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Geomarketing: como este conceito ajuda seu negócio a vender mais?

por | 22 jul, 2021 | Campanhas Digitais

Existe um recurso que pode melhorar a segmentação dos anúncios e aumentar as chances de captação de leads e de conversões: o geomarketing.

Também chamado de marketing geográfico, esta metodologia usa dados de localização para ampliar o entendimento do comportamento de um público que mora ou circula em determinada região.

Ou seja, o geomarketing ajuda a equipe de marketing digital a criar campanhas mais assertivas por meio de uma melhor segmentação de público.

Além de influenciar no conteúdo e nos objetivos dos anúncios, o geomarketing pode ser usado para desenvolver diferentes tipos de campanhas de marketing digital, uma vez que oferece informações valiosas sobre o consumidor e permite ações mais criativas e certeiras.

 

Geomarketing, uma importante parceira do marketing digital

Antes de auxiliar no aumento de resultados das campanhas de marketing digital, o geomarketing já era uma ferramenta essencial para o mundo dos negócios na versão offline nos anos 1950.

Isso porque oferecia – e ainda oferece – um importante suporte para as empresas estudarem a expansão dos negócios, comportamentos de consumo, mix de produtos por filial e preços mais competitivos.

Geomarketing Marketing Digital

O número crescente de pessoas com acesso à internet e com smartphones na mão fez com que o geomarketing passasse a integrar as ferramentas de estratégias online. Junto com outras plataformas de dados, enriquece as informações que podem ser usadas para lapidar as ações em andamento e auxiliar no desenvolvimento de ações que aumentem o volume das vendas.

LEIA MAIS: 7 dicas para não errar a segmentação do público dos seus

 

O que o geomarketing pode fazer pela sua empresa?

Entenda como o geomarketig pode aumentar o número de clientes da sua empresa e melhorar a performance das suas vendas:

Aprofundamento dos comportamentos de consumo

Mais do que definir o público a ser atingido, é preciso saber onde ele vive e como compra. Uma análise aprofundada dos dados oferecidos pelo geomarketing vão ajudar na criação de personas mais completas e, consequentemente, de campanhas mais bem-sucedidas.

Mais eficiência dos dados analisados

O bom do marketing digital é a quantidade de ferramentas de automação, desde o planejamento até a mensuração. O geomarketing agrega dados para análise e definição de estratégias, tornando as ações mais certeiras. Uma vez que as campanhas digitais podem ser ajustadas com mais agilidade, o geomarketing traz insights importantes e constantes para aprimorar a performance dos resultados.

Geomarketing Estratégia

Aumento de ROI

Se a equipe de marketing faz a leitura correta dos dados de geomarketing e os coloca em prática do jeito certo, a tendência é aumentar a quantidade de leads, de conversões e do ROI.

LEIA TAMBÉM: Você sabe como calcular o ROI das suas ações em marketing

Criação de novas estratégias

A geolocalização pode criar boas ações com o uso do GPS. Que tal investir em estratégias de marketing de proximidade e enviar mensagens e cupons de desconto para o celular do público que está passando perto da loja? Essas mensagens com dia e hora certos podem surpreender positivamente o consumidor e fazê-lo se lembrar da sua marca.

Personalização de lojas físicas

Uma vez que o geomarketing auxilia no maior entendimento do comportamento de consumo, é possível melhorar o mix de produtos para atender às necessidades das pessoas que circulam em determinada região, criando uma conexão mais forte com o consumidor e evitando possíveis rupturas.

Personalização de sites

Sabe quando o usuário entra em um site e logo aparece uma janela pedindo permissão para saber a localização? Este é um bom exemplo de geomarketing e serve para tornar a experiência de compra mais alinhada com o comportamento de compra e gostos da pessoa.

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Como utilizar o geomarketing na sua empresa?

Diferentes ferramentas automatizadas conseguem seguir as pegadas que os usuários deixam pelo caminho enquanto navegam pela internet. As marcações de locais deixadas nas redes sociais, por exemplo, ajudam neste processo.

Ao reunir o geomarketing com Big Data e outros softwares de dados, é possível fazer análises bem profundas e criar campanhas muito mais segmentadas e que atendam prontamente aos anseios dos clientes por novas experiências de compra.

Quer uma ajuda para segmentar suas ações e aumentar o seu ROI? Venha fazer uma consultoria com a gente! Faremos uma consultoria de marketing digital, identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre algumas métricas dos anúncios do Facebook. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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