (SERP) que sua empresa precisa estar para atrair consumidores e conversões.

Para que isso aconteça, você deve usar corretamente as estratégias de SEM!

 

Quais são as estratégias de SEM?

Basicamente o Search Engine Marketing possui dois braços: o Search Engine Optimization (SEO) e os links patrocinados.

seo estratégia

O SEO corresponde aos resultados orgânicos, ou seja, aqueles que fazem uso de palavras-chave e de conteúdos otimizados para ganhar as primeiras posições na SERP. Traduzindo, são os termos que os usuários utilizam para fazer buscas na internet.

Há quem pense que SEO se restringe ao uso de palavras-chave, mas esta estratégia é muito mais ampla do que se pensa. Vamos provar para você!

links patrocinados estratégia

E os links patrocinados são os anúncios, com e sem imagens, que aparecem na parte superior e nas laterais da página de resultados do Google. Diferente do SEO, que é exibido gratuitamente, estes precisam de investimento para serem exibidos e de uma série de formatações que contaremos logo mais.

 

SEO: saiba mais sobre a técnica dos resultados orgânicos

o que e seo estratégia

Você já se perguntou como os links aparecem nos resultados de busca? A resposta é simples: eles são conteúdos que utilizam de maneira certa o Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de estratégias de otimização para organizar e aumentar a relevância de conteúdos de páginas de sites e blogs.

Os robôs do Google fazem um crivo para avaliar todo o conteúdo que é publicado na internet e selecionam os mais adequados para compor a lista de resultados. A partir da busca do usuário, a plataforma monta uma SERP com conteúdos capazes de oferecer as respostas mais completas.

Quanto mais alinhado às técnicas de SEO o conteúdo estiver, mais bem posicionado ele ficará nos resultados de busca. Como sabemos que o usuário tem pressa para obter respostas, a chance de clicar apenas nos primeiros resultados é muito grande. Logo, a luta pelas primeiras posições oferece em troca um alto número de acessos e, consequentemente, de vendas.

Sendo assim, para tornar o conteúdo alinhado às exigências do Google é necessário entender as técnicas de SEO e utilizá-las corretamente, seja no html da página, na produção dos conteúdos e na relação com outros sites e blogs.

O SEO anda de braço dado com o Marketing de Conteúdo, uma importantíssima estratégia online que tem como objetivo oferecer informações de qualidade para o usuário e prepará-lo para a compra. Esses materiais podem ser posts de blog com palavras-chave estratégicas para a empresa, páginas de site com conteúdo otimizado, textos de redes sociais, entre outros.

LEIA MAIS: Técnicas de SEO: 7 erros que você precisa evitar

Resumidamente, o SEO possui uma série de vantagens:

  • Oferece conteúdo atemporal;
  • Ajuda a construir a autoridade da empresa e de seus produtos e serviços;
  • É orgânico, ou seja, aparece no buscador de forma gratuita;
  • Educa o usuário e o prepara para a compra;
  • Permite estratégias onpage e offpage;
  • Pode ser aplicado em diferentes canais de comunicação.

LEIA TAMBÉM: A busca orgânica do Google pode fazer seu negócio decolar

 

Links patrocinados: destaque seus anúncios para vender mais!

o que são links patrocinados estratégia

Diferente do SEO, que exibe conteúdos de forma orgânica, os links patrocinados dependem de investimento para ocuparem os espaços de destaque da SERP do Google.

Além da criação de textos estratégicos com o uso de palavras-chave, os links patrocinados precisam ser formatados corretamente para que os anúncios apareçam no momento certo da busca e evitem o desperdício de dinheiro.

Existe, sim, a premissa de que quanto mais alto o valor investido, mais vezes o anúncio poderá será exibido e maiores serão as chances de conversão. Afinal de contas, para que o link ganhe espaço nos resultados são necessários lances atrativos e qualidade do conteúdo apresentado.

Entretanto, além de definir o orçamento, é essencial acertar na segmentação correta de público. Um erro nesta fase pode fazer o anúncio aparecer para pessoas sem interesse no produto ou serviço, fazendo com que o dinheiro deixe de ser gasto estrategicamente.

É importante ressaltar também que os links patrocinados precisam levar o usuário para uma página que permita a conversão de fato, como uma landing page para a página de compra do produto ou serviço. A falta de um planejamento no pós-clique também pode levar a menor relevância do anúncio e a métricas de conversão pouco satisfatórias.

Entre as vantagens dos links patrocinados estão:

  • Mais velocidade nas conversões;
  • Destaque nos resultados de busca;
  • Segmentação do público;
  • Gestão mais assertiva do orçamento.

CONTINUE LENDO:  Mídia paga: como usá-la para promover seu negócio na internet 

 

SEM desperta o uso conjunto de SEO e links patrocinados

O marketing digital permite que diferentes ações sejam utilizadas em conjunto para melhorar a performance da campanha e aumentar as chances de conversão.

Assim acontece com o SEM. Os conteúdos de SEO educam o usuário e o preparam para a compra, enquanto o anúncio oferece o caminho mais rápido para a conversão. Quando trabalhados estrategicamente juntos, conteúdos orgânicos e pagos podem aumentar a qualidade dos leads e trazer resultados diferenciados e insights para novas campanhas.

Inclusive, nós preparamos um artigo sobre este tema. Para ler, basta clicar aqui.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para aplicar as estratégias de SEM no seu negócio? Venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO