Inbound Marketing como tática de marketing digital para pequenas empresas
Se você não conta com grandes orçamentos de marketing, preste atenção nesta dica de marketing digital para pequenas empresas.
Inbound marketing é uma tática perfeita de marketing digital para pequenas empresas. Para quem não está familiarizado com o termo, o inbound marketing consiste em criar conteúdos cativantes para atrair possíveis clientes até a sua marca, em vez de pressioná-los com mensagens diretas de venda. Se você quiser saber mais sobre o tema, clique aqui.
Mas você deve estar se perguntando: como vou atrair meu público sem fazer uma propaganda direta? Acredito que já deve ter visto que muitas empresas estão escrevendo seus próprios blogs, fazendo seus próprios vídeos, dando dicas e instruções úteis em diversos formatos ao invés de simplesmente dizer “compre de mim”. O objetivo é fazer com que os consumidores deste conteúdo se convertam em visitantes do seu site, da sua loja, e que isso, posteriormente, se transforme em oportunidades de venda.
Essas são apenas algumas maneiras de fazer o inbound marketing. E isso se encaixa perfeitamente nas ações de marketing digital para pequenas empresas, porque não requer orçamentos altos. E o mais legal: se bem feitas, as marcas menores passam a obter o mesmo poder de marketing das que dispõem de boa quantia para investimento.
Desafios no inbound marketing
Cada vez mais empresas vêm adotando o inbound marketing dentro de planejamento de marketing. E isso também tem acontecido com as pequenas corporações. Uma pesquisa da Hubspot realizada no fim do ano passado com 1.243 entrevistados na América Latina mostra que o inbound é a estratégia de marketing dominante para empresas com menos de 200 funcionários.
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O que acontece é que, muitas vezes, os pequenos empresários temem o investimento por não saber exatamente como medir o retorno sobre ele (ROI). Este é realmente um grande desafio, mas é possível fazê-lo. Para isso, é necessário ter métricas bem estabelecidas e analisadas antes e depois das ações.
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Além disso, o sucesso do inbound marketing depende também da total integração com a equipe de vendas. Estabelecer as metas em conjunto e buscá-las com iniciativas “casadas” é essencial. Vou dar um exemplo. Vamos supor que o marketing faça uma campanha de inbound e atraia 50% mais potenciais clientes (leads) ao site ou loja. No entanto, no momento de fechar a venda, o time de vendedores não estava alinhado à estratégia, perdendo clientes em potencial e prejudicando o resultado de ROI.
Vale lembrar que o inbound funciona para qualquer tipo de empresa. Não importa quem seja o seu cliente, o inbound é a melhor tática para chegar a eles.
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