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Crie um fluxo de automação correto e venda mais!

por | 18 nov, 2021 | Campanhas Digitais

Um planejamento de marketing digital feito a partir de um fluxo de automação fará com que sua empresa organize melhor a entrada de clientes e entenda o caminho que eles percorrem até efetuar uma compra.

Aqui no blog nós já falamos sobre automação de marketing, mas, neste caso, não estamos chamando a atenção apenas para o uso de ferramentas que facilitem a execução de algumas tarefas no dia a dia.

Um fluxo de automação dentro de uma estratégia de marketing coloca o cliente em uma espécie de tabuleiro, de forma que ele ande determinadas casas, cumpra etapas e chegue ao final do processo satisfeito com a conversão que fez.

 

Qual a importância do fluxo de automação?

Uma estratégia de marketing digital que gere vendas só acontece quando a empresa conhece muito bem o comportamento do público que deseja atingir.

Portanto, um bom fluxo de automação é fruto de muito estudo e pesquisa.

Antes de começar a esboçar um organograma, é necessário entender:

  • Como o cliente chega até a sua empresa;
  • Como entende que tem a necessidade de obter o que a sua empresa oferece;
  • Como busca informação para confirmar esta necessidade;
  • Como efetua a compra;
  • Como deseja ser tratado no pós-venda.

Estas informações precisam ser respondidas com profundidade antes de dar início a um fluxo de automação. Um erro neste processo de captura de respostas pode tornar o organograma ineficaz e espantar o cliente, em vez de retê-lo.

 

Fluxo de automação se restringe ao e-mail?

Não!

O envio de e-mail marketing é parte de um plano, já que ele depende de outras estratégias de marketing digital para atrair o cliente e leva-lo à conversão.

É sempre bom lembrar que uma estratégia de marketing não trabalha sozinha. O cruzamento de várias ações é que vai fazer com o que uma pessoa se sinta atraída por determinado produto ou serviço e queira obtê-lo.

LEIA MAIS: Tráfego pago e tráfego orgânico, como eles podem trabalhar em parceria?

O fluxo de automação é usado para atingir os usuários que chegam até a sua empresa em momentos diferentes. Afinal de contas, nem toda pessoa começa o processo de conversão pelo início.

Como assim?

Vamos explicar: da mesma maneira que a sua empresa vai precisar criar a necessidade de um produto na vida de uma pessoa, também pode atrair pessoas que já sabem o que querem e estão apenas em busca de alguém que atenda seu desejo. Por isso, esses dois perfis não podem fazer o mesmo caminho até a conversão, entendeu?

Um fluxo de automação é o caminho que cada cliente percorre até chegar à compra ou recompra. E cada um tem uma trilha a seguir até a conversão.

 

O que oferecer ao longo do fluxo de informação?

Muitas são as estratégias que podem ser usadas para montar e nutrir um fluxo de automação. Veja alguns exemplos:

  • E-mail marketing direcionado para cada nível de interesse
  • Posts de blog educativos
  • Material rico de apoio (ebooks, videoaulas, tutoriais)
  • Lives e webinars
  • Landing pages com formulários de contato
  • Posts de redes sociais informativos
  • Ads (google ads e social ads)
  • Pós-venda com oferta de novos conteúdos e produtos

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O segredo está em cruzar estas estratégias à medida que o cliente vai se interessando pela sua empresa e pelo produto ou serviço oferecido. Uma boa pesquisa, a segmentação de público correta e o conteúdo adequado farão sua empresa aparecer para as pessoas certas e, assim, vender mais e com fluidez.

Parece difícil, mas você pode contar com uma ajuda para montar este fluxo de automação e melhorar seus resultados de venda. Venha fazer consultoria de marketing digital com a gente!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre fluxo de automação. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!

 

 

 

 

 

 


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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